Publicado Jun 10, 2016



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Luis Alberto Orellana Urtubia

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Resumo

O artigo objetiva estudar o desenvolvimento
sócio histórico da Igreja Metodista Pentecostal
do Chile (imp) e a Igreja Evangélica Pentecostal
(iep) representativas da matriz religiosa do
movimento pentecostal chileno (1909-1973).
As fontes visitadas foram primárias e correspondem
a revistas publicadas pelo movimento
a partir de 1909. Desde o epistêmico, a teoria
da legitimidade social de Max Weber ajudou
para explicar a origem e desenvolvimento
do pentecostalismo chileno e como ele foi
um movimento religioso de legitimidade carismática
que evoluiu e instituiu na sociedade
chilena. Para 1932, uma vez estabelecido o
movimento, o carisma pentecostal entrou em
uma fase de rotinização, o que gerou o primeiro
cisma. Uma facão do movimento se afastou
para organizar a iep e dar lugar a um sistema
de governo de tipo de legitimidade tradicional.
No entanto, o núcleo central imp manteve
um modelo carismático, mas ambas as facões,
no seu interior, foram confrontadas a constantes
tensões entre o carismático e o tradicional,
o que deu lugar a novos grupos organizados de
maneira autônoma.

Keywords

Chilean pentecostalism, Hoover, legitimacy, schism, UmañaPentecostalismo chileno, Hoover, legitimidade, cisma, Umañapentecostalismo chileno, Hoover, legitimidad, cisma, Umaña

References
Como Citar
Orellana Urtubia, L. A. (2016). A matriz religiosa do pentecostalismo no Chile: a Igreja Metodista Pentecostal do Chile e a Igreja Evangélica Pentecostal (1909-1973). Memoria Y Sociedad, 20(40). Recuperado de https://revistas.javeriana.edu.co/index.php/memoysociedad/article/view/15904
Seção
Artículos