Uso da plataforma social mídia na prática docente universitária: pesquisa biográfico-narrativa em um estudo de caso.
PDF (Espanhol)

Palavras-chave

Literacia da informação
ambientes virtuais compartilhados
sociedade da informação
habilidades educacionais
prática pedagógica.

Como Citar

Menéndez Echavarría, A., & Sánchez Hernández, C. M. (2013). Uso da plataforma social mídia na prática docente universitária: pesquisa biográfico-narrativa em um estudo de caso. Sinal E Pensamento, 32(63), 152-168. https://doi.org/10.11144/Javeriana.syp32-63.upsm
Almetrics
 
Dimensions
 

Google Scholar
 
Search GoogleScholar

Resumo

Este artigo procura compreender por que e como é que se incorporam as mídias sociais na docência de um professor universitário. As mídias sociais são consideradas como plataformas interativas de comunicação relacionadas com a página web 2.0 (web social), as quais permitem gerar conteúdos, construir e compartilhar informação e conhecimento entre diversos utentes, favorecendo a aprendizagem colaborativa social ou a nomeada aprendizagem 2.0, enquadrada na visão de cidadãos reflexivos, comprometidos com seu devir individual e coletivo. A abordagem qualitativa deste trabalho permitiu a utilização de técnicas biográficonarrativas da pesquisa social, se centrando no método de estudo de caso único. Quatro entrevistas em profundidade foram aplicadas ao estudo de caso e posteriormente transcritas, e realizou-se um relato que evidenciou processos comunicativos, didática, trajetórias, transições e transformações de sua prática docente.

PDF (Espanhol)

Anaya Ávila, M. P., Domínguez Ramírez, O., & Rojas Espinosa, M. J. (s. f.). La Biografía Tecnológica un instrumento para diagnosticar las competencias tecnológicas de alumnos y maestros de la Facultad de Comunicación de la UV. Recuperado de http://148.204.73.101:8008/jspui/bitstream/123456789/110/1/82.pdf


Araujo de Cendros, D., & Bermúdez, J. (2009). Limitaciones de las Tecnologías de Información y Comunicación en la educación universitaria. Horizontes Educacionales, 14(1), 9-24.


Bolívar, A., Domingo, J., & Fernández Cruz, M. (2001). La investigación biográfico-narrativa en educación: enfoque y metodología. Madrid: La Muralla.


Bombini, G., Falchini, A, Gerbaudo, A., & Manni, H. (2006). Lengua y literatura: prácticas de enseñanza, perspectivas y propuestas. Santa Fe, Argentina: Universidad Nacional del Litoral.


Cabra Torres, F., Marciales Vivas, G. Gualteros, N., & Mancipe Flechas, E. (2011). Dimensiones socioculturales de la competencia informacional en estudiantes universitarios: creencias, cultura académica y experiencias vitales. Revista Iberoamericana de Educación, 56(4), 1-12.


Dow, M. (2008). Implications of social presence for online learning: A case study of MLS students. Journal of Education for Library & Information Science, 49(4), 231-242.


Ebner, M., Lienhardt, C., Rohs, M., & Meyer, I. (2010). Microblogs in Higher Education. A chance to facilitate informal and processoriented learning? Computers & Education 55, 92-100.


Farmer, B., Yue, A., & Brooks, C. (2008). Using blogging for higher order learning in largecohort university teaching: A case study. Proceedings ascilite Singapore 2007. Recuperado de http://www.ascilite.org.au/conferences/singapore07/procs/farmer.pdf


Fernández, V., Simo, P., & Sallan, J. M. (2009). Podcasting: A new technological tool to facilitate good practice in higher education. Computers & Education, 53(2), 385-392.


Gaitán Riveros, C., Campo Vásquez, R., García Cano, L., Granados, L. F., Jaramillo Pabón, J., & Panqueva Tarazona, J. (2005). Prácticas educativas y procesos de formación en la educación superior. Bogotá: Pontificia Universidad Javeriana.


Hernández, F., & Rifà, M. (2011). Investigación autobiográfica y cambio social. Barcelona: Octaedro.


Jucevičienė, P., & Valinevičienė, G. (2010). A conceptual model of social networking in higher education. Elektronika Ir Elektrotechnika, (6), 55-58.


Kerawalla, L., Minocha, S., Kirkup, G., & Conole, G. (2009). An empirically grounded framework to guide blogging in higher education. Journal of Computer Assisted Learning, 25, 31-42.


