Publicado Apr 18, 2023



PLUMX
Almetrics
 
Dimensions
 

Google Scholar
 
Search GoogleScholar


Tamara Ramírez Escalona

Aleida Llanes Montes

Abel Sarduy Quintanilla

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar os desafios da formação profissional e as principais tendências de temas de pesquisa contábil em Cuba. Para isso, é realizada uma análise histórica, lógica e documental dos diferentes momentos e programas de formação universitária e pós-graduação de contadores cubanos, bem como dos programas e temas de pesquisa de mestrado e doutorado. Também é realizado um estudo bibliométrico da revista de maior impacto na área contábil em Cuba, o que permite representar o comportamento dos interesses científicos nesta fonte. Como principais resultados do trabalho, são identificados os desafios para a profissão, tanto próprios do ambiente cubano quanto comuns em nível mundial, e são determinados os principais temas que foram objeto de estudo nas pesquisas dos últimos dez anos. Foi possível determinar que os principais temas de pesquisa contábil em Cuba abrangem um amplo campo de atuação da Contabilidade e das Finanças: Custos, Auditoria e Controle, Contabilidade Social e Ambiental, Ativos Intangíveis, Administração Financeira, Contabilidade Governamental, Gestão do Processo Orçamentário e História da Contabilidade.

Keywords

Accounting and Finance, curriculum, accounting research, public accountant, postgraduate educationContabilidade e Finanças, plano de estudos, pesquisa contábil, contador público, formação pós-graduadaContabilidad y Finanzas, plan de estudio, investigación contable, contador público, formación posgraduada

References
Addine, F. (2017). La mejora en la gestión de la calidad en las Instituciones de Educación Superior. En: Almuiñas, J. y Galarza, J. (Comps.). Gestión de la calidad en las Instituciones de Educación Superior. Tomo I (pp. 25-42). Editorial del Instituto Superior Tecnológico Bolivariano. https://www.researchgate.net/profile/Jose-Julian-Garcia-Munoz/publication/326331473

Borrás, F., Armada, E., Irsula, R., Barros, B. y López, M. (1995). Cuba: Contabilidad, Auditoría Y Fiscalidad. Propuesta de Desarrollo. Universidad de la Habana.

Borrás, F. y Rodríguez, C. (2014). La educación contable en Cuba: conocimientos, habilidades y valores. Revista Visión Contable, 12(12), pp. 221–245.https://doi.org/10.24142/rvc.n12a8

Castaño, C. y Saavedra, M. (2016). Un punto de partida para la investigación en contabilidad y finanzas: de la representación financiera a la gestión del valor. En: Machado, M. (Ed.), Caminos Contables. Problemas y metodologías para el desarrollo de la investigación (pp. 217-244). Sello Editorial Centro de Investigaciones y Consultorías (CIC) Facultad de Ciencias Económicas. https://www.researchgate.net/publication/335753998

Comité Estatal de Finanzas (1992). Resolución 18 de 1992. Normas Generales de Contabilidad Actividad Empresarial. Cuba.

Federación Internacional de Contadores (IFAC) (2019). Manual de Pronunciamientos Internacionales de Formación. Federación Internacional de Contadores (IFAC).https://www.ifac.org/system/files/publications/files/2019-IAESB-Handbook_ESP_Secure.pdf

Hernández, R., Fernández-Collado C. y Baptista-Lucio, M. (2014). Metodología d la Investigación. Sexta Edición. McGRAW-HILL. https://periodicooficial.jalisco.gob.mx/sites/periodicooficial.jalisco.gob.mx/files/metodologia_de_la_investigacion_-_roberto_hernandez_sampieri.pdf

Consejo de Ministros (1974). Ley No.1281para la Creación del Sistema Nacional de Grados Científicos [Ley no. 1281]. Gaceta oficial (G.O) No. 32 pp. 331-332.

Ministerio de Educación Superior (MES) (2017). Plan de Estudio E, Carrera de Licenciatura en Contabilidad y Finanzas. https://fcf.uh.cu/docencia/pregrado/

Ministerio de Finanzas y Precios (MFP) (2005). Resolución 235. Normas Cubanas de Información Financiera. Gaceta oficial (G.O) No. 67 Ordinaria de 21 de diciembre de 2005. pp. 1089-1091.https://www.gacetaoficial.gob.cu/es/gaceta-oficial-no-67-ordinaria-de-2005


Ministerio de Justicia (2021). Gaceta Oficial de la República de Cuba. Gaceta Oficial No. 94 Ordinaria de 19 de agosto de 2021. https://www.gacetaoficial.gob.cu/es/gaceta-oficial-no-94-ordinaria-de-2021

Paz, V. (2018). Apuntes históricos sobre el estudio de las ciencias comerciales en la Universidad de La Habana. Primera parte. Revista Cofin Habana. 12(2), pp. 73-81 http://www.cofinhab.uh.cu/index.php/RCCF/article/view/299

Paz, V. (2019). Apuntes históricos sobre el estudio de las ciencias comerciales en la Universidad de La Habana. Segunda parte. Revista Cofin Habana. 13(1), pp. http://www.cofinhab.uh.cu/index.php/RCCF/article/view/340

Peniche, C. (2009). La formación de especialistas de alto nivel científico en condiciones de subdesarrollo: retos y perspectivas. La experiencia cubana. http://www.nodo50.org/cubasigloXXI/politica/peniche1_311202.pdf

Pérez, M. (2018). Presente y futuro de los doctorados en Cuba. Congreso Universidad,7(1), pp. www.congresouniversidad.cu/revista/index.php/rcu/article/view/1022

Ramos, G. y López, A. (2019). Masificación, equidad, educación superior: La universalización de la educación superior cubana. Ensaio: avaliaçao e Políticas Públicas em Educaçao, 27(103), pp. 291-316. https://doi.org/10.1590/S0104-40362019002701783

Sarduy, A., Quintero, D. y Nazco, B. (2007). La Regulación Contable cubana en el periodo revolucionario. Apuntes para una historia. Revista Observatorio de la Economía Latinoamericana, (81). https://www.eumed.net/cursecon/ecolat/cu/2007/asq.htm

Sito, A. (1999). Cuentas Clara Conservan el País. Revista Bohemia. Pp. 23-25. (en entrevista realizada por José Alejandro Rodríguez).
Como Citar
Ramírez Escalona, T., Llanes Montes, A., & Sarduy Quintanilla, A. (2023). Desafios da formação e pesquisa contábil em Cuba: revisão do seu desenvolvimento e perspectivas. Cuadernos De Contabilidad, 24, 1–19. https://doi.org/10.11144/Javeriana.cc24.dfic
Seção
Artículos