Publicado mar 29, 2019



PLUMX
Almetrics
 
Dimensions
 

Google Scholar
 
Search GoogleScholar


Fabiano Incerti https://orcid.org/0000-0001-6292-0011

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Resumen

Foucault reconhece, em suas análises da década de 1970, que Édipo significa uma ruptura entre o saber específico e o poder político. Para ele, há tanto em Platão como em Sófocles resistência ao modelo social no qual o soberano detinha o poder da mântica, da justiça e da vida política. O que deve desaparecer, para ambos, é a imagem do rei sábio, que sustenta, governa, pilota, endireita a cidade e a livra da peste e da fome, e a sua versão rejuvenescida, o tirano, que salva a cidade, mas o faz desviando-se do oráculo dos deuses. A história edipiana é, portanto, a passagem do poder político ligado às transgressões e às lutas para o poder político entendido, desde então, como pureza, cegueira e ignorância.

Keywords

Knowledge, Power, Politics, Oedipus-King, Michel Foucault, knowledge, power, politics, Oedipus-King, Michel Foucaultsaber, poder, política, Édipo-Rei, Michel Foucaultsaber, poder, política, Édipo-Rei, Michel Foucault

References
Aristóteles (2004). Poética. (Trad. A. M. Valente). Lisboa: Calouste Gulbenkian.
Chaves, E. (2014). Prefacio à edição brasileira. In: J. Allouch, A psicanálise é um exercício espiritual? Resposta a Michel Foucault (pp. 11-25). (Trad. M. R. Salzano Moraes e P. S. de Souza Jr.). Campinas: Editora da Unicamp.
Deleuze, G. (2003). Pourparlers 1972-1990. Paris: Editions de Minuit.
Deleuze, G. & Guattari, F. (1972). L’Anti-Oedipe. Capitalisme et schizophrénie. Paris: Minuit.
Detienne, M.  (1967). Les Maîtres de vérité dans da Grèce archaïque. Paris: François Maspero.    
Errandonea, I. (1952). El estasimo segundo del Edipo Rey de Sófocles. Ciudad Eva Perón (LaPlata): Instituto de Lenguas Clásicas.
Ésquilo. (2018). Sete contra Tebas. (Trad. T. Vieira). São Paulo: Editora 34.
Foucault, M. (1999). Microfísica do poder. (Trad. R. Machado). Rio de Janeiro: Edições Graal.
Foucault, M. (2002). A verdade e as formas jurídicas. (Trad. R. Machado; E. Morais). Rio de Janeiro: Nau Editora. 
Foucault, M. (2008). Le gouvernement de soi et des autres. Cours au Collège de France. 1982- 1983. Paris: Gallimard, Seuil. 
Foucault, M. (2012a). Du gouvernement des vivants. Cours au Collège de France.1979-1980. Paris: Gallimard, Seuil.
Foucault, M. (2012b). Mal faire, dire vrai. Fonction de l’aveu en justice. Louvain: Presses Universitaires de Louvain. 
Foucault, M. (2014). Aulas sobre a vontade de saber. Curso no Collège de France (1970-1971). (Trad. R. C. Abílio). São Paulo: WMF Martins Fontes.
Gernet, L. (1968) Droit et institutions en Grèce antique. Paris: Flammarion.
Glotz, G. (1980). A cidade grega. (Trad. H. A. Mesquita e R.Cortes de Lacerda). São Paulo: DIFEL.
Jaeger, W. (1953). Alabanza de la ley: los origenes de la filosofía del derecho y los griegos. Revista de Estudios Políticos, 26(67), 17-48.
Jebb, R. C. (1885). The Oedipus Tyrannus. Cambrigde: Cambridge University Press.
Knox, B. (2002). Édipo em Tebas. (Trad. M. Goldsztajn). São Paulo: Perspectiva.
Nietzsche, F. (1988). Nachgelassene Fragmente 1869-1874. Band 7. Berlim: Walter de Gruyter.
Nietzsche, F. (1992). O nascimento da tragédia. (Trad. J. Guinsburg). São Paulo: Companhia das Letras.
Nietzsche, F. (2006). Introdução à tragédia de Sófocles. (Trad. E. Chaves). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.
Sforzini, A. (2015). Scènes de la vérité. Michel Foucault et le théâtre. Philosophie. (Tese de doutorado). Université Paris-Est, 2015. (Sem publicar). Revisado em https://tel.archives-ouvertes.fr/tel-01281743/document.  
Sófocles (2012). Édipo-Rei de Sófocles. (Trad. T. Vieira, edição bilíngue Grego-Português). São Paulo: Perspectiva. 
Vernant, J.-P. (1999a). Ambiguidade e reviravolta. Sobre a estrutura enigmática de Édipo-Rei In: J.-P. Vernant & P. Vidal-Naquet, Mito e tragédia na Grécia Antiga (pp. 73-99). (Trad. A. L.A. de Almeida; F. Y. H. Garcia). São Paulo: Perspectiva.
Vernant, J.-P. (1999b). Édipo sem complexo. In: J.-P. Vernant & P. Vidal-Naquet, Mito e tragédia na Grécia Antiga (pp. 53-71). (Trad. A. L.A. de Almeida; F. Y. H. Garcia). São Paulo: Perspectiva. 
Vernant, J.-P. (1999c). Érase una vez... El universo, los dioses, los hombres. (Trad. D. Zadunaisky). México, D.F.: Fondo de Cultura Económica. 
Vidal-Naquet, P. (1999). Édipo em Atenas. In: J.-P. Vernant & P. Vidal-Naquet,  Mito e tragédia na Grécia Antiga (pp. 267-285). (Trad. A. L.A. de Almeida; F. Y. H. Garcia). São Paulo: Perspectiva. 
Cómo citar
Incerti, F. (2019). Da transgressão à pureza: saber, poder e política no Édipo de Foucault. Universitas Philosophica, 36(72), 305–327. https://doi.org/10.11144/Javeriana.uph36-72.dtpf
Sección
Artículos