Publicado Oct 18, 2023



PLUMX
Almetrics
 
Dimensions
 

Google Scholar
 
Search GoogleScholar


María Marcos Ramos

Teresa Martín García

Beatriz González de Garay Domínguez

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Resumo

O aumento da percentagem da população com mais de 65 anos em Espanha não parece corresponder à presença de personagens com mais de 65 anos em séries de ficção.


Esta investigação analisa a representação deste grupo na ficção audiovisual difundida na televisão em geral e em plataformas audiovisuais. Foram analisadas duas subamostras de episódios de séries de ficção transmitidas na televisão geral e em plataformas, totalizando personagens de 2007 (n=1238 e n=770, respectivamente), utilizando uma metodologia quantitativa e a técnica de análise de conteúdos.


Entre os resultados, vale a pena salientar que as personagens com mais de 65 anos estão subrepresentadas, falam menos de certos temas do que as personagens mais jovens e há uma representação escassa da diversidade sexual. Portanto, a representação de caracteres mais antigos na série analisada é inferior aos dados reais da população espanhola, limitada e estereotipada.

Keywords

series, characters, stereotypes, television, elderly.series, personajes, estereotipos, televisión, ancianos.séries, personagens, estereótipos, televisão, pessoas idosas.séries, personnages, stéréotypes, télévision, personnes âgées.

