Publicado Apr 15, 2010



PLUMX
Almetrics
 
Dimensions
 

Google Scholar
 
Search GoogleScholar


Alberto Martínez Monterrosa

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Resumo

Com base nos postulados da ciência cognitiva, propõe-se uma forma inovadora de ensinar jornalismo. O método repousa sobre três pontos-chave: liberdade de abordagens narrativas, lúdico na apropriação do conhecimento e a possibilidade de retificação no processo de avaliação. Este artigo reúne os desdobramentos de uma experiência que aplica este método de ensino em uma sala de aula de jornalismo, investigando primeiro as competências e aptidões com as quais os alunos chegam e propondo uma metodologia flexível de orientação que alie os conteúdos, oficinas e workshops. tarefas para o perfil de cada grupo. A estratégia, escolhida como a melhor experiência de inovação pedagógica na Universidad del Norte em 2007, é renovada semestral a semestre com o feedback dos cursos.

Keywords

Journalism, Cognition, Ludic educational strategies, Freedom, Education.Jornalismo, Cognição, Brincalhão, Liberdade, Educação.Periodismo, Cognición, Lúdica, Libertad, Educación.

References
El Tiempo (2005), Manual de redacción, Bogotá, El Tiempo.

— (2008, 26 de octubre), “La impaciente generación ‘Y’”, El Tiempo, pp. 2-12.

Fiorillo, H. (2008), Escribir es lo que cuenta, Bar- ranquilla, Fundación La Cueva.

García, J. J. (1991), La nueva historia periodística, Medellín, Colección Mensajes-UPB.

— (1997), La dimensión hermenéutica del periodismo, Medellín, Colección Mensajes-upb.

Gardner, H. (1999), The Disciplined Mind, Nueva York, Simon & Schuster.

— (2001), Mentes creativas, Barcelona, Paidós.

— (2005a), Arte, mente y cerebro: una aproximación cognitiva a la creatividad, Barcelona, Paidós. — (2005b), El buen trabajo, Barcelona, Paidós.

— (2009), La educación de la mente y el conocimiento de las disciplinas, Barcelona, Paidós (Transiciones).

Gargurevich, J. (1997), Hacia nuevas maneras de enseñar y aprender periodismo, Barcelona, Paidós.

Grijelmo, A. (1997), El estilo del periodista, Madrid, Taurus.


Martínez, A. (diciembre de 2008) “Juegos de periodismo: una investigación aplicada en el aula” En: Investigación y Desarrollo, vol. 16, núm 2, pp. 305-325.

Martínez, A. y Durán, O. (2005), “Juan Gossaín según Howard Gardner, aunque ambos lo ignoren”, Revista Investigación y Desarrollo, vol. 13, núm. 2, Ediciones Uninorte.

— (2007), Juan el hijo de Juan:Travesía por las com- petencias extraordinarias de Juan Gossaín desde la perspectiva cognitiva del psicólogo Howard Gardner [tesis de maestría], Barranquilla, Biblioteca de la Universidad del Norte.

Nunes de Almeida, P. (2002), Educación lúdica, Bogotá, San Pablo.

Rodari, G. (1999), Gramática de la fantasía: introducción al arte de contar historias, Bogotá, Panamericana.

Schaefer, C. y O’Connor K. (1983), Manual de terapia de juego, México, Manual Moderno.

Stocking, S. H. y Gross, H. P. (1989). ¿How do Journalist Think? A Proposal for the Study of Cognitive Bias in Newsmaking, Bloomington, Smith Research Center Indiana University.
Como Citar
Martínez Monterrosa, A. (2010). Jornalismo cognitivo como estratégia na sala de aula. Signo Y Pensamiento, 29(56), 102–112. https://doi.org/10.11144/Javeriana.syp29-56.pcce
Seção
Agendas