Publicado Apr 18, 2023



PLUMX
Almetrics
 
Dimensions
 

Google Scholar
 
Search GoogleScholar


Oscar Alfredo Díaz Becerra

Elsa Esther Choy Zevallos

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Resumo

A pesquisa contábil no Peru está em estágios iniciais com uma produção limitada, especialmente em revistas científicas locais. No entanto, essa situação melhorou nos últimos anos com as estratégias implementadas. Este artigo tem como objetivo determinar o estado atual da pesquisa contábil desenvolvida em universidades e associações de contadores públicos departamentais através da entidade de pesquisa da Junta de Decanos de Associações de Contadores Públicos do Peru (JDCCPP). A literatura pública e privada foi revisada usando um método analítico com uma perspectiva descritiva e técnica de revisão documental. Os resultados mostram baixa produção em pesquisa contábil na academia e falta de desenvolvimento de competências no processo educacional do contador, como observação, reflexão, análise e previsão. No caso do sindicato profissional contábil, também há baixa produção intelectual, criando oportunidades de trabalho para outras disciplinas ou novas disciplinas emergentes nesta era de transformação digital. Portanto, conclui-se que a pesquisa contábil será a base para apoiar as novas competências profissionais que os contadores precisam para resolver os problemas complexos apresentados na prática profissional.

Keywords

accounting research, sustainable universities, public accountant, professional practice, pedagogical practiceinvestigación contable, universidades sostenibles, contador público, ejercicio profesional, práctica pedagógicapesquisa contábil, universidades sustentáveis, contador público, prática profissional, prática pedagógica

References
Arechavala, R. (2011). Las universidades y el desarrollo de la investigación científica y tecnológica en México: Una agenda de investigación. Revista de la educación superior, 40(158), pp. 41-57. https://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S018527602011000200003

Altopiedi, M., Hernández-de-la-Torre, E. y López-Yáñez, J. (2015). Características relevantes de grupos de investigación destacados en Andalucía. Revista iberoamericana de educación superior, 6(16), pp. 126-142. http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2007-28722015000200007&lng=es&tlng=es.

Alvarado, V. y Manjarrez, M. (2010). Problemas y retos de la investigación educativa en el siglo XXI. El caso de la RIEMS y la conformación Antropoética. Revista e-Curriculum, 5(2), pp. 1-16. https://www.redalyc.org/pdf/766/76619169010.pdf

Bernasconi, A. (2014). Autonomía universitaria en el siglo XXI: Nuevas formas de legitimidad ante las transformaciones del estado y la sociedad. Páginas de Educación, 7(2), pp. 33-60. https://doi.org/10.22235/pe.v7i2.505

Centro Nacional de Investigación de las Ciencias Contables (Cenic). (2021). Libro Blanco de las líneas de investigación contable en el Perú. Propuesta de políticas y líneas de investigación de la profesión contable en el Perú para el periodo 2021-2024. Centro Nacional de Investigación de las Ciencias Contables (Cenic). https://jdccpp.org.pe/detalle-publicacion.php?id=211

Clemenza, C., Ferrer, J. y Araujo, R. (2004). La Investigación universitaria como vía de fortalecimiento de la relación Universidad-Sector Productivo. Caso: La Universidad del Zulia. Multiciencias, 4(2). https://www.redalyc.org/pdf/904/90440205.pdf

Colina, L. (2007). La investigación en la educación superior y su aplicabilidad social. Laurus, 13(25), pp-330-353. https://www.redalyc.org/pdf/761/76111479016.pdf

Consejo Directivo del Consejo Nacional de Ciencia, Tecnología e Innovación Tecnológica (Concytec) (16 de noviembre de 2018). Resolución de Presidencia N.° 215, 2018, Concytec-P., https://cdn.www.gob.pe/uploads/document/file/829590/-233824830689768074320200610-15256-1e1ik36.pdf?v=1591801297

Consejo Directivo del Consejo Nacional de Ciencia, Tecnología e Innovación Tecnológica (Concytec) (1 de setiembre 2021). Resolución de Presidencia N.º 090-2021-Concytec-P del 1 de setiembre de 2021. https://cdn.www.gob.pe/uploads/document/file/2149013/RP-090-2021-CONCYTEC-P-GOB.pdf.pdf?v=1630559841

Congreso de la República del Perú (9 de julio de 2014). Ley Universitaria (N° 30220). https://leyes.congreso.gob.pe/Documentos/Leyes/Textos/30220.pdf

Congreso de la República del Perú (16 de enero de 2007). Ley de actualización de la Ley N° 13253 de profesionalización del Contador Público y de creación de los Colegios de Contadores Públicos. (N.° 28951).

Cuenca, R. (ed.). (2015). La educación universitaria en el Perú: democracia, expansión y desigualdades. Instituto de estudios peruanos (IEP). https://repositorio.iep.org.pe/bitstream/handle/IEP/603/estudiossobredesigualdad10.pdf?sequence=2&isAllowed=y

Díaz, J. y Kuramoto, J. (2011). Políticas de ciencia, tecnología e innovación. Grupo de Análisis para el Desarrollo y Consorcio de Investigación Económica y Social. http://elecciones2011.cies.org.pe/sites/elecciones2011.cies.org.pe/files/documentos_completos/C%26TDocumento_0.pdf

Díaz, O. y Ripoll, V. (2017). Reflexiones acerca de la investigación en las universidades: el caso de las ciencias contables en Perú. Pensar Contábil, 19(70), pp. 60-69.

Díez, L. (2013). Los sistemas de investigación en los países europeos descentralizados: estudio comparado de España, Alemania, Austria y Bélgica, y de Cataluña, Baviera, Estiria y las regiones belgas. – (Colección Recerca; 3). Generalitat de Catalunya. Institut d’Estudis Autonòmics. http://idpbarcelona.net/docs/recerca/ciencia/bibliografia/diez_bueso_2013_2.pdf

Gerding, V. (2020). Importancia de las revistas de investigación propias para una universidad. Bosque (Valdivia), 41(1), pp. 7-10. https://dx.doi.org/10.4067/S0717-92002020000100007

Moncada, J. (2008). La universidad: un acercamiento histórico-filosófico. Ideas y Valores, 57(137), pp. 131-148. http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0120-00622008000200008

Revista Contabilidad y Negocios (2021). Indizaciones. https://revistas.pucp.edu.pe/index.php/contabilidadyNegocios/indizaciones

Silva, J. y Dávila R. (2006). Interdisciplinariedad y procesos participativos en investigación y en educación. Pontificia Universidad Javeriana.

Vílchez, P., Mejía, E. y Pontet, N. (2019). Fundamentos y Reflexiones de la Teoría Contable. AIC. Editora Gráfica Bernilla (Edigraber).
Como Citar
Díaz Becerra, O. A., & Choy Zevallos, E. E. (2023). Estado da pesquisa contábil no Peru: uma revisão da academia e do sindicato profissional . Cuadernos De Contabilidad, 24, 1–17. https://doi.org/10.11144/Javeriana.cc24.eicp
Seção
Artículos