Resumo
A formação de profissionais de contabilidade é uma necessidade básica para os países que desejam desenvolver sua estrutura econômica e social. O objetivo geral do trabalho é avaliar as bases conceituais e doutrinárias das Normas Internacionais de Treinamento para Contadores. Como técnica de coleta de dados, foram realizadas entrevistas com 6 especialistas em contabilidade e pedagogia da área contábil da cidade de Assunção, Paraguai. Utilizou-se como instrumento o roteiro de entrevista composto por 10 questões abertas qualitativas, o processamento dos dados foi realizado com o Atlas. Vocês. Os resultados foram: 1) O aspecto conceitual das Normas Internacionais de Formação de Contadores, pode ser definido por: conceito, objetivo, problemas, metodologia e resultados obtidos na formação profissional. 2) A fundamentação conceitual parte do conceito contábil e dos princípios do sistema contábil que, em última instância, servem de guia para a formação profissional. As conclusões foram: 1) Os conceitos que podem ser desenvolvidos na formação profissional são: compromisso, consciência moral, competência e comunicação. 2) Os objetivos conceituais das Normas Internacionais de Formação Profissional são: formar um contador integrado às normas internacionais, bem como um processo de aprendizagem baseado no pensamento científico.
Abdiel, H., & Castrellón, X. (2021). El contador financiero en la auditoría forense. Revista FAECO sapiens, 4(1), 58-71. https://doi.org/10.48204/j.faeco.v4n1a5
Cano, A., & González, W. (2021). El discurso ético de lo ecuánime en la formación del contador público colombiano con visión mundial. Revista CIES Escolme, 12(1), 175-191. http://www.escolme.edu.co/revista/index.php/cies/article/view/328
Cantillo, J., Mendoza, A., & De la Hoz Suárez, A. (2021). Revisión bibliográfica de los planteamientos académicos para mejorar la calidad de la educación contable en Colombia. ECONÓMICAS CUC, 42(2), 01-21. https://doi.org/10.17981/econcuc.42.2.2021.Econ.5
Carrasco, C. (2007). La tecnología de la información en el currículo de la formación del contador público. Quipukamayoc, 14(27), 89-94. https://doi.org/10.15381/quipu.v14i27.5385
Castillo, Y., & Baute, L. (2021). Sistema de tareas docentes integradoras: Contribución a la formación ética profesional de los estudiantes contadores. Revista Conrado, 17(80), 216-222. https://conrado.ucf.edu.cu/index.php/conrado/article/view/1834
Egúsquiza, C. (2001). Importancia de la investigación científica en ciencias financieras y contables. Quipukamayoc, 8(15), 61-67. https://revistasinvestigacion.unmsm.edu.pe/index.php/quipu/article/view/5687/4919
Federación Internacional de Contadores (IFAC). (2008). Normas Internacionales de Formación 2008. Federación Internacional de Contadores. https://www.ifac.org/system/files/downloads
/Spanish_Translation_Normas_Internacionales_de_Formacion_2008.pdf
Federación Internacional de Contadores (IFAC). (2020). La Federación Internacional de Contadores (IFAC). Antecedentes. Federación Internacional de Contadores (IFAC). https://www.ifac.org/system/files/publications/files/ES_A4_IFAC_Background_Info.pdf
Fernández, N., & Díaz , N. (2021). La enseñanza de las NIIF en la formación del profesional contable de San Martín [Tesis de grado en contabilidad, Universidad Peruana Unión]. http://200.121.226.32:8080/handle/UPEU/4295
Juárez, V. (2021). La perspectiva ontológica en la construcción curricular de la formación del contador público. Tla-melaua: revista de ciencias sociales, 14(49), 01-08. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7835230
Loayza, J. (2021). Experiencias en la producción científica de los estudiantes de la carrera de contabilidad y auditoría de diferentes universidades del Ecuador. [Tesis de grado para ingeniero en contabilidad y auditoría, Universidad Técnica de Machala]. http://repositorio.utmachala.edu.ec/handle/48000/16661
Moreno, L., Neiza, E., & Cuervo, J. (2020). Construyendo una estrategia para la formación pedagógico-didáctica del estudiante de Contaduría Pública de la Universidad de Antioquia. Adversia, 25, 1-21. https://revistas.udea.edu.co/index.php/adversia/article/view/344885
Ozuna, L. (2021). La Contabilidad y sus orígenes, caso ciudad de Pilar—Paraguay. Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar, 5(2), 2319-2334. https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v5i2.437
Rojas, W., & Sánchez, A. (2021). Pensando la Contaduría Pública en su ejercicio profesional: Contextos y presupuestos. Innovar, 31(80), 141-152. https://doi.org/10.15446/innovar.v31n80.93671
Rueda, G., González, J., & Avendaño, W. (2021). El proceso de enseñanza del programa contaduría pública y su relación con las matemáticas. Mundo FESC, 11(21), Article 21. https://www.fesc.edu.co/Revistas/OJS/index.php/mundofesc/article/view/635
Slosse, C. (2021). Una mirada sobre el presente y el futuro de la actividad profesional desarrollada por el auditor externo de estados contables. Audit.AR, 1(1), 35-40. https://doi.org/10.24215/27188647e005
Villanueva, C. (2016). Measuring the TIC impact on the accounting profession teaching. https://alicia.concytec.gob.pe/vufind/Record/1609-8196_d0761c4cf639856bddfcadc13f3c4725/Description

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2022 Chap Kau Kwan Chung, Miguel Ángel Alegre Brítez