As tensões entre discursos de estudantes e professores universitários sobre a leitura e a escritura.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa interinstitucional sobre as práticas de leitura e escrita nas universidades da Colômbia. Especificamente, apresentam-se grupos de discussão de estudantes e professores de uma universidade ao redor das suas conceições sobre estas práticas. A metodologia foi construída em conjunto por pesquisadores das diferentes universidades, com base na proposta de Jesus Ibáñez. Estes resultados mostram as diferentes abordagens dos estudantes e professores sobre a leitura e a escrita, e sua preocupação para a problemática multidimensional que identificaram. Argumenta-se a necessidade de levar em conta estas conceições em qualquer tipo de intervenção sobre leitura e escrita a surgir nas universidades, tanto na sala de aula ou no campo de políticas institucionais ou estatais.
Writing and reading, Discourse analysis, Written communication.Lectura y escritura, Análisis del discurso, Comunicación escritaLeitura e Escrita, Análise do discurso, Comunicação escrita.
Calsamiglia, H., & Tusón, A. (2004). Las cosas del decir. Manual de análisis del discurso. Barcelona: Ariel Lingüística.
Canales, M., & Peinado, A. (2003). Grupos de discusión. En J. D. Herrera, Metodología de la investigación (págs. 287-316). Bogotá: Cinde.
Cartolari, M., & Carlino, P. (2011). Leer y tomar apuntes para aprender en la formación docente: un estudio exploratorio. Revista Internacional en Investigación en Educación, 4(7), 67-86.
Carvajal, G. (2008). Lecturas y escrituras juveniles. Entre el placer, el conformismo y la desobediencia. Cali: Programa Editorial Universidad del Valle.
Castañeda, L. S., Henao, J. I., & Londoño, D. A. (2011). Niveles de literacidad en tres universidades del Valle de Aburrá. La lectura y escritura como criterios de calidad de la educación superior. Barranquilla: VI Congreso Internacional Cátedra Unesco.
Cazden, C. (1991). El discurso en el aula. Barcelona: Paidós.
Chois, P., & Santacruz, M. (2010). Prácticas de lectura y escritura académicas en el programa académico de Fonoaudiología de la Universidad del Cauca. Revista Facultad Ciencias de la Salud, 12(3), 50-62.
Gómez, O. (2011). Actos pedagógicos y estrategias mediadoras de rendimiento académico para fortalecer competencias de lectura y escritura de los estudiantes del programa de Contabilidad Financiera de las Unidades Tecnológicas de Santander. La lectura y la escritura como criterios de calidad en la educación. Barranquilla: VI Congreso Internacional Cátedra Unesco.
Ibáñez, J. (1985). Del algoritmo al sujeto. Madrid: Siglo XXI.
Ibáñez, J. (2003). Más allá de la sociología. El grupo de discusión: técnica y crítica. 5.ª edición. Madrid: Siglo XXI.
Krueger, R. (1991). El grupo de discusión. Guía práctica para la investigación aplicada. Madrid: Ediciones Pirámide, S.A.
Llopis, R. (2004). El grupo de discusión. Manual de aplicación para la investigación social, comercial y comunicativa. Madrid: Editorial ESIC.
Moreno, J. A., Ayala, R., Vázquez, C. A., & Díaz, J. C. (2011). Evaluación de niveles de lectura en el contexto de la educación superior. La lectura y escritura como criterios de calidad en la educación. Barranquilla: VI Congreso Internacional Cátedra Unesco.
Ochoa, S., & Aragón, L. (2004). La alfabetización en la universidad y su relación con las estrategias de aprendizaje y enseñanza. Pensamiento Psicológico 2(2), 9-39.
Van Dijk, T. (2004). Discurso y Dominación. Grandes Conferencias en la Facultad de Ciencias Humanas, 4, 5-28.
Vasilachis, I. (2007). Estrategias de investigación cualitativa. Barcelona: Gedisa.