Publicado Sep 15, 2013



PLUMX
Almetrics
 
Dimensions
 

Google Scholar
 
Search GoogleScholar


Fanny Yolanda Paladines Galarza

Karina Paola Valarezo González

Jenny Jovita Yaguache Quichimbo

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Resumo

As agências de relações públicas, publicidade e marketing aportam ao dinamismo da economia do Equador, para o qual fazem uso efetivo de técnicas de comunicação para fortalecer a imagem e reputação das organizações em sua audiência. A presente pesquisa tem como objetivo conhecer o suporte que as agências brindam à gestão da comunicação integral das organizações. Esta pesquisa é pioneira no país e nasce pela carência de informação relacionada com as agências. Através de metodologia quantitativa e qualitativa conseguiu-se informação relacionada com as empresas que oferecem tal suporte. Os resultados revelam que em Quito e Guayaquil é onde existe mais assentamento deste tipo de empresas. As agências de publicidade e marketing oferecem serviços integrais de comunicação, a elas se aditam as agências de relações públicas que cada vez mais ganham espaço na política de comunicação das empresas.

Keywords

Corporate public relations, communication management, advertising, economics.Relaciones públicas en corporaciones, comunicación en administración, publicidad, aspectos económicos.Relações públicas empresariais, gestão da comunicação, publicidade, economía.

References
Arens, W., Weigold, M., & Arens, C. (2008). Publicidad (undécima ed.). México: McGraw-Hill Interamericana.


Baack, C. (2010). Publicidad, promoción y comunicación integral en marketing (4ta ed.). México: Pearson Educación.


Brandrepublic (2012). MPG International Media Contacts wins 10 millones Ecuador-Tourismo. Recuperado de http://www.brandrepublic. com/news/1066903/MPG-InternationalMedia-Contacts-wins-10m-Ecuador-Tourism-account/?DCMP=ILC-SEARCH.


Costa, J. (2009). El DirCom hoy. Barcelona: Costa Punto Com.


Departamento de Ciencias de la Comunicación, UTPL. (2012). Anuario de la Comunicación del Ecuador 2011-2012. Loja: EdiLoja.


De Castro, G. (2008). Reputación empresarial y ventaja competitiva. España: ESIC Editorial.


Fernández, M. L. (2008). Comunicación integral e industria publicitaria. Revista Razón y Palabra, 63, julio-agosto. Recuperado de http://www. razonypalabra.org.mx/n63/index63.html.


Garrido, F. J. (2004). Comunicación estratégica: Las claves de la comunicación empresarial en el siglo XXI. Madrid: Gestión 2000.


Gómez-Ramírez, C. M. (2011). Conceptos estratégicos para agencias de relaciones públicas. Criterio Libre, 9 (14), 161-180.


Gutiérrez, O. (2008). Relaciones Públicas en tres tiempos: su cuarta dimensión. En J. D. Barquero, & J. Corredor (Eds.), Relaciones Públicas. Madrid: Ediciones gráficas Rey, S.L.


INEC. (2011). Estadísticas TIC’S 2010. Recuperado de http://www.inec.gob.ec/estadisticas/index. php?option=com_remository&Itemid=&fun c=select&id=93&lang=es.

Islas, O. (Marzo de 2005). De las Relaciones Públicas a la Comunicación Estratégica. Revista Latinoamericana de Comunicación Chasqui, 89, 40-47.


Paladines, F. Y. (2011). Guía didáctica de Marketing UTPL-ECTS. Loja: Ediloja.


Rojas, O. I. (2008). Relaciones Públicas: la eficacia de la influencia (2da ed.). Madrid: Esic.


Santesmases, M. (2012). Marketing conceptos y estrategias (6ta ed.). Madrid: Pirámide.


Túñez, J. M. (2011). La gestión de la comunicación en las organizaciones. Zamora: Comunicación Social.


Valarezo, K., & Túñez, M. (2009). La comunicación de la RSC debe fundamentarse en la ética y la veracidad. Actas del I Congreso Internacional Latina de Comunicación Social. La Laguna (Tenerife), Universidad de La Laguna.


Valarezo, K. (2012). Guía didáctica de Relaciones Públicas UTPL-ECTS. Loja: EdiLoja. Van Riel, C. B. (1997). Comunicación corporativa. Madrid: Pearson Educación S.A.


Véliz, F. (2006). Cambio de mirada en las organizaciones: Comunicación en 360 grados. Revista Latinoamericana de Comunicación Chasqui, 93, 62-65.


Villafañe, J. (1998). Imagen Positiva: Gestión estratégica de la imagen de las empresas. Madrid: Pirámide.


Yaguache-Quichimbo, J. J., & Elizalde, R. (2011). Diagnóstico del estado de las Relaciones Públicas en Ecuador desde el 2000 al 2010. Revista Razón y Palabra. 74, noviembre-enero. Recuperado de http://www.razonypalabra. org.mx/N/N74/VARIA74/31ElizaldeV74.pdf


Wilcox, D., Cameron, G., & Xifra, J. (2006). Relaciones Públicas: Estrategias y tácticas (8va ed.). Madrid: Pearson Educación.
Como Citar
Paladines Galarza, F. Y., Valarezo González, K. P., & Yaguache Quichimbo, J. J. (2013). Comunicação integral, fator determinante na gestão da empresa equatoriana. Signo Y Pensamiento, 32(63), 110–128. https://doi.org/10.11144/Javeriana.syp32-63.cifd
Seção
Avances