Comportamento da linguagem de líderes políticos venezuelanos no uso de Twitter
HTML Full Text (Espanhol)
PDF (Espanhol)
XML (Espanhol)

Palavras-chave

Comportamento da linguagem
Perspectiva linguístico-discursiva
Enfoque semântico e pragmático
Enfoque sóciocognitivo
Twitter
Líderes políticos venezuelanos

Como Citar

Comportamento da linguagem de líderes políticos venezuelanos no uso de Twitter. (2019). Sinal E Pensamento, 38(74). https://doi.org/10.11144/Javeriana.syp38-74.cllp

Resumo

Este artigo analisa, desde uma perspectiva linguístico-discursiva, o comportamento linguístico que assumiram líderes políticos venezuelanos na produção de mensagens nas suas contas de Twitter. Analisaram-se 356 tweets a partir do enfoque semântico e pragmático e a perspectiva sóciocognitiva da análise crítica. Os resultados revelaram: a) o referendo revogatório contra o presidente Nicolás Maduro e Pátria constituíram os temas mais recorrentes e b) a profusão de lexias negativas e ações linguísticas de asseveração e insultos marcaram a ofensiva verbal que definiu o discurso político. Conclui-se que a intenção comunicativa dos líderes esteve mais focada em acrescentar a confrontação discursiva do que a promover um verdadeiro diálogo de paz no contexto político venezuelano.

HTML Full Text (Espanhol)
PDF (Espanhol)
XML (Espanhol)

Aguillón, P., Marcano, J., & Narváez, J. (2015). Deificación de Chávez y futuro país como soportes temáticos de la campaña presidencial venezolana de 2013. Revista Ethos Venezolana, 7(2), 146-161.

Bolívar, A. (2008). “Cachorro de imperio” versus “Cachorro de Fidel”: los insultos en la política latinoamericana. Discurso & Sociedad, 2(1), 1-38. Recuperado de http://www.dissoc.org/ediciones/v02n01/DS2%281%29Bolivar.html

Calsamiglia, H., & Tusón, A. (1999). Las cosas del decir. Manual de análisis del discurso. Barcelona: Ariel.

Emol. Tecnología. (1 de junio de 2016). Gobiernos latinoamericanos son los más activos en la red social Twitter [en línea]. Recuperado de http://www.emol.com/noticias/Tecnologia/2016/06/01/805543/ Gobiernos-latinoamericanos-son-los-mas-activos-en-la-red-social-Twitter.html

Lara, T. (11 de marzo de 2012). Twitter y sus funciones comunicativas [Artículo en un blog]. Recuperado de http://tiscar.com/2012/03/11/twitter-y-sus-funciones-comunicativas/

Mancera Rueda, A., & Pano Alamán, A. (2013). Nuevas dinámicas discursivas en la comunicación política en Twitter. Círculo de Lingüística Aplicada a la Comunicación, 56, 53-80. https://doi.org/10.5209/rev_CLAC.2013.v56.43867

Martínez Martín, M. (2012). Redes sociales y política 2.0: Presencia en Twitter de los candidatos a las elecciones andaluzas de 2012 (Tesis de maestría inédita). Universidad de Sevilla, España. Recuperado de https://idus.us.es/xmlui/handle/11441/25473

Mazzuchino, M. G. (2017). Twitter como espacio (¿anti?) político: análisis discursivo de los tuits del presidente Mauricio Macri. Revista Latinoamericana de Estudios del Discurso, 17(2), 65-82. Recuperado de https://raled.comunidadaled.org/index.php/raled/article/view/247/248

Molero de Cabeza, L., & Cabeza, J. (2006). El análisis del discurso como método para la investigación en las ciencias humanas y sociales. En L. Molero de Cabeza & M. P. López (Eds.), El análisis del discurso en las ciencias humanas y sociales (pp. 13-42). Maracaibo, VE: LUZ- PDVSA.

Molero de Cabeza, L., & Cabeza, J. (2009). El poder, el querer y el protestar. Análisis sociolingüístico del discurso. Maracaibo, VE: Vicerrectorado Académico de la Universidad de Zulia.

Padilla, M. (2015). La argumentación política en Twitter. Discurso & Sociedad, 9(4), 419-444. Recuperado de http://www.dissoc.org/ediciones/v09n04/DS9(4)Padilla.pdf

Parra, M. (7 de agosto de 2016). Diosdado Cabello ejerce rol de jerarca entre los más radicales del chavismo. Versión Final [en línea]. Recuperado de versionfinal.com.ve/politica-dinero/diosdado-cabello-ejerce-rol-de-jerarca-entre-los-mas-radicales-del-chavismo/

Pottier, B. (1992). Teoría y análisis en lingüística. Madrid: Gredos.

Romero-Castillo, E. (8 de septiembre de 2016). La crisis venezolana III (JUL – SEP 2016). DW Made for minds [en línea]. Recuperado de www.dw.com/es/la-crisis-venezolana-iii-jul-sep-2016/a-19536792 twven.com.

Twitteros en Venezuela. (2016). Ranking de Twitteros más seguidos en Venezuela (1 al 50) #twven. Recuperado de http://twven.com/r/top-50/

Van Dijk, T. (1999). Ideología. Barcelona: Gedisa.

Van Dijk, T. (2008). Semántica del discurso e ideología. Discurso & Sociedad, 2(1), 201-261. Recuperado de http://www.dissoc.org/ediciones/v02n01/20Dijk.pdf

Van Dijk, T. (2016). Estudios críticos del discurso: un enfoque sociocognitivo. Discurso & Sociedad, 10(1), 137-162. Recuperado de http://www.dissoc.org/ediciones/v10n01/DS10%281%29Van%20Dijk.html

Ventura, A. S. (2016). Argumentación y discurso político en Twitter. Análisis de la campaña presidencial Argentina 2011. Aposta. Revista de Ciencias Sociales, 69, 39-66. Recuperado de http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=495952431003

Esta revista científica está registrada sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International. Portanto, este trabalho pode ser reproduzido, distribuído e comunicado publicamente em formato digital, desde que os nomes dos autores e da Pontificia Universidad Javeriana sejam mencionados. Você pode citar, adaptar, transformar, auto-arquivar, republicar e desenvolver o material, para qualquer finalidade (inclusive comercial), desde que reconheça adequadamente a autoria, forneça um link para o trabalho original e indique se foram feitas alterações. A Pontificia Universidad Javeriana não retém os direitos sobre os trabalhos publicados e o conteúdo é de responsabilidade exclusiva dos autores, que mantêm seus direitos morais, intelectuais, de privacidade e publicidade.