Resumo
Este artigo apresenta a evolução da pesquisa contábil no Chile, com base na análise das publicações realizadas por pesquisadores chilenos em revistas indexadas na WoS ou Scopus, de 1999 a 2020, e nos artigos aceitos na Conferência Acadêmica Permanente de Pesquisa Contábil (CAPIC) entre 2007 e 2020. O estudo mostra a análise do número de publicações e como ele evoluiu ao longo do tempo, juntamente com os eixos das diferentes revistas que foram selecionadas pelos pesquisadores para publicar seus estudos. Os resultados mostram uma maior penetração dos estudos chilenos em revistas de alto impacto ao longo dos anos, gerando uma presença internacional mais significativa. Em relação à conferência CAPIC, buscamos conhecer a contribuição feita pelos autores de acordo com o país, a universidade de afiliação, o gênero e o nível de associatividade. Nos artigos aceitos na CAPIC, a educação contábil é a área temática mais estudada. Com exceção de três anos, a participação das mulheres é menor do que a dos homens. No período estudado, as universidades com maior participação na CAPIC são colombianas e argentinas.
Baltagi, B. (2002). Simple Linear Regression. En: Baltagi, B. H. (Ed.), Econometrics (pp. 51–76). Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-662-04693-7_3
Barra, A. (2019). La Importancia de la Productividad Científica en la Acreditación Institucional de Universidades Chilenas. Formación universitaria, 12(3), pp. 101-110. https://doi.org/10.4067/S0718-50062019000300101
Báez, A. (2015) Tendencias de la investigación contable en la literatura especializada. Un camino anglosajón. Revista Publicando, 2(5), pp. 78-90. https://revistapublicando.org/revista/index.php/crv/article/view/113/pdf_50
Benavente, J., Crespi, G., Figal, L. y Maffioli, A. (2012). The impact of national research funds: A regression discontinuity approach to the Chilean FONDECYT. Research Policy, 41(8), pp. 1461-1475. https://doi.org/10.1016/j.respol.2012.04.007
Barrios, C., Fúquene, T. y Lemos de la Cruz, J. (2010). Desarrollo de la investigación contable en el Centro Colombiano de Investigación Contable. Contaduría y Administración (231), pp. 151-177. https://www.redalyc.org/pdf/395/39512458008.pdf
Benvenuto, A. (2014). El estado de la investigación contable en Chile. CAPIC Review, 12(2), pp. 159-169. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/7145016.pdf
Boisier, M. y Cevallos, R. (2019). Instrumentos de fomento para la investigación en Chile: Historia reciente, estado actual y desafíos. Revista Médica Clínica Las Condes, 30(1), pp. 19-28. https://doi.org/10.1016/j.rmclc.2018.10.005
Carrasquilla, E. y Carrasquilla, A. (2019). Problemas de investigación en contabilidad y problemas de la investigación en contabilidad y futuro de la profesión contable: tres cambios importantes e implicaciones para la enseñanza y la investigación. Revista FAECO Sapiens, 2(2), pp. 85-99. https://www.revistas.up.ac.pa/index.php/faeco_sapiens/article/view/705
Chía, M. (2015). Desafíos de la investigación contable, el ejercicio profesional en armonía con la investigación académica. Saber, Ciencia Y Libertad, 10(2), pp. 123–132. https://doi.org/10.18041/2382-3240/saber.2015v10n2.789
Comisión Nacional de Acreditación (2021) Criterios y Estándares de calidad para la acreditación institucional y de programas. Introducción. https://www.cnachile.cl/noticias/SiteAssets/Paginas/Forms/AllItems/INTRODUCCI%C3%93N%20A%20LOS%20CRITERIOS%20Y%20EST%C3%81NDARES%20DE%20CALIDAD%20DE%20LA%20EDUCACI%C3%93N.pdf
Contreras, C., Edwards, G. y Mizala, A. (2006). La Productividad Científica de Economía y Administración en Chile: Un Análisis Comparativo. Cuadernos de economía, 43(128), pp. 331-354. https://dx.doi.org/10.4067/S0717-68212006000200005
