Publicado Apr 15, 2009



PLUMX
Google Scholar
 
Search GoogleScholar


Luis Miguel Martínez Cervantes

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Resumo

Na aurora da Sociedade da Informação, o processo constante de digitalização transforma nossas atividades diárias. Essa mudança acontece com tal velocidade que muitas vezes nos impede de parar para refletir sobre sua origem e transcendência. Enquanto articulamos novos espaços digitais, aumentamos o fosso digital; as possibilidades de se beneficiar da sociedade da informação são reduzidas. No entanto, ao mesmo tempo, construímos pontes que nos permitem superar a lacuna, com base na convergência de tecnologias e conteúdo. Este artigo explora a relação entre a lacuna e a convergência digital e convida o leitor a refletir sobre essas pontes digitais, amostras efetivas do uso das tecnologias de informação e comunicação na educação, cultura, saúde e sociedade.

Keywords

Digital divide or gap, Digital convergence, Information technologies, Communication technologies, Digital cultureExclusão digital, Convergência digital, Tecnologias da informação, Tecnologias de comunicação, Cultura digitalBrecha digital, Convergencia digital, Tecnologías de la información, Tecnologías de la comunicación, Cultura digital

References
2001: A Space Odissey (1968), [película], Kubrick, S. (dir.), Estados Unidos, Metro-Goldwyn Mayer (prods.).


Batista, E. (2008), “She’s Gotta Have It: Cell Phone” [en línea], disponible en: http://www.wired. com/culture/lifestyle/news/2003/05/58861, recuperado: 6 de junio de 2008.


Castells, M. (2004), “The Network Society: a Cross-Cultural Perspective”, Northampton, MA: Edward Elgar.


CEA-UIIA (2008), “Centro de Estudios Ayuuk” [en línea], disponible en http://cea-uiia.blogspot. com/, recuperado: 11 de octubre de 2008.


— (2006), “Hacia dónde vamos: un diagnóstico de la región Mixe”, Oaxaca, México, Sistema Universitario Jesuita/cdi.


— (2007), “Modelo educativo” [documento de trabajo], Oaxaca, México. Coyle, K. (2007), “Digital Divide”, The Journal of Academic Librarianship, núm. 33, pp. 708- 709.


Crispín Bernardo, M. L. (2006), “Formación de profesores universitarios para el desarrollo de las habilidades necesarias para el aprendizaje autónomo desde una perspectiva intercultural” [proyecto de investigación], México, Universidad Iberoamericana.


Cullen, R. (2001), “Addressing the Digital Divide”, en Online Information Review, pp. 311-320.


Engelbrecht, H. J. (2008), “Internet-Based ‘Social Sharing’ as a New Form of Global Production: The case of seti@home”, en Telematics and Informatics, núm. 25, pp. 156-168.


Gil, G. (2003), “Discurso do ministro Gilberto Gil na solenidade de transmissão do cargo”, Brasilia, s. e.


Gilleard, C. y Higgs, P. (2008), “Internet Use and the Digital Divide in the English Longitudinal Study of Ageing”, en Eur J Ageing, núm. 5, pp. 233-239.


Instituto Nacional de Estadística Geografía e Informática (INEGI) (2005), “Información estadística sobre la sociedad de la información” [en línea], disponible en http://www. inegi.gob.mx, recuperado: 12 de octubre 2008.


International Telecommunication Union (ITU) (2003), “World Telecommunication Development Report 2003. Access Indicators for the Information Society”, Geneva, International Telecommunication Union (ITU).


— (2007), “Measuring the Information Society”, Geneva, International Telecommunication Union (ITU).


Jeon, S. (2008), “Strategic implications of the open market-paradigm under digital convergence: the case of small business C2C”, en Service Business, núm. 4, pp. 321-334.


Kydd, A. (2007, julio), “Entrevista sobre el Proyecto Zumbido”, s. d.


Martínez, L. M. (2008), “Reporte de visita a los puntos de cultura del Ministerio de Cultura de Brasil” [documento de trabajo], México, Departamento de Comunicación, Universidad Iberoamericana.


National Telecommunications and Information Administration (2000), “Falling Through the Net: Toward Digital Inclusion: A Report on Americans’ Access to Technology Tools” [en línea], disponible en http://www.ntia. doc.gov/ntiahome/fttn00/contents00.html, recuperado: 7 de julio de 2008.


Ojanper, T. (2006), “Convergence Transforms Internet”, en Wireless Personal Communications, núm. 37, pp. 167-185.


Organización de las Naciones Unidas (ONU) (2008), “Sitio web de las Naciones Unidas para los indicadores de los objetivos de desarrollo del milenio” [en línea], disponible en http://mdgs. un.org/unsd/mdg/Home.aspx, recuperado: 12 de octubre de 2008.


Rivera, A. (2008), “Ambientes digitales de aprendizaje y la colaboración intercultural” [en prensa], DIDAC.


Sciadas, G. (ed.) (2005), From the Digital Divide to Digital Opportunities: Measuring Infostates for Development, Montreal, Orbicom.


Secretaría de Economía de Oaxaca (2008), “Oaxaca en cifras” [en línea], disponible en http://economia.oaxaca.gob.mx/index.php?s eccion=cifras&id=geografia, recuperado: 12 de octubre de 2008.


Sta. le Angen Rye (2008), “Exploring the gap of the digital divide. Conditions of connectivity and higher education participation”, en GeoJournal, núm. 71, pp. 171-184.
Como Citar
Martínez Cervantes, L. M. (2009). Construindo pontes digitais: reflexões a partir da convergência. Signo Y Pensamiento, 28(54), 56–67. Recuperado de https://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/4528
Seção
Avances