Publicado Sep 15, 2014



PLUMX
Almetrics
 
Dimensions
 

Google Scholar
 
Search GoogleScholar


Yosely Briceño Velazco

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Resumo

O editorial de revista especializada é género académico eminentemente avalizador (Giannoni, 2006). Quem escreve faz uso deste recurso para se posicionar perante a sua comunidade. Tomamos como baseamento o modelo de Hyland (2005) de postura e compromisso para analisar um corpus de editoriais de revistas de gerencia. Os textos totalizaram 8.288 palavras. Os resultados apontam para variação nas expressões de postura e compromisso nos editoriais analisados. Numa revista tendem a intensificação (5,55 por mil palavras) e digressão pessoal (0,60 marcas por mil palavras). Em outra, a atenuação (5,06 por mil) e intensificação (11,46 por mil) e a pronomes referidos ao leitor (1,68 por mil). Conclui-se que o modelo de Hyland (2005) é útil para conhecer os propósitos discursivos dos editoriais de revistas e descrever sua taxonomia funcional e discursiva.

Keywords

Disciplinary discourse, Academic discourse, Journal editorial, Evaluative language, Position and commitmentDiscurso disciplinar, Discurso académico, Editorial de revista, Linguagem avaliativo, Postura e compromissodiscurso disciplinar, discurso académico, editorial de revista, lenguaje evaluativo, postura y compromiso

References
Bazerman, C. (1988). Shaping written knowledge. The genre and activity of the experimental article in science. Madison, WI: University of Wisconsin Press. Beke, R., &


Bolívar, A. (2009) Certainty and commitment in the construction of academic knowledge in the humanities. En E. Suomela-Salmi, & F. Dervin (Eds.) Cross linguistic and cross cultural perspectives on Academic Discourse (pp. 33-48). Ámsterdam: John Benjamins.


Beke, R. (2005). El metadiscurso interpersonal en artículos de investigación. Signos, 38(47), 7-18.


Beke, R. (2011). Las voces de los otros en el discurso académico de los investigadores de la educación. Colección Monografías. Comisión de Estudios de Postgrado, Facultad de Humanidades y Educación, Universidad Central de Venezuela. Caracas: Ediciones Chirymek.


Berkenkotter, C., & Huckin, T. (1995). Genre knowledge in interdisciplinary communication. Language cognition and power. Hillsdale, NY: Lawrence Erlbaum.


Bhatia, V. K. (2002). A generic view of academic discourse. En J. Flowerdew (Ed.). Academic discourse (pp. 21-39). London: Longman.


Blanco, C. E. (2013). Géneros textuales en las disciplinas: Resúmenes de la Revista de Pedagogía de la Universidad Central de Venezuela 1996-2008. Lexis, 37(2), 305-339.


Bolívar, A., & Shiro, M. (2005). La modalidad epistémica y deóntica en el discurso académico escrito. Congreso International de la ALFAL, Monterrey, México, 17-20 de octubre.


Bolívar, A. (1994). The structure of newspaper editorials. En M. Coulthard (Ed.) Advances in written text analysis, (pp. 276-294). Londres: Routledge, Kegan and Paul.


Bolívar, A. (1997a). Interaction through abstracts in ESP. En F. Salager; A. Bolívar; J. Febres & M. Bonet de Serra (Eds.), English for specific purposes in Latin America, (pp. 66-72). Mérida: Universidad de Los Andes.


Bolívar, A. (1997b). La negociación de la evaluación en editoriales de periódicos. Boletín de Filología, tomo XXXVI, 7-24.


Bolívar, A. (1999). Los resúmenes para eventos científicos en lingüística aplicada en América Latina: estructura e interacción. Opción, 29, 61-81.


Bolívar, A. (2001). The negotiation of evaluation in written text. En M. Scott., & G. Thompson (Comps.) Patterns of text: in honour of Michael Hoey (pp. 129-158). Amsterdam: Benjamin Publishers.


Bolívar, A. (2005). Discurso e interacción en el texto escrito. (2da. ed.). Caracas: Consejo de Desarrollo Científico y Humanístico. Universidad Central de Venezuela.


Bolívar, A. (2006). La función de la evaluación en artículos y ensayos humanísticos. En J. Falk, J. Gille & F. Weichmeister Bermúdez (Coords.) Discurso, interacción e identidad, (pp. 109- 136). Estocolmo: Universidad de Estocolmo.



Sabaj, O., & González, C. (2013). Seis propósitos comunicativos en el discurso de los editores de la revista científica. DELTA Documentación de las Estudos em Lingüística Teórica y Aplicada, 29 (1), 59-78. Recuperado de http://www.scielo.br/scielo. php?script=sci_arttext&pid=S0102- 44502013000100003&lng=en&tlng =es. 10.1590/S0102-44502013000100003.


Scandell Vidal, M. V. (1984). La interrogación retórica. DICENDA, 3, 9-37.


Severin, Werner. J., & Tankard, Jr., J. W. (2001). Communication theories. Origins, methods, and uses in the mass media. 5th ed. United States: Addison Wesley Longman.


Shiro, M., & D’Avolio, C. (2011). El planteamiento del problema en el artículo de investigación. En A, Bolívar & R. Beke (Comps.) Lectura y escritura para la investigación, (pp. 71-92). Caracas: Consejo de Desarrollo Científico y Humanístico. Universidad Central de Venezuela.


Simpson, R., & Swales, J. (2001). Introduction. North American perspectives on Corpus Linguistics at the Millennium. En R. Simpson & J. Swales (Eds.), Corpus Linguistics in North America. Selections from the 1999 Symposium (pp. 1-14). Ann Arbor, MI: The University of Michigan Press.


Stubbs, M. (2006). Corpus analysis: The state of the art and three types of unanswered questions. En S. Hunston & G. Thompson (Eds.) System and corpus: Exploring connections (pp. 15-36). Londres: Equinox.


Swales, J. (2004). Research genres. Explorations and applications. Cambridge: Cambridge University Press.


Thompson, G., & Hunston, S. (2001). Evaluation: An introduction. En S. Hunston & G. Thompson (Eds.). Evaluation in text. Authorial stance and the construction of discourse (pp. 1-27). Oxford: Oxford University Press.


Tse, P., & Hyland, K. (2009). Discipline and gender: Constructing rhetorical identity in book reviews. En K. Hyland & G. Diani. (Eds.), Academic evaluation: Review genres in university settings (pp. 105-121). Londres: Palgrave-MacMillan.


Van Dijk, T. (2008). Semántica del discurso e ideología. Revista Iberoamericana de Discurso y Sociedad, 2(1), 201-261.


Vázquez y del Árbol, E. (2005). A genre-based study of biomedical editorials and letters to the editor: a contrastive analysis. Ibérica, 10, 145-160.


Venegas, R. (2006). La similitud léxico-semántica en artículos de investigación científica en español: una aproximación desde el análisis semántico latente. Signos, 39(60), 75-106.


Wetherell, M. (2007). A step too far: Discursive psychology, linguistic ethnography and questions of identity. Journal of Sociolinguistics, 11, 661-681.
Como Citar
Briceño Velazco, Y. (2014). “Aparentemente você”: postura e compromisso em editoriais de duas revistas venezuelanas de gerência. Signo Y Pensamiento, 33(65), 84–102. https://doi.org/10.11144/Javeriana.SYP33-65.aupc
Seção
Avances