Publicado ene 17, 2019



PLUMX
Almetrics
 
Dimensions
 

Google Scholar
 
Search GoogleScholar


Cleusa Caldeira http://orcid.org/0000-0001-7202-0682

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Resumen

Partindo do pensamento de Carlos Mendoza Álvarez, descreve-se os traços constitutivos do cristianismo pós-moderno como um autêntico midrash da temporalidade messiânica. Pretendese responder a crucial pergunta: Como viver a esperança messiânica em meio à crescente espiral de violência que caracteriza os tempos pós-modernos? Trata-se de pensar a experiência cristã de Deus sob o signo irreversível da subjetividade autônoma e o fim da metafísica clássica, para pôr em relevo a pertinência e a significação do cristianismo no contexto da pós-modernidade. A questão da esperança enlaça-se à pergunta pelas “representações do divino” e da “vida teologal” credíveis sob a cultura do fragmento.

Keywords

Postmodern Christianity, midrash, messianic time, theological life, Carlos Mendoza ÁlvarezCristianismo pós-moderno, midrash, tempo messiânico, vida teologal, Carlos Mendoza Álvarez

References
Agamben, Giogio. “Cristianismo como religião: a vocação messiânica” (2017). Instituto Humanitas Unisinos, http://www.ihu.unisinos.br/174-noticias-2010/567993- cristianismo-como-religiao-a-vocacao-messianica-artigo-de-giorgio-agamben (consultado em 26 de agosto 2016).
Alison, James. El retorno de Abel. Las huellas de la imagincaión escatológica. Madrid: Herder, 1999.
_____. O pecado original à luz da ressurreição. A alegria de descbrir-se equivocado. São Paulo: É Realizações, 2011.
Caldeira, Cleusa. “Da Europa à América Latina. A vulnerabilidade como locus theologicus”. Perspectiva teológica Vol. 50, N.o 2 (2018): 307-323.
_____. “Desconstrução do cristianismo. Imperativo ontológico à experiência de Deus na pós-modernidade”. No prelo.
_____. “Fundamentos teológicos da política. Por uma reabilitação da fonte política
da subjetividade em tempos pós-modernos”. No prelo.
_____. “Tempo messiânico e sacramentalidade da subjetividade vulnerável na obra de Carlos Mendoza Álvarez”. Tese de Doutorado em Teologia, pela Faculdade de Filosofia e Teologia, FAJE, Belo Horizonte, 2017.
_____. “Teologia e niilismo pós-moderno: a subjetividade vulnerável como locus theologicus no pensamento de Carlos Mendoza Álvarez”. Revista Pistis & Práxis 9, N.o 3 (2017): 810-838.
De Santoyo, Juan Ruiz Gopegui. Experiência de Deus e catequese narrativa. São Paulo: Loyola, 2010.
Girard, René. Eu via satanás cair do céu como um raio. Lisboa: Intituto Piajet, 1999.
_____. Mentira romântica e verdade romanesca. Trad. Lília Ledon da Silva. São Paulo: É Realizações, 2009.
Girard, René e Chantre Benoit. Rematar Clausewitz. Além da guerra. Diálogos com Benoit Chantre. São Paulo: É Realizações, 2011.
Knauer, Peter. “Ontologia relacional”. Em Dios clemente y misericordioso. Enfoques antropológicos. Homenaje a Barbara Andrade, coordenado por Javier Quezada del Rio, 19-41. México: Universidad Iberoamericana, 2012.
Mendoza Álvarez, Carlos. “A recepção inacabada do Concílio Vaticano II no mundo latino-americano e caribenho. O caso da teologia da revelação”. Em O Concílio Vaticano II Batalha perdida ou esperança renovada? Organizado por Agenor Brighenti e Francisco Merlos Arroyo, 265-287. São Paulo: Paulinas, 2014.
_____. “De los márgenes al centro vacío. Aportes de la posmodernidad a la teología de la liberación”. Liberation Theology and New Paradigms. EATWOT’s International Theological Commission. Vol. XXXVII N.º 2014/4 New Series (2014): 81-92.
_____. Deus ineffabilis. Una teología posmoderna de la revelación del fin de los tempos. Barcelona: Herder-Universidad Iberoamericana, 2015.
_____. El Dios escondido de la posmodernidad. Deseo, memoria e imaginación escatológica. Ensayo de teología fundamental posmoderna. Guadalajara: SUJ, 2010.
_____. “El papel de la existencia kairológica como crítica al sistema hegemónico y a la violencia global”. Em Tempos do Espírito: inspiracao e discernimento, coordenado por José Manoel Godoy, 31-42. Belo Horizonte/Sao Paulo: SOTER/Paulinas, 2016.
_____. “Escatología y apocalipsis en tiempos posmodernos”. Concilium 356 (2014): 387-398.
_____. “Heidegger y la teología posmoderna. Diálogo en torno a la situación histórica del tiempo kairológico”. Pistis & Praxis 8, N.o 2 (2016): 337-365.
_____. “Pax Christi. Sobre el enigma de la violencia y la inteligencia cristiana para enfrentarlo”. Conspiratio Año II, N.o 12 (2011): 100-109.
_____. “Subjetividad posmoderna e identidad reconciliada. Una recepción teológica de la teoría mimética”. Universitas Philosophica Año 27, N.o 55 (2010): 149-158.
_____. “Teología de la reconciliación en clave mimético-pragmática”. Em La participación de los cristianos en la construcción del espacio público, coordenado por Carlos Mendoza Álvarez, 199-212. México: Universidad Iberoamericana, 2011.
Nancy, Jean-Luc. A adoração (Desconstrução do cristianismo, 2). Coimbra: Palimage, 2014.
_____. La declosión (Deconstrucción del cristianismo, 1). Buenos Aires: Ediciones La Cebra, 2008.
Robert, Jean y Majid Rahnema. La potencia de los pobres. San Cristóbal de Las Casas: Cideci, 2012.
Cómo citar
Caldeira, C. (2019). Cristianismo pós-moderno: midrash do tempo messiânico segundo a teologia de Carlos Mendoza Álvarez. Theologica Xaveriana, 69(187). https://doi.org/10.11144/javeriana.tx69-187.cpmtms
Sección
Artículos

Artículos más leídos del mismo autor/a