Publicado Mar 22, 2024



PLUMX
Almetrics
 
Dimensions
 

Google Scholar
 
Search GoogleScholar


Jazmin Chaverra Marquez

Miguel Arce Gisbert

Candy Chamorro Gonzalez

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Resumo

Este artigo analisa a relação entre as caraterísticas do direcionamento estratégico (DE) e a rentabilidade financeira (ROE) das empresas do setor turístico. Estuda a correlação existente entre ambas as variáveis nas empresas objeto e tem um alcance correlacional e longitudinal. A amostra esteve conformada por 290 empresas do setor turístico da Colômbia. Através da análise de regressão múltipla com variáveis exógenas qualitativas e o método Spearman, os resultados mostram que dentro dos atributos do DE existem correlações positivas, negativas e neutras que explicam a rentabilidade operativa especial, ROE, até em um 8.2%. Dentre os atributos estudados, o controle-autorregulação e a designaçãode recursos tecnológicos são mostrados como os de maior incidência percentual entre as duas variáveis para este setor. O estudo mostra, também, a necessidade de desenvolver ainda mais as capacidades administrativas das empresas de turismo, devido a que os resultados mostram que 100% das empresas possui, pelo menos, um atributo de DE. Contudo, a totalidade delas carece e um sistema DE integral, pelo qual suas metas financeiras estão incididas talvez pelo bom momento do setor, mais do que por suas qualidades estratégicas.

Keywords

direccionamiento estratégico, rentabilidad financiera, ROE, turismo, gestión administrativastrategic direction, financial profitability, ROE, tourism, administrative managementdirecionamento estratégico, rentabilidade financeira, ROE, turismo, gestão administrativa

References
Asociación Colombiana de Agencias de Viajes y Turismo (Anato) (S.F). Compendio de estadísticas turísticas de anato. https://anato.org/compendio-estadistico/

Bañuls, A. (2017). El capital humano como factor estratégico para la competitividad del sector turístico. Cuadernos de Turismo, 19. https://revistas.um.es/turismo/article/view/13831

Berisha, A., Kutllovci, E. y Shiroka, J. (2017). Strategic Management Tools and Techniques: A Comparative Analysis of Empirical Studies. Croatian Economic Survey, 19 (1), pp. 67-99. DOI:10.15179/ces.19.1.3

Benasayag, E., Gámez, M. y Serrano, J. (2019). Un análisis de la eficiencia de municipios turísticos españoles. Cuadernos de Turismo, (43), pp. 147-168.

Brida, J., Monterubbianesi, P. y Zapata, S. (2011). Impactos del turismo sobre el crecimiento económico y el desarrollo. El caso de los principales destinos turísticos de Colombia. Turismo y Patrimonio Cultural. 9. Pp. 191-198.

Chiavenato, I. y Sapiro, A. (2016). Planejamento Estratégico: da Intenção aos Resultados (3a Edição).

Chiavenato, I. y Sapiro, A. (2017). Planeación estratégica. McGraw-Hill Interamericana.

Consejo Mundial de Turismo (2017). Rentabilidad al mercado. https://efinf.com/clipviewer/files/ef9a0b590f27d1af6c1dac170f3a8673.pdf

Cortéz, J. (2016). Indicadores financieros y económicos. Mercados y Negocios. 43 (28), pp. 227-238. https://orcid.org/0000-0002-4388-0138

Departamento Administrativo Nacional de Estadística (DANE). (2018). DANE INFORMACIÓN ESTRATÉGICA.

Fairfield, P., Whisenant, S. y Yohn, T. (2009). La persistencia diferencial de las acumulaciones y los flujos de efectivo para los ingresos operativos futuros frente a la rentabilidad futura. Revisión de Estudios de Contabilidad, 3.

Farfán, M. (2016). Diseño de un Sistema contable de direccionamiento estratégico aplicable a las pequeñas y medianas empresas latinoamericanas. (Tesis doctoral). Universidad de Buenos Aires. Facultad de Ciencias Económicas.

Fernández, A. (2010). Dirección y planificación estratégica en las empresas y organizaciones. Ediciones Díaz de Santos.

Hribar, P. y Collins, D. (2002). Errors in estimating accruals: Implications for empirical research. Journal of Accounting research, 40(1), pp. 105-134. https://www.jstor.org/stable/3542432

Jucan, C. y. Jucan, M. (2013). Travel and tourism as a diver of economic recovery. Procedia Economics and Finance, 6, pp. 81-88. https://dj.univ-danubius.ro/index.php/JAM/article/view/622

Keyes, J. (2016). Implementing the IT balanced scorecard: Aligning IT with corporate strategy. CRC Press.

Mazaro, R. (2008). Modelos de Competitividad para Destinos Turísticos en el Marco de la Sostenibilidad. Revista de Administração Contemporânea, 12(3), pp. 14-16. https://www.scielo.br/j/rac/a/QP7YxJrNqkcLLMfZ3h8m68H/?format=pdf&lang=es

Ministerio de Comercio, Industria y Turismo (MINCIT) (2018). Reportes Económicos del MICT.

Ministerio de Comercio, Industria y Turismo (MINCIT) (2018). Plan Sectorial de Turismo (2018-2022): “Turismo: El propósito que nos une”. https://www.mincit.gov.co/CMSPages/GetFile.aspx?guid=2ca4ebd7-1acd-44f9-9978-4c826bab5013

Ministerio de Comercio, Industria y Turismo (MINCIT) (2022). Los servicios turísticos aportarían. https://www.mincit.gov.co/prensa/noticias/turismo/servicios-turisticosaportarian-45-billones-al-pib

Niño, N., Segrelles, J., Niño Castillo, I. y Niño, J. (2015). Multifuncionalidad y turismo en el Parque Natural “El Hondo” de la comunidad valenciana, El Periplo Sustentable. 29. Pp. 34-56.

