Projetar o currículo universitário Um processo altamente complexo
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este artigo tem como objetivo relacionar diferentes concepções do currículo e explorar como elas influenciam as práticas e efeitos da formação de alunos. Em segundo lugar, apresenta as dimensões do currículo, que transforma esta questão e suas ações em um campo de problemas que deve ser resolvido a partir do reflexo das práticas, necessidades e desejos dos envolvidos em sua gestão e desenvolvimento. Finalmente, há alguns elementos que, em seu conjunto, constituem o que hoje é chamado de gerenciamento da qualidade do currículo.
Curriculum, Curriculum practices, Curricular dimensions, Curriculum management.Evaluación curricular, Estudiantes universitarios, Administración de la calidad, Currículo, Prácticas curriculares, Dimensiones curriculares, Gestión curricular.Currículo, Práticas Curriculares, Dimensões Curriculares, Gestão Curricular.
— (2009), Las prácticas de gestión curricular: corazón de la dinámica de formación de la escuela, Bogotá, DIE-CEP.
Apple, M. (1970). Relevance and Curriculum: a study in phenomenological Sociology of knowledge. New York, Columbia University.
Bobbit, F. (1924), How to Make a Curriculum, Boston (MA), Houghton Mifflin.
Campo, R. y Restrepo, M. (s. f.), Documento de trabajo.
Campo, R. y Restrepo, M. (1996), Un modelo de seminario para estudios de postgrado, Bogotá, FEI-Universidad Javeriana.
Casares, M. (s. f.), Una reflexión teórica del currí- culum y los diferentes enfoques curriculares, La Habana, ucf.
Caswell, H. L. y Campell, D. (1935), Curriculum Development, New York, American Book Company.
Coll, C. (1987), Psicología y currículo, Barcelona, Laia.
Dewey, J. (1916[2001]), Democracia y educación. Madrid: Morata.
Freire, P. (1974), La educación como práctica de la libertad, Buenos Aires, Siglo xxi.
Gagné, R. (1967), Investigación del currículo y la promoción del aprendizaje, México, Interamericana.
Gimeno, J. (1988), El currículo : una reflexión sobre la práctica. Madrid, Morata. 1a. Edición. Good, C. (1973), Diccionario de educación, Nueva York, McGraw Hill.
Grundy, S. (1998), Producto o praxis del currículo, Madrid, Morata.
Habermas, J. (1972), Conocimiento e interés, Madrid, Taurus.
IDEP-Colciencias, Prácticas de gestión curricular en niveles educativos de preescolar, básica y media, informe de investigación [inédito].
Johnson, M. (1967), “Definiciones y modelos en la teoría del currículo”, en Giroux, A. (1981), Currículo e instrucción, Richmond (CA), McCutchan.
Kemis, S. (1988), El curriculum. Más allá de la teoría de la reproducción, Madrid, Morata.
— (1993), El currículo más allá de la teoría de la reproducción, Madrid, Morata.
Lundgren, U. (1997), Teoría del currículum y escolarización, Madrid, Morata.
Orozco, L. E. (1994), Conferencia en evento sobre Ciencia, Tecnología y Desarrollo Humano, Pereira, Universidad Tecnológica de Pereira.
Panza, M. (1990), “Notas sobre planes de estudio y relaciones disciplinares en el currículo”, en Perfiles Educativos, p 42.
Pontificia Universidad Javeriana, Prácticas de gestión curricular en cuatro carreras universitarias, informe de investigación [inédito].
Ragan, W. B. (1970), Currículo primario moderno, Porto Alegre, Globo.
Sacristán, J. G. (1998), El currículo. Una reflexión sobre la práctica, Madrid, Morata.
— (1996), Comprender y transformar la enseñanza, Madrid, Morata.
Sacristan, G. y Pérez, G. A. (1983). La enseñanza: su teoria y su práctica, Madrid, Akal.
Scurati, C. (1982), “Dal programma alla programazione: L’ipotesi del curricolo”. En: Frab- boni, F. (1982), L’innovazione Nella Scuola elementare. Florencia, La nuova Italia.
Stenhouse, S. (1991), Investigación y desarrollo del currículo, Madrid, Morata.
Taba, H. (1982), Desarrollo del currículo. Teoría y práctica, Madrid, Morata.
Tanner, D. y Tanner, L. (1980). Curriculum Development. Theory into Practice. New York, Macmillan.
Tyler, R. (1973), Principios básicos del currículo, Buenos Aires, Troquel.
Wheeler, D. K. (1976), El desarrollo del currículo escolar, Madrid, Santillana.
Zabalza, M. (1987), Diseño y desarrollo curricular, Madrid, Narcea S. A.