Resumo
Os Estudos Métricos da Informação (EMI) constituem ferramentas indispensáveis para entender o comportamento dos domínios científicos, dada a possibilidade de avaliação mediante metodologias e indicadores que permitem conhecer tendências e realizar melhorias. Na pesquisa proposta apresenta-se aproximação teórica e bibliométrica do campo da comunicação a partir da caracterização e avaliação das práticas da comunidade científica por meio de indicadores bibliométricos. Obtém-se indicadores de produção científica tais como a produtividade de autores, instituições, países e descritores, indicadores de citação desde a rede de documentos citados e indicadores relacionais na co-ocorrência de descritores e autores.
Ajzen, I. (1991). The theory of planned behavior. Organizational Behavior and Human Decision Processes, 179-211. APAPycNET. (s.f.). Multiple regression: Testing and interpreting interactions. Recuperado de http://psycnet.apa.org/index.cfm?fa=search. displayRecord&uid=1991-97932-000
Arencibia, J. R. (2010). Visibilidad internacional de la ciencia y educación superior cubanas: desafíos del estudio de la producción científica. La Habana: Universidad de Granada.
Beth, H. y Pross, H. (1990). Introducción a la ciencia de la comunicación. Barcelona: Anthropos. Bibliografías y vidas. (s.f.). Jürgen Habermas. Recuperado de http://www.biografiasyvidas. com/biografia/h/habermas.htm
Bologna University. (s.f.). ASDD Area Sistemi Dipartimentali e Documentali. Recuperado de http://serials.unibo.it/cgi-ser/start/en/spogli/ df-s.tcl?prog_art=5657200&language=EN GLISH&view=articoli
Castillo Esparcia, A., Rubio Moraga, Á. y Almansa Martínez, A. (2012). La investigación en comunicación análisis bibliométrico de las revistas de mayor impacto del ISI. Revista Latina de Comunicación Social, 248-270.
Chung, C., Barnett, G., Kim, K. y Lackaff, D. (2013). An analysis on communication theory and discipline. Scientometrics, 985-1002.
Cohen, J. (2009). The influence of presumed media influence on strategic voting. Communication Research., 359-378.
Craig, R. T. (1999). Communication theory as a field. Communication Theory, 119-161. Delgado López Cózar, E. y Repiso Caballero, R. (2013). El impacto de las revistas de comunicación: comparando Google Scholar Metrics, Web of Science y Scopus. Revista Comunicar.
Education Resources Information Center. (s.f.). Framing: toward clasification of a fractured paradigm. Recuperado de http://www.eric. ed.gov/ERICWebPortal/search/detailmini. jsp?_nfpb=true&_&ERICExtSearch_Sea rchValue_0=EJ475698&ERICExtSearch_ SearchType_0=no&accno=EJ475698
Escorcia Otalora, T. A. (2008). El análisis bibliométrico como herramienta para el seguimiento de publicaciones científicas, tesis y trabajos de grado. Bogotá: Pontificia Universidad Javeriana. Facultad de Ciencias.
Escribà Sales , E. y Cortiñas Rovira, S. (2013). La internacionalización y las coautorías en las principales revistas científicas de Comunicación en España. Revista Comunicar.
Espino Hernández, M., Baños Benítez, A., Vitores, M. E. y Valdés Roque, Y. (2013). Análisis métrico de la producción científica de la Revista Panorama Cuba y Salud en el periodo 2006-2011. Acimed.
Feeley, T. (2008). A Bibliometric Analysis of Communication Journals from 2002 to 2005. Human Communication Research, 505-520. Fernández Falero, M., y Perla Pacheco, D. (2011). Análisis de redes como método para la definición de conceptos: bibliografía. Anales de documentación, 14.
Fuentes Navarro, R. (2010). Investigación en comunicación: referentes y condiciones internacionales de un diálogo transversal de saberes. Signo y Pensamiento, 39-48.
Funkhouser, E. (1996). The evaluative use of citation analysis for communication journals. Human Communication Research, 563-574. Genamics Journalseek. (s.f.a). Communication Monographs. Recuperado de http://journalseek.net/cgi-bin/journalseek/journalsearch. cgi?field=issn&query=0363-7751
Genamics Journalseek. (s.f.b). Communication Theory. Recuperado de http://journalseek.net/cgi-bin/journalseek/journalsearch.cgi?field=issn&query=1050-3293
Habermas, J. (2010). Teoría de la acción comunicativa. Editorial Trotta. Hanneman, R. (s.f.). Centralidad y poder. Introducción a los métodos del análisis de redes sociales. Recuperado de http://www.google.com. co/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&frm=1&sou rce=web&cd=18&cad=rja&ved=0CGYQFjA HOAo&url=http%3A%2F%2Frevista-redes. rediris.es%2Fwebredes%2Ftextos%2Fcap6. pdf&ei=7YBpUYWbGPPE4AP2vYDQD w&usg=AFQjCNG1E7unYmrE24Zc9Mm Or6jMpguGag&sig2=Ayqq7Mgmm8Hniz
Heider, F. (1958). The psychology of interpersonal relations. London: Psychology Press.
Herrera, Á. y Uruburu, S. (2010). La relación entre Comunicación y Desarrollo en Colombia. El aporte de la investigación de las Facultades de Comunicación entre 2000 y 2006. Signo y Pensamiento, 29 (56), 208-243.
