Resumo
Este artigo analisa a relação entre as caraterísticas do direcionamento estratégico (DE) e a rentabilidade financeira (ROE) das empresas do setor turístico. Estuda a correlação existente entre ambas as variáveis nas empresas objeto e tem um alcance correlacional e longitudinal. A amostra esteve conformada por 290 empresas do setor turístico da Colômbia. Através da análise de regressão múltipla com variáveis exógenas qualitativas e o método Spearman, os resultados mostram que dentro dos atributos do DE existem correlações positivas, negativas e neutras que explicam a rentabilidade operativa especial, ROE, até em um 8.2%. Dentre os atributos estudados, o controle-autorregulação e a designaçãode recursos tecnológicos são mostrados como os de maior incidência percentual entre as duas variáveis para este setor. O estudo mostra, também, a necessidade de desenvolver ainda mais as capacidades administrativas das empresas de turismo, devido a que os resultados mostram que 100% das empresas possui, pelo menos, um atributo de DE. Contudo, a totalidade delas carece e um sistema DE integral, pelo qual suas metas financeiras estão incididas talvez pelo bom momento do setor, mais do que por suas qualidades estratégicas.
Asociación Colombiana de Agencias de Viajes y Turismo (Anato) (S.F). Compendio de estadísticas turísticas de anato. https://anato.org/compendio-estadistico/
Bañuls, A. (2017). El capital humano como factor estratégico para la competitividad del sector turístico. Cuadernos de Turismo, 19. https://revistas.um.es/turismo/article/view/13831
Berisha, A., Kutllovci, E. y Shiroka, J. (2017). Strategic Management Tools and Techniques: A Comparative Analysis of Empirical Studies. Croatian Economic Survey, 19 (1), pp. 67-99. DOI:10.15179/ces.19.1.3
Benasayag, E., Gámez, M. y Serrano, J. (2019). Un análisis de la eficiencia de municipios turísticos españoles. Cuadernos de Turismo, (43), pp. 147-168.
Brida, J., Monterubbianesi, P. y Zapata, S. (2011). Impactos del turismo sobre el crecimiento económico y el desarrollo. El caso de los principales destinos turísticos de Colombia. Turismo y Patrimonio Cultural. 9. Pp. 191-198.
Chiavenato, I. y Sapiro, A. (2016). Planejamento Estratégico: da Intenção aos Resultados (3a Edição).
Chiavenato, I. y Sapiro, A. (2017). Planeación estratégica. McGraw-Hill Interamericana.
Consejo Mundial de Turismo (2017). Rentabilidad al mercado. https://efinf.com/clipviewer/files/ef9a0b590f27d1af6c1dac170f3a8673.pdf
Cortéz, J. (2016). Indicadores financieros y económicos. Mercados y Negocios. 43 (28), pp. 227-238. https://orcid.org/0000-0002-4388-0138
Departamento Administrativo Nacional de Estadística (DANE). (2018). DANE INFORMACIÓN ESTRATÉGICA.
Fairfield, P., Whisenant, S. y Yohn, T. (2009). La persistencia diferencial de las acumulaciones y los flujos de efectivo para los ingresos operativos futuros frente a la rentabilidad futura. Revisión de Estudios de Contabilidad, 3.
Farfán, M. (2016). Diseño de un Sistema contable de direccionamiento estratégico aplicable a las pequeñas y medianas empresas latinoamericanas. (Tesis doctoral). Universidad de Buenos Aires. Facultad de Ciencias Económicas.
Fernández, A. (2010). Dirección y planificación estratégica en las empresas y organizaciones. Ediciones Díaz de Santos.
Hribar, P. y Collins, D. (2002). Errors in estimating accruals: Implications for empirical research. Journal of Accounting research, 40(1), pp. 105-134. https://www.jstor.org/stable/3542432
Jucan, C. y. Jucan, M. (2013). Travel and tourism as a diver of economic recovery. Procedia Economics and Finance, 6, pp. 81-88. https://dj.univ-danubius.ro/index.php/JAM/article/view/622
Keyes, J. (2016). Implementing the IT balanced scorecard: Aligning IT with corporate strategy. CRC Press.
Mazaro, R. (2008). Modelos de Competitividad para Destinos Turísticos en el Marco de la Sostenibilidad. Revista de Administração Contemporânea, 12(3), pp. 14-16. https://www.scielo.br/j/rac/a/QP7YxJrNqkcLLMfZ3h8m68H/?format=pdf&lang=es
Ministerio de Comercio, Industria y Turismo (MINCIT) (2018). Reportes Económicos del MICT.
Ministerio de Comercio, Industria y Turismo (MINCIT) (2018). Plan Sectorial de Turismo (2018-2022): “Turismo: El propósito que nos une”. https://www.mincit.gov.co/CMSPages/GetFile.aspx?guid=2ca4ebd7-1acd-44f9-9978-4c826bab5013
Ministerio de Comercio, Industria y Turismo (MINCIT) (2022). Los servicios turísticos aportarían. https://www.mincit.gov.co/prensa/noticias/turismo/servicios-turisticosaportarian-45-billones-al-pib
Niño, N., Segrelles, J., Niño Castillo, I. y Niño, J. (2015). Multifuncionalidad y turismo en el Parque Natural “El Hondo” de la comunidad valenciana, El Periplo Sustentable. 29. Pp. 34-56.
