Publicado Apr 15, 2013



PLUMX
Almetrics
 
Dimensions
 

Google Scholar
 
Search GoogleScholar


José Raúl Gallego Ramos

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Resumo

O artigo analisa a relação entre a agenda pública nacional, sua representação mediática na secção de correspondência ‘Cartas à Diretoria’ do jornal Granma e a agenda mediática nacional de tal órgão de imprensa, durante outubro e novembro de 2009. Mediante aplicação de técnicas e métodos como o coeficiente de correlação Rho Spearman, a observação participante, a entrevista em profundidade e a análise de conteúdo, evidencia-se o tratamento deficiente dos objetos e atributos da agenda pública na agenda mediática do jornal Granma, e apresenta-se análise dos fatores e atores que atentam contra uma relação favorável entre estas agendas. O estudo constitui o primeiro do seu tipo em Cuba e propõe metodologia novidosa para estudar a relação entre agendas, mesma que integra aspectos quantitativos e qualitativos, e as mediações que intervém no processo.

Keywords

Public agenda, Media Agenda, Granma Newspaper, Mediations, Cuba.Agenda pública, Agenda mediática, Jornal Granma, Mediações, Cuba.Agenda pública, Agenda mediática, Mediaciones, Cuba.

References
Álvarez, L., & Barreto, G. (2010). El arte de investigar el arte. Santiago de Cuba: Editorial Oriente.


Carrillo, E. & Tamayo, M. (2004). Los determinantes de la agenda pública. Recuperado de http://www.iij.derecho.ucr.ac.cr.


Casermeiro, A. (2004). Los medios en las elecciones. Agenda setting en la Ciudad de Buenos Aires. Buenos Aires: EDUCA.


Colunga, M. A. (2011). Mediaciones sobre el contenido de los medios que inciden en la relación entre la agenda mediática del periódico Adelante y la agenda pública de sus lectores potenciales. (Tesis inédita de Licenciatura). Universidad de Camagüey Ignacio Agramonte Loynaz, Camagüey, Cuba.


García Luis, J. (2004). La regulación de la prensa en Cuba. Referentes morales y deontológicos. (Tesis Doctoral inédita), Universidad de La Habana, La Habana, Cuba.


Martínez, Y. (2012). Tratamiento periodístico de los principales objetos y atributos de la agenda pública en la página Criterios del Periódico 26 de Las Tunas durante octubre 2011 y febrero 2012. (Tesis inédita de Licenciatura). Universidad de Camagüey Ignacio Agramonte Loynaz, Camagüey, Cuba.


McCombs, M. (2006). Estableciendo la agenda. El impacto de los medios en la opinión pública y en el conocimiento. Barcelona: Paidós Ibérica.


Piñuel, J. L. (2002). Epistemología, metodología y técnicas de análisis de contenido. Estudios de Sociolingüística 3 (1), 1-42.


Rodríguez Díaz, R. (2004). Teoría de la Agenda-Setting. Aplicación a la enseñanza universitaria. Madrid, España: Observatorio Europeo de Tendencias Sociales.


Rosabal, A. & Gallego, J. R. (2010). Las cartas sobre la mesa. Un estudio sobre la relación entre agenda pública y mediática en Cuba: caso Granma. (Tesis inédita de Licenciatura), Universidad de La Habana, La Habana, Cuba.


Shoemaker, P. y Reese, S. (1994). La mediatización del mensaje. Teoría de las influencias en el contenido de los medios de comunicación. México: Editorial Diana.
Como Citar
Gallego Ramos, J. R. (2013). As cartas na mesa. Estudo sobre a relação entre agenda pública e mediática em Cuba: caso Granma. Signo Y Pensamiento, 32(62), 98–113. https://doi.org/10.11144/Javeriana.syp32-62.csme
Seção
Avances