References
ARONOFF, C. (1974): “Old Age in Prime-time”, Journal of Communication (24), pp. 86-87.
ATCHLEY R, BARUSCH A. (2004): Social forces and aging: An introduction to social gerontology, Belmont (CA)m Wadsworth/Thomson Learning.
AUSTRIAN, S. G. (2008): Developmental theories through the life cycle, New York, Columbia University Press.
BARDIN, L. (1996): Análisis de contenido, Madrid, Ediciones Akal.
BARLOVENTO COMUNICACIÓN (2020): Análisis Televisivo Anual 2019, disponible en https://www.barloventocomunicacion.es/wp-content/uploads/2019/12/analisis-televisivo-2019-BarloventoComunicacion-1.pdf [consulta: 01-03-2020].
BERMEJO, J. (2012): “Los personajes y las series de ficción en la vida de los y las jóvenes”, Revista de Estudios de Juventud, 96, pp. 31-49.
BISCARRAT, L., MELÉNDEZ, N. (2014): “De la exclusión a la heteronomía. Inmigrantes en la ficción televisiva Aída”, Icono 14, 12(1), pp. 319-346. https://doi.org/ff6s
CORDERO DEL CASTILLO P. (2006); “Situación social de las personas mayores en España”, Humanismo y trabajo social, 5, pp. 161-195.
CORONADO, C., GALÁN, E. (2015): “¿Tontas y locas?: género y movimientos sociales en la ficción televisiva sobre la transición española”, Historia y Comunicación Social, 20(2), pp. 327-343. https://doi.org/ff69
CRESPO, M. (2005): “Mensajes y modelos televisivos para los adolescentes: estudio base para un análisis sistemático del contenido sexual de las series de televisión”, Doxa Comunicación, 3, pp. 187-214.
DAALMANS, S., ODINK, M. (2019): “Stereotyped but Liked? A Content Analysis of the Presence and Stereotypical Portrayal of Minority Groups in Award-Winning Commercials”, Communication Research Report, pp. 231-241. https://doi.org/10.1080/08824096.2019.1630605
DE CASO BAUSELA E, GONZÁLEZ-DE-GARAY B, MARCOS RAMOS M. (2020): “Representación de género en las series generalistas de televisión españolas emitidas en prime time (2017-2018)”, El profesional de la Información, 29(2), pp. 339-360. https://doi.org/ff7d
EASTMAN JK, IYER R. (2004): “The elderly’s uses and attitudes towards the Internet”, Journal of consumer marketing; 21(3), pp. 208-220.
http://dx.doi.org/10.1108/07363760410534759
FEDERACIÓN ESTATAL DE LESBIANAS, GAIS, TRANS Y BISEXUALES. Informe 2019. Mayores LGTBI Historia, Lucha y Memoria, disponible en http://docpublicos.ccoo.es/cendoc/057646Informe2019MayoresLGTBI.pdf [consulta: 01-03-2020].
FIGUERAS, M., TORTAJADA, I., ARAÜNA, N. (2014): “La erótica del malote. Lecturas adolescentes de las series televisivas: atracción, deseo y relaciones sexuales afectivas”, Revista de Estudios de Juventud, 106, pp. 49-62.
FISHER, J. C. A. (1993): “Framework for describing developmental change among older adults”, Adult education quarterly, 43(2), pp. 76-89. http://dx.doi.org/10.1177/0741713693043002002
GALÁN, H. (2006a): “Construcción de género y ficción televisiva en España”, Comunicar, 28, pp. 229-236. https://bit.ly/3mtRt78
GALÁN, H. (2006b): “La representación de los inmigrantes en la ficción televisiva en España. Propuesta para un análisis de contenido. El Comisario y Hospital Central”, Revista Latina de Comunicación Social, 61. https://bit.ly/3oDo5gs
GARCÍA GUILLEM, S. (2015): “El otro en el espejo: “Amour” de Michael Haneke”, Área abierta, 15(2), pp. 19-34.
GARCÍA, M. (2018): “Mayores y diversidad sexual: entre la visibilidad y el derecho a la indiferencia”, Revista Prisma Social, 21, pp. 123-148.
https://revistaprismasocial.es/article/view/2460
GONZÁLEZ-DE-GARAY B., MARCOS RAMOS M., PORTILLO DELGADO C. (2019): “Gender representation in Spanish prime-time TV series”, Feminist Media Studies, 20(3), pp. 414-433. https://doi.org/10.1080/14680777.2019.1593875
HOPPE, T., TISCHER, U., PHILIPPSEN, C., HARTMANN-TEWS, I. (2016): “Presentation of age(ing) and elderly people in TV commercials”, Z Gerontol Geriatr, 49(4), pp. 317-326. doi: 10.1007/s00391-015-0923-y
KESSLER, E. M., RAKOCZY, K., STAUDINGER, U. M. (2004): “The portrayal of older people in prime-time television series: the match with gerontological evidence”, Ageing and Society , pp. 531-552.
IGARTUA J. J. (2006): Métodos cuantitativos de investigación en comunicación, Barcelona, Bosch.
IGARTUA PEROSANZ, J.J, DEL RÍO, P., ÁLVAREZ, A., GARCÍA, L.C, GARCÍA, F.J., GARRACHÓN L, PÉREZ, D., POLO, J., YÁÑEZ, E. (1998): “Indicadores culturales y construcción de estereotipos en filmes de ficción”, Comunicación y cultura, 5(6), pp. 43-56.
IMSERSO (2003): Las personas mayores en España Informe 2002. Datos estadísticos estatales Subdirección General de Planificación, Ordenación y Evaluación, Madrid, IMSERSO.
INE (2020). Revisión del Padrón municipal 2019. Población por edad (año a año) y sexo.
LACALLE, Ch. (2008): El discurso televisivo sobre la inmigración. Ficción y construcción de identidad, Barcelona, Omega.
LEE, B., CHEN, Y., HEWITT, L. (2011): “Age differences in constraints encountered by seniors in their use of computers and the internet”, Computers in human behavior, 27(3), pp. 1231-1237. http://dx.doi.org/10.1016/j.chb.2011.01.003
LÓPEZ, F., RAYA, I., (2019): “Fernández-Valdes, y la producción femenina de series de televisión en España. Las chicas del cable como caso de estudio”, Feminist Media Studies, 19(3), 1-15. https://doi.org/ff7k
