Estado da pesquisa contábil no Peru: uma revisão da academia e do sindicato profissional
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
A pesquisa contábil no Peru está em estágios iniciais com uma produção limitada, especialmente em revistas científicas locais. No entanto, essa situação melhorou nos últimos anos com as estratégias implementadas. Este artigo tem como objetivo determinar o estado atual da pesquisa contábil desenvolvida em universidades e associações de contadores públicos departamentais através da entidade de pesquisa da Junta de Decanos de Associações de Contadores Públicos do Peru (JDCCPP). A literatura pública e privada foi revisada usando um método analítico com uma perspectiva descritiva e técnica de revisão documental. Os resultados mostram baixa produção em pesquisa contábil na academia e falta de desenvolvimento de competências no processo educacional do contador, como observação, reflexão, análise e previsão. No caso do sindicato profissional contábil, também há baixa produção intelectual, criando oportunidades de trabalho para outras disciplinas ou novas disciplinas emergentes nesta era de transformação digital. Portanto, conclui-se que a pesquisa contábil será a base para apoiar as novas competências profissionais que os contadores precisam para resolver os problemas complexos apresentados na prática profissional.
accounting research, sustainable universities, public accountant, professional practice, pedagogical practiceinvestigación contable, universidades sostenibles, contador público, ejercicio profesional, práctica pedagógicapesquisa contábil, universidades sustentáveis, contador público, prática profissional, prática pedagógica
Altopiedi, M., Hernández-de-la-Torre, E. y López-Yáñez, J. (2015). Características relevantes de grupos de investigación destacados en Andalucía. Revista iberoamericana de educación superior, 6(16), pp. 126-142. http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2007-28722015000200007&lng=es&tlng=es.
Alvarado, V. y Manjarrez, M. (2010). Problemas y retos de la investigación educativa en el siglo XXI. El caso de la RIEMS y la conformación Antropoética. Revista e-Curriculum, 5(2), pp. 1-16. https://www.redalyc.org/pdf/766/76619169010.pdf
Bernasconi, A. (2014). Autonomía universitaria en el siglo XXI: Nuevas formas de legitimidad ante las transformaciones del estado y la sociedad. Páginas de Educación, 7(2), pp. 33-60. https://doi.org/10.22235/pe.v7i2.505
Centro Nacional de Investigación de las Ciencias Contables (Cenic). (2021). Libro Blanco de las líneas de investigación contable en el Perú. Propuesta de políticas y líneas de investigación de la profesión contable en el Perú para el periodo 2021-2024. Centro Nacional de Investigación de las Ciencias Contables (Cenic). https://jdccpp.org.pe/detalle-publicacion.php?id=211
Clemenza, C., Ferrer, J. y Araujo, R. (2004). La Investigación universitaria como vía de fortalecimiento de la relación Universidad-Sector Productivo. Caso: La Universidad del Zulia. Multiciencias, 4(2). https://www.redalyc.org/pdf/904/90440205.pdf
Colina, L. (2007). La investigación en la educación superior y su aplicabilidad social. Laurus, 13(25), pp-330-353. https://www.redalyc.org/pdf/761/76111479016.pdf
Consejo Directivo del Consejo Nacional de Ciencia, Tecnología e Innovación Tecnológica (Concytec) (16 de noviembre de 2018). Resolución de Presidencia N.° 215, 2018, Concytec-P., https://cdn.www.gob.pe/uploads/document/file/829590/-233824830689768074320200610-15256-1e1ik36.pdf?v=1591801297
Consejo Directivo del Consejo Nacional de Ciencia, Tecnología e Innovación Tecnológica (Concytec) (1 de setiembre 2021). Resolución de Presidencia N.º 090-2021-Concytec-P del 1 de setiembre de 2021. https://cdn.www.gob.pe/uploads/document/file/2149013/RP-090-2021-CONCYTEC-P-GOB.pdf.pdf?v=1630559841
Congreso de la República del Perú (9 de julio de 2014). Ley Universitaria (N° 30220). https://leyes.congreso.gob.pe/Documentos/Leyes/Textos/30220.pdf
Congreso de la República del Perú (16 de enero de 2007). Ley de actualización de la Ley N° 13253 de profesionalización del Contador Público y de creación de los Colegios de Contadores Públicos. (N.° 28951).
Cuenca, R. (ed.). (2015). La educación universitaria en el Perú: democracia, expansión y desigualdades. Instituto de estudios peruanos (IEP). https://repositorio.iep.org.pe/bitstream/handle/IEP/603/estudiossobredesigualdad10.pdf?sequence=2&isAllowed=y
Díaz, J. y Kuramoto, J. (2011). Políticas de ciencia, tecnología e innovación. Grupo de Análisis para el Desarrollo y Consorcio de Investigación Económica y Social. http://elecciones2011.cies.org.pe/sites/elecciones2011.cies.org.pe/files/documentos_completos/C%26TDocumento_0.pdf
Díaz, O. y Ripoll, V. (2017). Reflexiones acerca de la investigación en las universidades: el caso de las ciencias contables en Perú. Pensar Contábil, 19(70), pp. 60-69.
Díez, L. (2013). Los sistemas de investigación en los países europeos descentralizados: estudio comparado de España, Alemania, Austria y Bélgica, y de Cataluña, Baviera, Estiria y las regiones belgas. – (Colección Recerca; 3). Generalitat de Catalunya. Institut d’Estudis Autonòmics. http://idpbarcelona.net/docs/recerca/ciencia/bibliografia/diez_bueso_2013_2.pdf
Gerding, V. (2020). Importancia de las revistas de investigación propias para una universidad. Bosque (Valdivia), 41(1), pp. 7-10. https://dx.doi.org/10.4067/S0717-92002020000100007
Moncada, J. (2008). La universidad: un acercamiento histórico-filosófico. Ideas y Valores, 57(137), pp. 131-148. http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0120-00622008000200008
Revista Contabilidad y Negocios (2021). Indizaciones. https://revistas.pucp.edu.pe/index.php/contabilidadyNegocios/indizaciones
Silva, J. y Dávila R. (2006). Interdisciplinariedad y procesos participativos en investigación y en educación. Pontificia Universidad Javeriana.
Vílchez, P., Mejía, E. y Pontet, N. (2019). Fundamentos y Reflexiones de la Teoría Contable. AIC. Editora Gráfica Bernilla (Edigraber).
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.