Kaplan, R. y Norton, D. (2004). Kaplan y Norton na prática. ELSEVIER Professional Publishing.

Orozco, A. (10 de octubre de 2016). Rentabilidad sobre el patrimonio neto. Muchos Ingresos Pasivos. http://www.muchosingresospasivos.com/rentabilidad-patrimonio-neto

Ortiz-Gómez, C. (2010). Los dividendos y la relación con la teoría de la agencia. :http://www.analistoads.com/2015/08/los-dividendos-y-la-teoria-de-la-agencia.html

Ouchi, W. (1995). La relación entre estructura organizativa y control organizativo. Ciencias administrativas trimestrales, 113.

Palepu, V., Helgeson, M., Molyneaux-Francis, M. y Nagaraja, S. (2019). The effects of bone microstructure on subsidence risk for ALIF, LLIF, PLIF, and TLIF spine cages. Journal of biomechanical engineering, 141(3), DOI: 10.1115/1.4042181

Perkins, M., Grey, A. y Remmers, H. (2014). What do we really mean by “Balanced Scorecard”? International Journal of Productivity and Performance Management, 63(2), pp. 148-169. DOI:10.1108/17410401111167780

Prada, J. y Armijos, D. (2016). Ciudades patrimoniales, turismo cultural y perfiles de los visitantes. Cuenca, Ecuador: Facultad de Ciencias Hospitalarias.

Rabadán-Martín, I., Aguado-Correa, F. y Padilla-Garrido, N. (2021). ¿Son los establecimientos hoteleros y de restauración fieles a las certificaciones de los sistemas de gestión de calidad? Investigaciones Turísticas, 22, pp. 277-303. DOI. https://doi.org/10.14198/INTURI2021.22.1

Ramírez, O. y Hussein, R. (2015). Análisis y diseño de un sistema basado en balanced scorecard para la gestión estratégica del Gobierno Regional. Journal of Finance and Accounting, 31(112), pp. 395-429. http://revistacientifica.fce.unam.edu.ar/index.php?option=com_content&view=article&id=251&Itemid=61

Richardson, S., Sloan, R., Soliman, M. y Tuna, I. (2005). Accrual reliability, earnings persistence, and stock prices. Journal of accounting and economics, 39 (3). https://ssrn.com/abstract=521062

Rivera, G. e Israel, S. (2013). Modelo de gestión para las empresas familiares con perspectivas de crecimiento y sostenibilidad. Revista Perspectivas, (31), pp. 87-132. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=425941261003

Romero, A. y Terán, M. (2017). Gestión e innovación del turismo en el caribe colombiano. Turismo y Sociedad, 21, pp. 87-106. DOI:https://doi.org/10.18601/01207555.n21.05.

Salcedo, A. (2013). Recuperación del Turismo en Colombia. Tesis de pregrado. Universidad Nueva Granada.https://repository.unimilitar.edu.co/bitstream/handle/10654/10873/Ensayo%20de%20Grado%20Definitivo.%20pdf?sequence=1

Scherger, V. (2015). Diagnóstico económico financiero de empresas: un enfoque desde la teoría de diagnóstico fuzzy y del balanced scorecard. (Tesis doctoral) Universitat Rovira i Virgili.

Soliman, M. (2008). El uso del análisis DuPont por parte de los participantes del mercado. The Accounting Review, 83, pp. 853. http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.1101981

Sumiati, S., Rofiq, A., Risanto, Y. y Yulianti, I. (2017). Encouraging Competitive Advantage of Creative Industry Using Cluster Analysis. Asia-Pacific Management and Business Application, 6(2), pp. 98-105. DOI: https://doi.org/10.21776/ub.apmba.2017.006.02.4

Trigo, L. y Arendit, E. (2007). La inestabilidad del Mercado turístico: desde la perspectiva de una agencia de viajes brasileña. Estudios y perspectivas en turismo, 16(3), pp. 323-340. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=180713893004

Vásquez, C., Henao, S. y Martínez, L. (2014). Redireccionamiento estratégico para la empresa unidades móviles de salud movisalud CIA LTDA (2014-2018). (Tesis de pregrado). Universidad de La Sabana. https://intellectum.unisabana.edu.co/handle/10818/11929?locale-attribute=es

World Travel & Tourism Council (2018). Global guidelines for safe & seamless traveler journey. https://wttc.org/Portals/0/Documents/Reports/2021/SSTJ-Biometrics%20and%20Digital%20Identity%20Global%20Guidelines.pdf?ver=2021-02-27-120737-970

World Economic Forum (2019) The Travel and Tourism Competitiveness Report 2019. https://report.weforum.org/TTCR/edition-19/files/2019/09/ABOUT.pdf

Xie, H. (2001). The mispricing of abnormal accruals. The accounting review, 76(3), pp. 357-373.

Zorzona, C. y Mir, V. (2015). La empresa turística valenciana: diagnóstico estratégico y posicionamiento competitivo. Papers de Turisme, (12), pp. 11-25.
Como Citar
Chaverra Marquez, J., Arce Gisbert, M., & Chamorro Gonzalez, C. (2024). Direcionamento estratégico (DE) e a rentabilidade financeira das empresas do setor turístico colombiano. Cuadernos De Contabilidad, 25. https://doi.org/10.11144/Javeriana.cc25.derf
Seção
Artículos