Díaz, J. y F. Riadi. (1999). Contabilidad y Ciencia. Revisión y Propuesta desde una Perspectiva Académica. Anales de la X Conferencia Académica Permanente de Investigación Contable. CAPIC. Universidad Arturo Prat. Iquique. pp. 2-26
Díaz, O. (2010). ¿Cómo incentivar la investigación en la ciencia contable? Revista Lidera, (5), pp. 13-15. https://revistas.pucp.edu.pe/index.php/revistalidera/article/view/16724
Díaz, H. (2013). Reconocimiento de la productividad científica en Chile. Ingeniare. Revista chilena de ingeniería, 21(2), pp. 170-171. https://dx.doi.org/10.4067/S0718-33052013000200001
Faúndez-Ugalde, A., Mellado-Silva, R., y Aldunate-Lizana, E. (2020). Use of artificial intelligence by tax administrations: An analysis regarding taxpayers’ rights in Latin American countries. Computer Law & Security Review, 38, pp. 105441. https://doi.org/10.1016/j.clsr.2020.105441
Fleet, N. (2011). Movimiento estudiantil y transformaciones sociales en Chile: Una perspectiva sociológica. Polis (Santiago), 10(30), pp. 99-116. https://doi.org/10.4067/S0718-65682011000300005
Gauthier, T. (2001). Detecting Trends Using Spearman’s Rank Correlation Coefficient. Environmental Forensics, 2(4), pp. 359–362. https://doi.org/10.1006/enfo.2001.0061
González, Y. y Aguilar, V. (2016). Análisis de la evolución histórica de la Contabilidad. Mendive. Revista de Educación, 14(1), pp. 73-83. http://ref.scielo.org/4jdxmc
González, S. (2008) Fragmentos de la historia y protagonistas de CAPIC. CAPIC Review, (6). https://dialnet.unirioja.es/revista/11796/A/2008
Grajales, J., Panesso, J. y Zapata, H. (2017). Los modelos de indexación de revistas y la complementariedad con la investigación. Ratio Juris, 12(24), pp. 17-25.
Hamari, J., Koivisto, J. y Sarsa, H. (2014). Does Gamification Work? – A Literature Review of Empirical Studies on Gamification. 2014 47th Hawaii International Conference on System Sciences, pp. 3025-3034. https://doi.org/10.1109/HICSS.2014.377
Hernández-González, V., Sans-Rosell, N., Jové-Deltell, M. y Reverter-Masia, J. (2016). Comparación entre Web of Science y Scopus, Estudio Bibliométrico de las Revistas de Anatomía y Morfología. International Journal of Morphology, 34(4), pp. 1369-1377. https://doi.org/10.4067/S0717-95022016000400032
Hidalgo, M. y Flores, C. (2015). Investigación científica en la universidad pública peruana y su relación con el Estado y empresa. Quipukamayoc, 23(44), pp. 95–101. https://doi.org/10.15381/quipu.v23i44.11632
Iglesias, M. (2015). Lo social y lo político en Chile: Itinerario de un desencuentro teórico y práctico. Izquierdas, (22), pp. 227-250. https://doi.org/10.4067/S0718-50492015000100010
Jara, L., Benvenuto, A. y Méndez, R. (2016). Redes de colaboración académica: el caso de las coautorías de artículos presentados en la Conferencia Académica Permanente de Investigación Contable —CAPIC— (1993-2015). CAPIC Review, 14 (2), pp. 103-116. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7145039
Jenne, N. y Briones, S. (2018). Integración regional y la política exterior de Chile. ¿Paradoja o acomodo? Estudios internacionales (Santiago), 50(189), pp. 9-35. https://doi.org/10.5354/0719-3769.2018.49035
Macías, H. y Cortés, J. (2009) El campo de la investigación contable oportunidades para los investigadores colombianos. Cuadernos de Contabilidad, 10, (26), pp. 21-50 https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5509316
Macías, H. y Moncada, T. (2011). Referentes para la investigación contable latinoamericana: Una mirada al campo científico anglosajón. En: Memorias del XVI Congreso internacional de investigación en contaduría, administración e informática, 5 al 7 de octubre. Ciudad Universitaria, México, D.F. https://investigacion.fca.unam.mx/docs/memorias/2011/6.09.pdf