Kaplan, R. y Norton, D. (2004). Kaplan y Norton na prática. ELSEVIER Professional Publishing.
Orozco, A. (10 de octubre de 2016). Rentabilidad sobre el patrimonio neto. Muchos Ingresos Pasivos. http://www.muchosingresospasivos.com/rentabilidad-patrimonio-neto
Ortiz-Gómez, C. (2010). Los dividendos y la relación con la teoría de la agencia. :http://www.analistoads.com/2015/08/los-dividendos-y-la-teoria-de-la-agencia.html
Ouchi, W. (1995). La relación entre estructura organizativa y control organizativo. Ciencias administrativas trimestrales, 113.
Palepu, V., Helgeson, M., Molyneaux-Francis, M. y Nagaraja, S. (2019). The effects of bone microstructure on subsidence risk for ALIF, LLIF, PLIF, and TLIF spine cages. Journal of biomechanical engineering, 141(3), DOI: 10.1115/1.4042181
Perkins, M., Grey, A. y Remmers, H. (2014). What do we really mean by “Balanced Scorecard”? International Journal of Productivity and Performance Management, 63(2), pp. 148-169. DOI:10.1108/17410401111167780
Prada, J. y Armijos, D. (2016). Ciudades patrimoniales, turismo cultural y perfiles de los visitantes. Cuenca, Ecuador: Facultad de Ciencias Hospitalarias.
Rabadán-Martín, I., Aguado-Correa, F. y Padilla-Garrido, N. (2021). ¿Son los establecimientos hoteleros y de restauración fieles a las certificaciones de los sistemas de gestión de calidad? Investigaciones Turísticas, 22, pp. 277-303. DOI. https://doi.org/10.14198/INTURI2021.22.1
Ramírez, O. y Hussein, R. (2015). Análisis y diseño de un sistema basado en balanced scorecard para la gestión estratégica del Gobierno Regional. Journal of Finance and Accounting, 31(112), pp. 395-429. http://revistacientifica.fce.unam.edu.ar/index.php?option=com_content&view=article&id=251&Itemid=61
Richardson, S., Sloan, R., Soliman, M. y Tuna, I. (2005). Accrual reliability, earnings persistence, and stock prices. Journal of accounting and economics, 39 (3). https://ssrn.com/abstract=521062
Rivera, G. e Israel, S. (2013). Modelo de gestión para las empresas familiares con perspectivas de crecimiento y sostenibilidad. Revista Perspectivas, (31), pp. 87-132. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=425941261003
Romero, A. y Terán, M. (2017). Gestión e innovación del turismo en el caribe colombiano. Turismo y Sociedad, 21, pp. 87-106. DOI:https://doi.org/10.18601/01207555.n21.05.
Salcedo, A. (2013). Recuperación del Turismo en Colombia. Tesis de pregrado. Universidad Nueva Granada.https://repository.unimilitar.edu.co/bitstream/handle/10654/10873/Ensayo%20de%20Grado%20Definitivo.%20pdf?sequence=1
Scherger, V. (2015). Diagnóstico económico financiero de empresas: un enfoque desde la teoría de diagnóstico fuzzy y del balanced scorecard. (Tesis doctoral) Universitat Rovira i Virgili.
Soliman, M. (2008). El uso del análisis DuPont por parte de los participantes del mercado. The Accounting Review, 83, pp. 853. http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.1101981
Sumiati, S., Rofiq, A., Risanto, Y. y Yulianti, I. (2017). Encouraging Competitive Advantage of Creative Industry Using Cluster Analysis. Asia-Pacific Management and Business Application, 6(2), pp. 98-105. DOI: https://doi.org/10.21776/ub.apmba.2017.006.02.4
Trigo, L. y Arendit, E. (2007). La inestabilidad del Mercado turístico: desde la perspectiva de una agencia de viajes brasileña. Estudios y perspectivas en turismo, 16(3), pp. 323-340. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=180713893004
Vásquez, C., Henao, S. y Martínez, L. (2014). Redireccionamiento estratégico para la empresa unidades móviles de salud movisalud CIA LTDA (2014-2018). (Tesis de pregrado). Universidad de La Sabana. https://intellectum.unisabana.edu.co/handle/10818/11929?locale-attribute=es
World Travel & Tourism Council (2018). Global guidelines for safe & seamless traveler journey. https://wttc.org/Portals/0/Documents/Reports/2021/SSTJ-Biometrics%20and%20Digital%20Identity%20Global%20Guidelines.pdf?ver=2021-02-27-120737-970
World Economic Forum (2019) The Travel and Tourism Competitiveness Report 2019. https://report.weforum.org/TTCR/edition-19/files/2019/09/ABOUT.pdf
Xie, H. (2001). The mispricing of abnormal accruals. The accounting review, 76(3), pp. 357-373.
Zorzona, C. y Mir, V. (2015). La empresa turística valenciana: diagnóstico estratégico y posicionamiento competitivo. Papers de Turisme, (12), pp. 11-25.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.