Publicado Apr 15, 2009



PLUMX
Google Scholar
 
Search GoogleScholar


José Alberto García Avilés

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Resumo

A convergência de mídias é um processo facilitado pela implementação generalizada de tecnologias de telecomunicações digitais, que afeta aspectos muito diversos e promove a integração de ferramentas, espaços, métodos de trabalho e linguagens previamente desintegradas. Convergência se desenvolve, pelo menos, em cinco áreas: tecnologia, negócios, conteúdo, usuários e profissionais de mídia. O artigo analisa os diferentes pontos fortes e fracos do setor de comunicação frente ao desenvolvimento da convergência digital em cada uma dessas cinco áreas. Finalmente, as recomendações visam manter e fortalecer os conteúdos de serviço público, interesse geral e acesso universal no cenário de convergência.

Keywords

Convergence, Newsroom integration, Multimedia, CommunicationConvergencia, Integración de redacciones, Multimedia, ComunicaciónConvergência, Composição das redações, Multimídia, Comunicação

References
Becerra, M. (2000, mayo), “De la divergencia a la convergencia en la sociedad informacional: fortaleza y debilidades de un proceso inconcluso”, en Revista de Estudios de Comunicación ZER, núm.8, pp. 93-112.


Benavides, J. et al. (eds.) (2000), Las convergencias de la comunicación. Problemas y perspectivas investigadoras, Madrid, Fundación General Universidad Complutense.


Bustamante, E. (comp.) (2002). Comunicación y cultura en la era digital. Industrias, mercados y diversidad en España, Barcelona, Gedisa.


Castells, M. (2001), La galaxia Internet. Reflexiones sobre Internet, empresa y sociedad, Barcelona, Plaza & Janés.


Cebrián Herreros, M. (2001), La radio en la convergencia multimedia, Barcelona, Gedisa.


Christensen, C. M. (2000), The Innovators Dilemma: When New Technologies Cause Great Firms to Fail, Cambridge, Harvard Business School Press.


De Sola Pool, I. (1983), Technologies of Freedom, Cambridge, MA, Belknap Press.


EGEDA (2008), Panorama audiovisual 2007, Madrid, EGEDA.


García Avilés, J. A.; Salaverría, R., y Masip, P. (2008), “Convergencia periodística en los medios de comunicación. Propuesta de definición conceptual y operativa”, en: I Congreso de la Asociación Española de Investigadores en Comunicación, Santiago de Compostela.


García Avilés, J. A. y Carvajal, M. (2008), “Integrated and Cross-Media Newsroom Convergence: Two Models of Multimedia News Production: The Cases of Novotécnica and La Verdad Multimedia in Spain”, en: Convergence, vol. 2, núm. 14, pp. 223-241.


García Avilés, J. A. (2006), El periodismo audiovisual ante la convergencia digital, Alicante, Editorial Universidad Miguel Hernández.


Jenkins, H. (2006), Convergence Culture. Where Old and New Media Collide, Nueva York, New York University Press.


León, B. y García Avilés, J. A. (2000), “La información audiovisual interactiva en el entorno de convergencia digital: desarrollo y rasgos distintivos”, en: Comunicación y sociedad, vol. XII, núm. 2, pp. 141-179.


— (2002), “Los retos de la implantación de la televisión interactiva a la luz de su propia historia”, en: Zer. Revista de Estudios de Comunicación [en línea], núm. 13, disponible en: http://www.ehu.es/zer/zer13/retos13.htm, recuperado: 5 de junio 2008.


Prado, E. y Franquet, R. (1998, mayo), “Convergencia digital en el paraíso tecnológico: claroscuros de una revolución”, en: ZER, núm. 4, pp. 28-39.


Salaverría, R. y García Avilés, J. A. (2008), “La convergencia tecnológica en los medios de comunicación: retos para el periodismo”, Trípodos, núm. 23, pp. 31-47.


Stipp, H. (1999), “Convergence Now?”, en: The International Journal of Media Management, vol. 1, núm. 1.


Trejo Delarbre, R. (2008), “Iberoamérica: retos, rezagos y oportunidades en el umbral de la convergencia digital”, en: Ponencia III Acta Internacional de la Lengua Española. Una nueva era audiovisual y tecnológica, Huelva.
Como Citar
García Avilés, J. A. (2009). Comunicação frente à convergência digital: Algunas fortalezas y debilidades. Signo Y Pensamiento, 28(54), 102–113. Recuperado de https://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/4529
Seção
Avances