Mantilla-Falcón, L. (2019) La investigación contable universitaria en el Ecuador. Una aproximación a su estado actual. Revista Inclusiones, 6, pp. 199-215. https://revistainclusiones.org/index.php/inclu/article/view/2162
Mellado-Silva, R., Faúndez-Ugalde, A. y Blanco-Lobos, M. (2020). Effective Learning of Tax Regulations using Different Chatbot Techniques. Advances in Science, Technology and Engineering Systems Journal, 5(6), pp. 439-446. https://doi.org/10.25046/aj050652
Mérigo, J. y Yang, J. (2017). Accounting research: A bibliometric analysis. Australian Accounting Review, 27(80), pp. 71-100. https://doi.org/10.1111/auar.12109
Orellana-Fonseca, C., Salazar-Jiménez, R., Farías-Olavarría, F., Martínez-Labrin, S. y Pérez-Díaz, G. (2019). Valoraciones que estudiantes de un posgrado de profesión docente tienen sobre la formación en metodología de la investigación recibida en el pregrado y su uso en la práctica docente. Revista Electrónica Educare, 23(1), pp. 342-366. https://doi.org/10.15359/ree.23-1.17
Paraje, G. (2010). El financiamiento público de la investigación en salud en Chile. Revista médica de Chile, 138(1), pp. 36-43. https://doi.org/10.4067/S0034-98872010000100005
Pérez-Gutiérrez, M., Cobo-Corrales, C., y Izquierdo-Macón, E. (2018). Chilean sport sciences scientific production indexed in the Web of Science (1981-2016). Motriz: Revista de Educação Física, 24. https://doi.org/10.1590/S1980-6574201800010008
PricewaterhouseCoopers. (2021). Chilean 2020 tax reform: Modernising the tax system. PwC. https://www.pwc.com/cl/es/prensa/prensa/2020/Chilean-2020-tax-reform-Modernising-the-tax-system.html
Proaño, R., Saguay, C., Jácome, S. y Sandoval, F. (2017). Sistemas basados en conocimiento como herramienta de ayuda en la auditoría de sistemas de información. Enfoque UTE, 8 (1), pp. 148-159. https://doi.org/10.29019/enfoqueute.v8n1.122
Ramos, W. (2016). Incremento de la productividad a través de la mejora continua en calidad en la subunidad de procesamiento de datos en una empresa courier: El caso Perú Courier. Industrial Data, 16(2), pp. 59-66. https://doi.org/10.15381/idata.v16i2.11922
Saavedra G., y Saavedra G. (2015). La investigación contable en Latinoamérica. Actualidad Contable Faces, 18 (31). pp. 99-121. https://www.redalyc.org/pdf/257/25743363006.pdf
Shapiro, S. y Wilk, M. (1965). An Analysis of Variance Test for Normality (Complete Samples). Biometrika, 52(3/4), pp. 591–611. https://doi.org/10.2307/2333709
Schneider, A., Hommel, G. y Blettner, M. (2010). Linear Regression Analysis. Deutsches Ärzteblatt International, 107(44), pp. 776–782. https://doi.org/10.3238/arztebl.2010.0776
Sarzosa, N., Araya, P., Ruiz, M., Araya, M., Biénzobas, C., Chelebifski, S., Ayala, M. y Sáez, C. (2020). Investigación en pregrado de las escuelas de medicina de Chile: Motivación y participación de estudiantes de medicina asistentes al Congreso Chileno de Estudiantes de Medicina (COCEM). Revista médica de Chile, 148(12), pp. 1825-1832. https://doi.org/10.4067/S0034-98872020001201825
Taheri, S. y Hesamian, G. (2013). A generalization of the Wilcoxon signed-rank test and its applications. Statistical Papers, 54(2), pp. 457–470. https://doi.org/10.1007/s00362-012-0443-4
Villanueva-López, I. (2014). Para qué sirven las palabras clave. Acta ortopédica mexicana, 28(4), pp. 211-211. https://www.scielo.org.mx/pdf/aom/v28n4/v28n4a1.pdf
Yeverino, J. y Montoro, M. (2019). Eficiencia y productividad en las unidades de transferencia de resultados de investigación científica en México. Contaduría y administración, 64(3), pp. E105. https://doi.org/10.22201/fca.24488410e.2019.1421

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Berta Silva Palavecinos, Rafael Mellado Silva