LOVEJOY, J, WATSON, B. R, LACY, S, RIFFE, D. (2016): “Three decades of reliability in communication content analyses: Reporting of reliability statistics and coefficient levels in three top journals”, Journalism & Mass Communication Quarterly, 93(4), pp. 1135-1159. https://doi.org/10.1177%2F1077699016644558
MANCEBO-ARACIL, J. F. (2014): “Mayores, publicidad y medios de comunicación: una revisión teórica”, Historia y Comunicación Social, Vol. 19, pp. 573-588.
MANCEBO-ARACIL, J. F., RAMOS-SOLER, I., (2015): “Las personas mayores en la ficción televisiva: el caso de Hospital Central”, Opción: Revista de Ciencias Humanas y Sociales, pp. 1006-1021.
MARCOS-RAMOS, M., GONZÁLEZ DE GARAY, B., PORTILLO, C. (2019): “La representación de la inmigración en la ficción serial española contemporánea de prime time”, Revista Latina de Comunicación Social, 74, pp. 285-307. https://doi.org/ff87
MARCOS-RAMOS, M. (2014): La imagen de los inmigrantes en la ficción televisiva de prime time. Análisis y recomendaciones para los profesionales, Salamanca: Ediciones Universidad de Salamanca.
MARCOS-RAMOS, M., IGARTUA, J., FRUTOS, F., BARRIOS, I., ORTEGA, F., PIÑEIRO, V. (2014): “La representación de los personajes inmigrantes en los programas de ficción”, Vivat Academia, 0(127), pp. 43-71. doi:10.15178/va.2014.127.43-71
MARCOS-RAMOS, M., GONZÁLEZ DE GARAY, B., ARCILA, C. (2020): “Grupos minoritarios en la ficción televisiva española: análisis de contenido y percepciones ciudadanas para la creación de un índice de diversidad”, Cuadernos.info, 46, pp. 307-341
MARCOS-RAMOS, M., GONZÁLEZ DE GARAY, B. (2019): “La caracterización psico-social de los inmigrantes en las series de televisión españolas de prime time (2016-2017)”, Communication and Society, 32(4), pp. 1-15. https://doi.org/ghcr63
MASANET, M. J., MEDINA, P., FERRÉS, J. (2012): “Representación mediática de la sexualidad en la ficción seriada dirigida a los jóvenes: estudios de caso de Los protegidos y Física o Química”, Comunicación, 10, pp. 1537-1548.
MASTRO, D., GREENBERG, B. (2000): “The portrayal of racial minorities on prime time television”, Journal of broadcasting and electronic media, 44(4), pp. 690-703. https://doi.org/10.1207/s15506878jobem4404_10
MATEOS-PÉREZ, J. (2021): “Modelos de renovación en las series de televisión juveniles de producción española. Estudio de caso de Merlí (TV3, 2015) y Skam España (Movistar, 2018)”, Doxa Comunicación, (32), pp. 143-157. https://doi.org/10.31921/doxacom.n32a7
MILLER, D., LEYELL, T., MAZACHEK, J. (2004): “Stereotypes of the elderly in US television commercials from the 1950s to the 1990s”, International journal of aging & human development, 58, (4), pp. 315-40. doi: 10.2190/N1R6-7Q5Y-2N7Q-8NM1.
MOUZO, J. (2020): “Las mujeres viven más pero pasan 20 años con mala salud”. El País.
NEUENDORF, K.A, GORE, T.D, DALESSANDDRO, A., JANSTOVA, P., SNYDER-SUHY, S. (2010): “Shaken and Stirred: A Content Analysis of Women´s Portrayals in James Bond Films”, Sex Roles, 62, pp. 747-761. doi: 10.1007/s11199-009-9644-2
NORTHCOTT, H.C. (1975): “Too young, too old- Age in the world of TV”, The Geron¬tologist, 15, pp. 184-186.
POTTER, W. J., WARREN, R. (1998): “Humor as camouflage of televised violence”, Journal of Communication, 48(2), pp. 40-57.
PERSAUD, S., GRAUERHOLZ, L., KOONTZ, A. (2017): “Gendered Representations and Portrayals in Technology Advertisements: Exploring Variations by Age”, Race and Ethnicity, 35, pp. 137-152, doi:10.1007/s12147-017-9191-z
RAMÍREZ, M. (2020): “Mujer, edad e invisibilidad en los anuncios televisivos en Puerto Rico”, Chasqui Revista Latinoamericana de Comunicación, 145, pp. 89-106.
RAMOS-SOLER, I., CARRETÓN-BALLESTER, M. (2012): “Presencia y representación de las personas mayores en publicidad televisiva”, Revista Española de Geriatrí a y Gerontología, pp. 55-61.
REY, A. (2020). “Chicas de oro y caspa”. El Mundo. https://www.elmundo.es/blogs/elmundo/asesinoenserie/2010/09/09/chicas-de-oro-y-caspa.html; [consulta: 08-03-2020].
ROMERO-RODRÍGUEZ, L. M., DE CASAS MORENO, P., TORRES TOUKOUMIDIS, A. (2015): “Estereotipos, tópicos y lenguaje de la programación sensacionalista en la televisión: programa «Corazón» de TVE”, Alteridad, 10(1), pp. 31-43.
SCHAIE, K.W. (2012): Developmental influences on adult intelligence: The Seattle longitudinal study, Oxford, Oxford University Press.
SIGNORELLI, N. (2004): “Aging on TV: Messages relating to gender, race and occupation in prime-time”, Journal of Broadcasting & Electronic Media 48, pp. 279-301.
SIGNORELLI, N., BACUE, A. (1999): “Recognition and respect: A content analysis of prime-time television characters across three decades”, Sex Roles, 40, pp. 527-544.
SMITH, S.L, PIEPER, K., CHOUEITI, M., TOFAN, A., DEPAUW, A. M, CASE, A. (2017): “Seniors on the small screen: aging in popular television content”. http://assets.uscannenberg.org/docs/Seniors_on_the_Small_Screen-Dr_Stacy_L_Smith_9-12-17.pdf [consulta: 01-03-2020].
UMPHREY, D., ROBINSON, T. (2007): “Negative stereotypes underlying other-person perceptions of the elderly”, Educational Gerontology, pp. 309-326. https://doi.org/10.1080/03601270701198885
WHITFORD, M. (1998): “Market in motion”, Hotel and motel management, 213(7), pp. 41-43.
Como Citar
Marcos Ramos, M. ., Martín García, T. ., & González de Garay Domínguez, B. . (2023). Representação da velhice na televisão espanhola: personagens com mais de 65 anos na televisão aberta e nas plataformas. Sinal E Pensamento, 42. https://doi.org/10.11144/Javeriana.syp42.rvte
Seção
Avances