Leitura-escrita e pensamento crítico: desafio da educação contábil
PDF (Espanhol)

Palavras-chave

Formação
universidade
leituraescrita crítica
pensar-viver hipermoderno
saber
pensamento crítico

Como Citar

Leitura-escrita e pensamento crítico: desafio da educação contábil. (2015). Cuadernos De Contabilidad, 16(41). https://doi.org/10.11144/Javeriana.cc16-41.lpcd
Almetrics
 
Dimensions
 

Google Scholar
 
Search GoogleScholar

Resumo

 

Este texto defende a formação para o pensamento

 

crítico que se ancora em um campo de dissertação

 

que vincula a dignidade humana com o desenvolvimento

 

da disciplina contábil. A partir de um trabalho documental

 

e de uma problematização contextual, examina-se como o

 

pensar-viver hipermoderno eliminou o poder da razão crítica

 

como um meio fundamental para promover projetos

 

ético-políticos orientados para o reconhecimento de milhares

 

de seres humanos que na atualidade são excluídos

 

e eliminados por e desde os postulados do modelo neoliberal

 

globalizado. Descreve-se como as contradições socioeconômicas

 

do modelo de desenvolvimento imperante

 

exigem que os programas de Contabilidade Pública repensem

 

seus Projetos Educativos (PE) para decifrar como podem

 

ir ao encontro de seus estudantes e acompanhar em

 

seu processo de formação. Conclui-se que a simples leitura-

 

escrita funcional, alheia ao pensamento crítico, leva à

 

emergência do computatōris globalizzatus que não podem 

facilmente articular seu saber e suas perícias profissionais

às necessidades de sua sociedade. Finaliza-se propondo

umas recomendações que facilitem projetar as reformas

aos PE e aos desenvolvimentos dos mestrados em contabilidade.

 

PDF (Espanhol)
Cuadernos de Contabilidadse encuentra registrada bajo la licencia Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional. Por lo tanto, esta obra se puede reproducir, distribuir y comunicar públicamente en formato digital, siempre que se reconozca el nombre de los autores y a la Pontificia Universidad Javeriana. Se permite citar, adaptar, transformar, autoarchivar, republicar y crear a partir del material, para cualquier finalidad (incluso comercial), siempre que se reconozca adecuadamente la autoría, se proporcione un enlace a la obra original y se indique si se han realizado cambios. La Pontificia Universidad Javeriana no retiene los derechos sobre las obras publicadas y los contenidos son responsabilidad exclusiva de los autores, quienes conservan sus derechos morales, intelectuales, de privacidad y publicidad.

El aval sobre la intervención de la obra (revisión, corrección de estilo, traducción, diagramación) y su posterior divulgación se otorga mediante una licencia de uso y no a través de una cesión de derechos, lo que representa que la revista y la Pontificia Universidad Javeriana se eximen de cualquier responsabilidad que se pueda derivar de una mala práctica ética por parte de los autores. En consecuencia de la protección brindada por la licencia de uso, la revista no se encuentra en la obligación de publicar retractaciones o modificar la información ya publicada, a no ser que la errata surja del proceso de gestión editorial. La publicación de contenidos en esta revista no representa regalías para los contribuyentes.