Três teses sobre o ensino universitário na segunda década do século XXI
Publicado
Apr 15, 2010
Almetrics
Dimensions
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Resumo
Pareceu-nos que as fanfarras que anunciaram o novo milênio e os fogos de artifício que saudaram o século XXI mal foram fechadas, quando nos surpreendemos com a consciência de que uma década se passou. Agora ficamos surpresos com a consciência de que, além dos eventos cotidianos muito ricos e variados, na universidade americana - para a qual sempre olhamos - e na universidade colombiana - que o resto da sociedade não olha - parece que em tudo isso década nada de novo aconteceu. E a próxima década?
Keywords
University education, 21st century.Educación universitaria, Siglo XXI.Educação universitária, Século XXI.
References
Departamento Nacional de Planeación (DNP), (2005), Visión Colombia ii Centenario, 2019, Bogotá, Presidencia de la República-Planeta- DNP, disponible en: http://www.dnp.gov.co/ PortalWeb/Default.aspx.
Feixa, C. (1998), De jóvenes, bandas y tribus, Barcelona, Ariel.
Flórez Enciso, L. F. (2005), “El problema de la deserción escolar”, en Economía Colombiana, núm. 311, p. 4.
Gómez Campo, V. M.; Díaz Ríos, C. M. y Celis Giraldo, J. E. (2009), El puente está quebrado, Bogotá, Universidad Nacional de Colombia.
Harré, R. y van Langenhove, L. (1998), Positioning Theory, Oxford, Blackwell.
Hernández, M.; Ortiz, S. y Vasco, C. E. (Edits.), (1995), Colombia, al filo de la oportunidad, tomo 1, Bogotá, Presidencia de la República- Consejería Presidencial para el Desarrollo Institucional-Colciencias. [Otras ediciones: Cooperativa Editorial Magisterio, 1995, y Tercer Mundo, 1996]
Honneth, A. (1997), La lucha por el reconocimiento, por una gramática moral de los conflictos socia- les, Barcelona, Crítica.
— (2006), ¿Redistribución o reconocimiento?, Madrid, Morata.
Maffesoli, M. (1988), Le temps des tribus, Paris, Le Livre de Poche.
Peña Borrero, M. (consultora), (2006), Educación, Visión 2019, Bogotá, República de Colombia- Ministerio de Educación Nacional, disponible en: http://www.uis.edu.co/portal/doc_inte- res/documentos/VISION2019_EDUCA- CION.pdf.
Schiffrin, D.; Tannen, D. y Hamilton, H. E. (edits.), (2003), The Handbook of Discourse Analysis, Oxford, Blackwell.
Sloterdijk, P. (2008), Normas para el parque humano, 2a ed., Madrid, Siruela.
Vasco Uribe, C. E. (1995), “La teoría general de procesos y sistemas”, en Misión Ciencia, Educación y Desarrollo, Educación para el desarrollo, tomo 2, Bogotá, Presidencia de la República-Consejería Presidencial para el Desarrollo Institucional-Colciencias, pp. 377-652.
— (edit.), (2003), Posmodernidad, ciencias y edu- cación, Bogotá, Centro Editorial Javeriano (ceja).
—; Vasco Montoya, E. y Ospina Serna, H. F. (edits.), (2009), Ética, política y ciudadanía, Bogotá, Siglo del Hombre-Universidad de Manizales-Cinde.
Feixa, C. (1998), De jóvenes, bandas y tribus, Barcelona, Ariel.
Flórez Enciso, L. F. (2005), “El problema de la deserción escolar”, en Economía Colombiana, núm. 311, p. 4.
Gómez Campo, V. M.; Díaz Ríos, C. M. y Celis Giraldo, J. E. (2009), El puente está quebrado, Bogotá, Universidad Nacional de Colombia.
Harré, R. y van Langenhove, L. (1998), Positioning Theory, Oxford, Blackwell.
Hernández, M.; Ortiz, S. y Vasco, C. E. (Edits.), (1995), Colombia, al filo de la oportunidad, tomo 1, Bogotá, Presidencia de la República- Consejería Presidencial para el Desarrollo Institucional-Colciencias. [Otras ediciones: Cooperativa Editorial Magisterio, 1995, y Tercer Mundo, 1996]
Honneth, A. (1997), La lucha por el reconocimiento, por una gramática moral de los conflictos socia- les, Barcelona, Crítica.
— (2006), ¿Redistribución o reconocimiento?, Madrid, Morata.
Maffesoli, M. (1988), Le temps des tribus, Paris, Le Livre de Poche.
Peña Borrero, M. (consultora), (2006), Educación, Visión 2019, Bogotá, República de Colombia- Ministerio de Educación Nacional, disponible en: http://www.uis.edu.co/portal/doc_inte- res/documentos/VISION2019_EDUCA- CION.pdf.
Schiffrin, D.; Tannen, D. y Hamilton, H. E. (edits.), (2003), The Handbook of Discourse Analysis, Oxford, Blackwell.
Sloterdijk, P. (2008), Normas para el parque humano, 2a ed., Madrid, Siruela.
Vasco Uribe, C. E. (1995), “La teoría general de procesos y sistemas”, en Misión Ciencia, Educación y Desarrollo, Educación para el desarrollo, tomo 2, Bogotá, Presidencia de la República-Consejería Presidencial para el Desarrollo Institucional-Colciencias, pp. 377-652.
— (edit.), (2003), Posmodernidad, ciencias y edu- cación, Bogotá, Centro Editorial Javeriano (ceja).
—; Vasco Montoya, E. y Ospina Serna, H. F. (edits.), (2009), Ética, política y ciudadanía, Bogotá, Siglo del Hombre-Universidad de Manizales-Cinde.
Como Citar
Vasco Uribe, C. E. (2010). Três teses sobre o ensino universitário na segunda década do século XXI. Signo Y Pensamiento, 29(56), 20–39. https://doi.org/10.11144/Javeriana.syp29-56.ttse
Seção
Editorial