Resumo
Este artigo apresenta uma reflexão sobre o desenvolvimento de exercícios de design participativo para a intervenção resiliente do espaço público, desde o contributo de crianças como atores principais do processo e com enfoque “de baixo para cima” para a redução da vulnerabilidade frente a cheias. O texto analisa as contribuições no campo do design urbano das apostas criativas desenvolvidas por crianças, baseados no diálogo e no trabalho colaborativo em torno do conceito de resiliência, apresentando como principais resultados intervenções urbanas que permitem alcançar três objetivos: i) técnico, ao cumprir uma função de mitigação; ii) educacional, por servir de ambiente interativo para a aprendizagem de conceitos ambientais; e iii) recreativo, ao se consolidar como espaços públicos de fruição da comunidade. Assim, estabelece-se uma relação direita para a apropriação dos projetos de design urbano quando o processo de planejamento e construção se desenvolve de maneira inclusiva
Arteaga, R. A. (2018). Espacio público. Una aproximación conceptual. Universidad Nacional de Colombia.
Conde Álvarez, C. (2007). Cambio climático en América Latina y el Caribe: impactos, vulnerabilidad y adaptación. Ambiente y Desarrollo, 23, 23-30.
Deterding, S., Khaled, R., Nacke, L., & Dixon, D. (2011). Gamification: Toward a definition [Conferencia]. Proceedings of CHI 2011 Workshop Gamification: Using Game Design Elements in Non-Game Contexts, 6-9.
Ecología. (2011). Blog de Ecología. http://loftimnaye.blogspot.com.co/2011/06/fenomenos-naturales.html
EIRD. (2006). Estrategia Internacional para la Reducción del Riesgo y Desastres. http://www.eird.org/index-esp2.html
Freire, J. (2009, noviembre 23). Interview Espacios Públicos. https://juanfreire.com/entrevista-sobre-espacios-pblicos/
Garcés, L. M. C., Monsalve, P. I. H., Chavarriaga C. P., & Moreno, J. A. T. (2017). Pilares de la educación inicial: mediadores para el aprendizaje. JSR Funlam Journal of Students' Research (histórico), (2), 86-94.
Gallopín, G. C. (2006). Linkages between vulnerability, resilience, and adaptive capacity. Global Environmental Change, 16(3), 293-303.
Giraldo, D. A. G. (2018). Propuesta pedagógica para la participación infantil en la gestión ambiental urbana. Nómadas, (49), 155-171.
Harper, P. (2017). Why do architects dictate children's play so stringently? Dezeen.
Hart, R. A. (1992). Children's Participation: From Tokenism to Citizenship [Innocenti Essays No. 4]. UNICEF, International Child Development Centre.
IDEAM-Colombia. (2010). Alteraciones del régimen hidrológico y de la oferta hídrica por variabilidad y cambio climático en Colombia. En IDEAM-Colombia, Estudio nacional del agua.
Letelier Parga, S. (2010). La escala urbana. Evolución del pensamiento disciplinar para un relato identitario del territorio y del deseo. Revista de Urbanismo, (19), 1-19.
López-Valencia, A. P. (2019). Vulnerability assessment in urban areas exposed to flood risk: methodology to explore green infrastructure benefits in a simulation scenario involving the Cañaveralejo River in Cali, Colombia. Natural Hazards, 99(1), 217-245.
López-Valencia, A. P., & López-Bernal, O. L. (2012). Conceptualización de un modelo de intervención urbana sostenible: ecobarrios en el contexto latinoamericano de reciente industrialización. Revista de Arquitectura, (14), 116-127.
López, V, A., & López B, O. (2015). Diseño urbano adaptativo al cambio climático. Programa editorial Universidad del Valle.
Lynch, K., & Banerjee, T. (1976). Growing up in cities. New Society, 37(722), 281-284.
Pinheiro, M. t. (2012). El jugar de los niños en espacios públicos. Universidad de Barcelona.
Polo-Garzón, C., & López-Valencia, A. P. (2020). La participación infantil en proyectos urbanos: el juego en espacios públicos para la promoción del aprendizaje de conceptos ambientales. Revista de Arquitectura, 22(2).
Segovia, C. (2017). Parques infantiles diseñados por catálogo. eldiario.es.
Sepúlveda, M. A., López, G., & Guaimaro, Y. (2002). Creciendo en el barrio: percepciones del entorno. En Centro de Estudios de Vivienda y Hábitat, Vivienda y hábitat: retos y soluciones (pp. 54-101). Universidad Metropolitana.
Sierra, J. A. (2009). Alternativas de aprovechamiento de la cascarilla de arroz en Colombia [tesis]. Sincelejo, Universidad de Sucre.
Tonucci, F. (1996). La città dei bambini. Laterza.
Williams, S. (2015). Everything to play for [entrada web]. Child in the city. https://www.childinthecity.org/2017/02/14/everything-to-play-for/?gdpr=accept

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.