Lazzari, M. (2009). Creative use of podcasting in higher education and its effect on competitive agency. Computers & Education, 52, 27-34.


Lonn, S., & Teasley, S. D. (2009). Podcasting in higher education: What are the implications for teaching and learning? The Internet and Higher Education, 12(2), 88-92.


McLuhan, H. M. (2005). La aldea global: transformaciones en la vida y los medios de comunicación mundiales en el siglo XXI. Barcelona: Gedisa.


Martín-Barbero, J. (1991). De los medios a las mediaciones: Comunicación, cultura, hegemonía. 2ª ed. Barcelona: Gustavo Gili.


Martín Zurro, A., & Cano Pérez, J. F. (2003). Atención primaria: conceptos, organización y práctica clínica. Madrid: Elsevier.


Menéndez Echavarría, A. L., & Sánchez Hernández, C. M. (2012). Medios Sociales: Una cuestión de aprendizaje, experimentación e investigación en el aula universitaria. (Trabajo de Grado, Maestría en Educación, Pontificia Universidad Javeriana, Bogotá).


O’Reilly, T. (2007). What is web 2.0: design patterns and business models for the next generation of software. International Journal of Digital Economics, (65), 17-37.


Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura (Unesco). (1998). Conferencia mundial sobre la educación superior: La educación superior en el siglo XXI: visión y acciones. París: UNESCO. Recuperado de http://unesdoc.unesco.org/images/0011/001163/116345s.pdf


Parra Castrillón, E. (2011). La cultura digital de los estudiantes universitarios en entornos académicos. Signo y Pensamiento, 30(58), 144-155.


Peñaranda, M. C., Vitores, A., Martínez, L. M., Muñoz-Justicia, J., & Íñiguez-Rueda, L. (2011). El acceso público a las tecnologías de la información y la comunicación: el lugar de los locutorios en los procesos migratorios. Papeles del CEIC, (70), 1-37. Recuperado de http://www.identidadcolectiva.es/pdf/70.pdf


Piscitelli, A., Adaime, I., & Binder, I. (Comps.). (2010). El proyecto Facebook y la posuniversidad: sistemas operativos sociales y entornos abiertos de aprendizaje. Madrid: Ariel.


Ramos, A. I., Herrera, J. A., & Ramírez, M. S. (2010). Desarrollo de habilidades cognitivas con aprendizaje móvil: un estudio de casos. Comunicar, 17(34), 201-209.


Roblyer, M. D., McDaniel, M., Webb, M., Herman, J., & Witty, J. V. (2010). Findings on Facebook in higher education: A comparison of college faculty and student uses and perceptions of social networking sites. Internet and Higher Education, 13, 134-140.


Rojas, O. I., Alonso, J., Antúnez, J. L., Orihuela, J. L., & Varela, J. (2006). Blogs: la conversación en Internet que está revolucionando medios, empresas y a ciudadanos. Madrid: esic.


Saeed, N., Yang, Y., & Sinnappan, S. (2009). Emerging web technologies in higher education: a case of incorporating blogs, podcasts and social bookmarks in a web programming course based on students’ learning styles and technology preferences. Educational Technology & Society, 12(4), 98-109.


Silva, M. (2005). Educación interactiva: enseñanza y aprendizaje presencial y on-line. Barcelona: Gedisa.


Stake, R. E. (1999). Investigación con estudio de casos. Madrid: Morata. Toffler, A. (1981). La tercera ola. Bogotá: Plaza & Janés.


Warburton, S. (2009). Second Life in higher education: Assessing the potential for and the barriers to deploying virtual worlds in learning and teaching. British Journal of Educational Technology, 40(3), 414-426.

Esta revista científica está registrada sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International. Portanto, este trabalho pode ser reproduzido, distribuído e comunicado publicamente em formato digital, desde que os nomes dos autores e da Pontificia Universidad Javeriana sejam mencionados. Você pode citar, adaptar, transformar, auto-arquivar, republicar e desenvolver o material, para qualquer finalidade (inclusive comercial), desde que reconheça adequadamente a autoria, forneça um link para o trabalho original e indique se foram feitas alterações. A Pontificia Universidad Javeriana não retém os direitos sobre os trabalhos publicados e o conteúdo é de responsabilidade exclusiva dos autores, que mantêm seus direitos morais, intelectuais, de privacidade e publicidade.

Downloads

Download data is not yet available.