Hjorland, B. (2002). Domain analysis in information science. Eleven approaches - traditional as well as innovative. Journal of Documentation, 58 (4), 422-462.
Houser, E. T. (2006). The Evaluative Use of Citation Analysis for Communication Journals. Human Communication Research, 563-574.
Hugh Feeley, T. (2008). A bibliometric analysis of communication journals from 2002 to 2005. Human Communication Research, 505-520. IN-RECS. (2011). Índice de impacto - Revistas españolas de ciencias sociales. Recuperado de http://ececubo.ugr.es/ec3/Comunicacion. html
Levine, T. R. (2010). Rankings and trends in citation patterns of communication journals. Communication Education, 41-51.
López López, P. (1996). Introducción a la bibliometría. Valencia.
Martín Serrano, M., Piñuel, J., Gracia, J. y Arias, M. (1982). Teoría de la comunicación I. Epistemología y análisis de la referencia. Madrid: S.N.
Martínez Terrero, J. (2006). Teorías de Comunicación. Venezuela: Universidad Católica Andrés Bello.
Pereira G., J. M. (2005). La comunicación: como un campo de conocimiento en construcción - reflexiones sobre la Comunicación Social en Colombia. Investigación y Desarrollo, 417.
Piedra Salomón, Y. (2010). Campo científico de la Comunicación: examinando su estructura. Revista Latina de Comunicación Social, (65), 204-213.
Pontificia Universidad Javeriana. (s.f.). Vicerrectoría Académica. Líneas de investigación, descripción del área de Comunicación. Recuperado de http://portal2.javeriana.edu.co/ psp/eppro/OFI/PSFT_EP9/c/UJG_CONSULTAS_INFORMES.UJG_LINARE_ INVEST.GBL?FolderPath=PORTAL_ ROOT_OBJECT.UJ_OFIWEB_LINEAS &IsFolder=false&IgnoreParamTempl=Fold erPath%2cIsFolder
Rice, R. E., Borgman, C. L., y Reeves, B. (1988). Citation Networks of Communication Journals, 1977–1985 Cliques and Positions, Citations Made and Citations Received. Human Communication Research, 256-283.
Rodrigo Alsina, M. (2001). Teorías de la comunicación: ámbitos, métodos y perspectivas. España: Universidad Autónoma de Barcelona.
Rueda Clausen Gómez, C. F., Villa Roel Gutierrez, C., y Rueda Clausen Pinzón, C. E. (2005). Indicadores bibliométricos: origen, aplicación, contradicción y nuevas propuestas. Med UNAB, 29-36.
Sage Journal. (s.f.a). Science Communication. Obtenido de http://scx.sagepub.com/ Sage Journal. (s.f.b). Communication Research. Obtenido de http://crx.sagepub.com/
Scheufele, D. A. (s.f.). Recuperado de http:// scholar.harvard.edu/scheufele/publications/ community-communication-and-participation-role-mass-media-and-interpersonal-d
Thomson Reuters. (2012). Web of Science. Obtenido de Journal Citation Report 2012: http:// ip-science.thomsonreuters.com/es/productos/ wos/
Trillo-Dominguez, M., y De Moya-Anegon, F. (2008). A scientometric approach to communication search: the Marshall McLuhan case. Profesional de la Información, 303-309.
University of Twente. (s.f.). Cognitive dissonance theory. Recuperado de http://www.utwente.nl/cw/theorieenoverzicht/theory%20clusters/interpersonal%20communication%20 and%20relations/cognitive_dissonance_ theory.doc/
Urbizagástegui, R. (2002). La ley de Lotka: aplicaciones del modelo Lagrangian Poisson a la productividad de autores. Investigación bibliotecológica, 74-97.
Wiley (s.f.). Journal of Communication. Recuperado de http://www.wiley.com/WileyCDA/ WileyTitle/productCd-JCOM.html
Wiley Online Library. (s.f.a). Journal Communication. Recuperado de http://onlinelibrary.wiley. com/journal/10.1111/(ISSN)1460-2466/issues
Wiley Online Library. (s.f.b). Journal of Communication. Recuperado de http://onlinelibrary. wiley.com/doi/10.1111/j.1468-2885.2004. tb00310.x/abstract
Wiley Online Library. (s.f.c). Unitizing and categorizing problems in coding qualitative data Recuperado de http://onlinelibrary.wiley.com/ doi/10.1002/1097-4679(195001)6:1%3C47::AIDJCLP2270060111%3E3.0.CO;2-I/abstract
Wook Park, H., y Leudesdorff, L. (2009). Knowledge linkage structures in communication studies using citation analysis among communication journals. Scientometrics, 157-175.
Zaller, J. (1992). The nature and origins of mass opinión. Cambridge: Cambridge University Press.
Esta revista científica está registrada sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International. Portanto, este trabalho pode ser reproduzido, distribuído e comunicado publicamente em formato digital, desde que os nomes dos autores e da Pontificia Universidad Javeriana sejam mencionados. Você pode citar, adaptar, transformar, auto-arquivar, republicar e desenvolver o material, para qualquer finalidade (inclusive comercial), desde que reconheça adequadamente a autoria, forneça um link para o trabalho original e indique se foram feitas alterações. A Pontificia Universidad Javeriana não retém os direitos sobre os trabalhos publicados e o conteúdo é de responsabilidade exclusiva dos autores, que mantêm seus direitos morais, intelectuais, de privacidade e publicidade.