Resumo
Seguindo a corrente internacional, comecam a proliferar no contexto empresarial portugues praticas de gestao orientadas para a criacao de valor, emergindo o Valor Economico Acrescentado (EVA R, Economic Value Added),1 como medida de desempenho privilegiada nos processos de controlo das opcoes estrategicas tomadas. Neste artigo temos por objectivo rever o conceito da gestao baseada na criacao de valor, contrapondo-a aos modelos tradicionais de avaliacao baseados no valor contabilistico. Damos particular enfase ao EVA R fazendo-se referencia a possivel correlacao entre esta metrica e o Valor de Mercado Adicionado (MVA, Market Value Added).
Partindo de um estudo de caso pretende-se, à semelhançade outros estudos de caso levados a cabo noutros países,confirmar se de facto se verifica a existência de uma correlaçãopositiva com significância estatística entre o EVA® e oMVA® de um dos maiores grupos empresariais portugueses,cotado na NYSE Euronext Lisbon, entre 2005 e 2009.Poucas são as abordagens empíricas à questão da criaçãode valor e a correlação entre esta e o valor acrescentado demercado em empresas cotadas na NYSE Euronext Lisbon.A crescente prática desta opção de gestão nestas empresase a necessidade de aferir os seus resultados tornam de todopertinente a investigação que aqui apresentamos.
Esta análise empírica permite-nos medir o desempenhoassociado à criação de valor para os detentores de capital.Conseguimos ainda analisar a performance do MVA e comparara conexão existente entre esta métrica e os indicadoresEVA®, Resultados Líquidos e Resultados Operacionais,tendo-se verificado que a relação entre EVA® e MVA é, nestecaso, estatisticamente positiva e a mais significativa entreas variáveis consideradas.
El aval sobre la intervención de la obra (revisión, corrección de estilo, traducción, diagramación) y su posterior divulgación se otorga mediante una licencia de uso y no a través de una cesión de derechos, lo que representa que la revista y la Pontificia Universidad Javeriana se eximen de cualquier responsabilidad que se pueda derivar de una mala práctica ética por parte de los autores. En consecuencia de la protección brindada por la licencia de uso, la revista no se encuentra en la obligación de publicar retractaciones o modificar la información ya publicada, a no ser que la errata surja del proceso de gestión editorial. La publicación de contenidos en esta revista no representa regalías para los contribuyentes.