Publicado Dec 30, 2018



PLUMX
Almetrics
 
Dimensions
 

Google Scholar
 
Search GoogleScholar


Paola Alarcón Hernández https://orcid.org/0000-0001-7217-5668

Claudio Díaz Larenas https://orcid.org/0000-0002-9024-2497

Víctor Vásquez Bustos https://orcid.org/0000-0003-1334-9896

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Resumo

Apresenta-se uma aproximação desde a Linguística Cognitiva à análise de discurso na mídia. O objetivo desta pesquisa de tipo qualitativa é analisar as metáforas conceituais referentes ao ensino público em colunas de opinião. Uma análise de conteúdo para a metáfora a duas colunas de opinião de 2017 foi aplicado a dois cibermeios chilenos. Os resultados demostram que as metáforas permitem conceituar e caracterizar de forma precisa os pontos de vista expostos nas colunas. Em particular, as metáforas conceituais analisadas evidenciam o carácter complexo do concepto de educação pública mediante sua associação principalmente com dois domínios fonte: espólio e construção, com o qual destacam-se determinadas características e valorações. Além disso, ambas as colunas concordam em que a situação atual é devido às políticas adotadas pelo estado chileno, caracterizado de maneira negativa pela atribuição metafórica de traços humanos como a covardia.

Keywords

Conceptual metaphor, Cognitive Linguistics, Opinion piece, Public education, Cyber-mediaMetáfora conceitual, Linguística Cognitiva, Coluna de opinião, Ensino público, CibermídiaMetáfora conceptual, Lingüística Cognitiva, Columna de opinión, Educación pública, Cibermedios

References
Arancibia, M. C. y Montecino, L. (2013). El blog de comentarios a textos de opinión en ciberperiódicos: un género en constante reconstrucción. Literatura y Lingüística, 28, 123-148.

Barlow, M. y Kemmer, S. (2000). Usage-Based Models of Language. Stanford, CA: CSLI Publications.

Boric, G. y López, D. (2015, 4 de junio). “Profesores: más dignidad es más calidad”. The Clinic. Recuperado de http://www.theclinic.cl/2015/06/04/profesores-mas-dignidad-es-mas-calidad/.

Casasanto, D. (2014). Experiential origins of mental metaphors: language, culture and the body. En M. Landau, M. D. Robinson, y B. P. Meier (Eds.), The power of metaphor: Examining its influence on social life (pp. 249-268). Washington: A.P.A.

Charaudeau, P. (2009). La argumentación persuasiva. El ejemplo del discurso político. En Shiro M. & alii, Haciendo discurso. Homenaje a Adriana Bolívar, Facultad de Humanidades y Educación, Caracas: Universidad Central de Venezuela. Recuperado de http://www.patrick-charaudeau.com/La-argumentacion-persuasivaEl.html

Chilton, P. (2004). Analysing Political Discourse: Theory and Practice. Londres: Routledge.
Colegio de Profesores de Chile. ¿Qué es la deuda histórica? Recuperado de http://www.colegiodeprofesores.cl/que-es-la-deuda-historica/)

Croft, W y Cruse, D. A. (2004/2008). Lingüística Cognitiva. Madrid: Akal.

Croft, W. (2009). Toward a social cognitive linguistics. En V. Evans y S. Pourcel (eds.), New Directions in Cognitive Linguistics (pp. 395–420). Ámsterdam, Holanda: John Benjamins.

Cuenca, M. J. y Hilferty, J. (1999). Introducción a la Lingüística Cognitiva. Barcelona: Ariel.

Dąbrowska, E. y Divjak, D. (Eds.). (2015). Handbook of Cognitive Linguistics. Berlín: De Gruyter Mouton.
Evans, V. y Green, M. (2006). Cognitive Linguistics. An Introduction. Edimburgo: Edinburgh University Press Ltd.

Geeraerts, D. y Cuyckens H. (Eds.). (2007). The Oxford Handbook of Cognitive Linguistics. Oxford: University Press.

Gibbs, R. W. (2014). Conceptual metaphor in thought and social action. En M. Landau, M. D. Robinson, y B. P. Meier (Eds.), The power of metaphor: Examining its influence on social life (pp. 17-40). Washington, Estados Unidos: A.P.A.

Hart, C. (2014). Construal operations in online press reports of political protests. En C. Hart y P. Cap (Eds.), Contemporary Critical Discourse Studies (pp. 167-188). Londres, Reino Unido: Bloomsbury.

Hernández, R., Fernández, C. y Baptista, P. (2010). Metodología de la investigación. México, McGraw Hill.

Ibarretxe-Antuñano, I. (2013). La Lingüística Cognitiva y su lugar en la historia de la lingüística. Revista Española de Lingüística Aplicada (RESLA), 26, 245-266.

Ibarretxe-Antuñano, I. y Valenzuela, J. (Eds.). (2012). Lingüística Cognitiva. Barcelona: Anthropos.

Johnson, M. (1987/1991). El cuerpo en la mente. Madrid: Debate.

Koller, V. (2012). How to Analyse Collective Identity in Discourse – Textual and Contextual Parameters. Critical Approaches to Discourse Analysis across Disciplines, 5(2), 19-38.

Kövecses, Z. (2002/2010). Metaphor: A practical introduction (2da. Ed.). Oxford/Nueva York: Oxford University Press.
Kövecses, Z. (2015). Where metaphors come from. Oxford: Oxford University Press.

Lakoff, G. (1990). The invariance hypothesis: is abstract reason based on image schemas? Cognitive Linguistics, 1, 39–74.
Lakoff, G. y M. Johnson. (1980/2012). Metáforas de la vida cotidiana. Madrid: Cátedra.

Lakoff, G. y M. Johnson. (1999). Philosophy in the Flesh. The Embodied Mind and Its Challenge to Western Thought. Nueva York: Basic Books.
Landau, M., Robinson, M. D., Meier, B. P. (Eds.). (2014). The power of metaphor: Examining its influence on social life. Washington: A.P.A.

Langacker, R. (1987). Foundations of Cognitive Grammar, vol. I: Theoretical Prerequisites. Stanford: Stanford University Press.

Langacker, R. (2008). Cognitive Grammar: A Basic Introduction. Oxford: Oxford University Press.

Langacker, R. (2015). Construal. En E. Dąbrowska y D. Divjak (Eds.), Handbook of cognitive linguistics (pp. 120–142). Berlín, Alemania: De Gruyter Mouton.

Mejía, J. (2000). El muestreo en investigación cualitativa. Investigaciones sociales, 4(5), 165-180.

Mizala, A. y Romaguera, R (1998). Desempeño Escolar y Elección de Escuelas: La Experiencia Chilena. Serie Economía N° 36. Santiago de Chile: Universidad de Chile. Recuperado de http://www.opech.cl/bibliografico/Doc_Financiamiento/Desempeno_Escolar_Y_Eleccion_De_Colegios_Mizala_Romaguera.pdf

Montecino, L. y Arancibia, M. C. (2015). Recursos de valoración en comentarios de blogs de ciberperiódicos chilenos: construcción del miedo al cambio social. Revista Latinoamericanade Estudios del Discurso, 15(2), 159-177.

Morales-López, E. (2011). Hacia dónde va el análisis del discurso. Revista Electrónica de Estudios Filológicos, (21).
Recuperado de http://www.um.es/tonosdigital/znum21/secciones/estudios-21-discurso.htm

Moser, K. (2000). Metaphor analysis in psychology: method, theory, and fields of application. Forum: Qualitative Social Research, 1(2). Recuperado de http://www.qualitative-research.net/index.php/fqs/article/view/1090/2387.

Musolff, A. y Zinken, J. (Eds). (2009). Metaphor and Discourse. Nueva York: Palgrave Macmillan.
Plantin, C. (1998). La Argumentación. Barcelona: Ariel.

Pragglejaz Group. (2007). MIP: A method for identifying metaphorically used words in discourse. Metaphor and Symbol, 22(1), 1–39.

Real Academia Española. (2014). Diccionario de la lengua española (23.a ed.). Consultado en http://dle.rae.es/

Romano, M y Porto, M. L. (Eds.). (2016). Exploring discourse strategies in social and cognitive interaction. Amsterdam: John Benjamin Publishing Company.

Ruiz, J. (2009). Análisis sociológico del discurso: métodos y lógicas familiarizados con la práctica de investigación social. Forum: Qualitative social research, 10(2). Recuperado de http://www.qualitative-research.net/index.php/fqs/article/view/1298/2776

Saban, A. (2006). Functions of Metaphor in Teaching and Teacher Education: A review essay. Teaching Education, 17(4), 299-315.

Saban, A. (2010). Prospective Teachers’ Metaphorical Conceptualizations of Learner. Teaching and Teacher Education, 26, 290–305.

Saban, A., Kocbeker, B. N., y Saban, A. (2007). Prospective teachers’ conceptions of teaching and learning revealed through metaphor analysis. Learning and Instruction, 17, 123-139. https://doi.org/10.1016/j.learninstruc.2007.01.003
Sanders, T y Spooren, W. (2007). Discourse and text structure. En D. Geeraerts y H. Cuyckens (eds.), The Oxford Handbook of Cognitive Linguistics (pp. 916-941). Oxford, Inglaterra: University Press.

Semino, E. (2008). Metaphor in discourse. Cambridge: University Press.

Soares da Silva, A. (2016). The persuasive (and manipulative) power of metaphor in ‘austerity’ discourse. En M. Romano y M. L. Porto (Eds.), Exploring discourse strategies in social and cognitive interaction (pp. 79-108). Amsterdam, Holanda: John Benjamin Publishing Company.
Soriano, C. (2012). La metáfora conceptual. En I. Ibarretxe-Antuñano y J. Valenzuela, (Eds.), Lingüística cognitiva (pp. 97-121). Barcelona: Anthropos.

Taylor, J. (2002). Cognitive Grammar. Nueva York: Oxford University Press Inc.

Thomas, L., y Beauchamp, C. (2011). Understanding New Teachers’ Professional Identities through Metaphor. Teaching and Teacher Education, 27(4), 762-769.

Tomasello, M. (1999). The cultural origins of human cognition. Cambridge: Harvard University Press.

Van Dijk, T. A. (2003). Ideología y discurso. Barcelona: Ariel.

Van Dijk, T. A. (2009). Society and discourse. How social contexts influence text and talk. Cambridge: Cambridge University Press.
Como Citar
Alarcón Hernández, P., Díaz Larenas, C., & Vásquez Bustos, V. (2018). Uma análise de colunas de opinião desde a metáfora conceitual. Signo Y Pensamiento, 37(73). https://doi.org/10.11144/Javeriana.syp37-73.acom
Seção
Avances