Publicado ene 18, 2019



PLUMX
Almetrics
 
Dimensions
 

Google Scholar
 
Search GoogleScholar


Matthias Grenzer http://orcid.org/0000-0003-3490-3112

Francisca C. C. Suzuki http://orcid.org/0000-0002-7300-5393

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Resumen

Na micronarrativa em Ex 4,24-26, Séfora, esposa de Moisés, se torna modelo para o protagonismo daquelas personagens que, em geral, são avaliadas como secundárias, destacando-se a fundamental importância delas para a história da salvação. No caso, Séfora surpreende em diversos sentidos: literariamente, ela ganha centralidade na cena em questão; historicamente, ao defender a sobrevivência de quem se vê ameaçado e ao assumir protagonismo como mulher, ela talvez contradiga eventuais preconceitos pertencentes a seu contexto cultural; teologicamente, ela é retratada como quem obtém o consentimento de Deus.

Keywords

Exodus, Sephora, Zipporah, narrative, secondary characterÊxodo, Séfora, narrativa, personagem secundária

References
Albertz, Rainer. Exodus 1–18. Zurique: Theologischer Verlag, 2012.
Andiñach, Pablo R. O Livro do Êxodo. Um comentário exegético-teológico. São Leopoldo: Sinodal, EST, 2010.
Bar-Efrat, Shimon. Wie die Bibel erzählt. Alttestamentliche Texte als Kunstwerk verstehen. Gütersloh: Gütersloher Verlagshaus, 2006.
Blum, Ruth, e Erhard Blum. “Zippora und ihr חתן דמים ”. Em Textgestalt und Komposition. Exegetische Beiträge zu Tora und Vordere Propheten, organizado por W. Oswald, 123-136. Tübingen: Mohr Siebeck, 2010.
De Figueiredo, Telmo José Amaral. “Um nome que faz toda a diferença. Análise literária de Gênesis 32,23-33”. Tese de Doutorado apresentada à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2016.
Dohmen, Christoph. Exodus 1–18. Freiburg: Herder, 2015.
Elliger, Karl, e Rudolph, Wilhelm (rds.). Biblia Hebraica Stuttgartensia. Stuttgart: Deutsche Bibelgesellschaft, 1997.
Fernandes, Leonardo Agostini. “Onde estiver a Torá, estará meu servo Moisés”. Em Pentateuco. Da formação à recepção, organizado por M. da Silva Carneiro; M. Ottermann; e T. J. Amaral de Figueiredo, 169-190. São Paulo: Paulinas, 2016.
_____. “Séfora: a mulher proativa que livra o homem da morte (Ex 4,24-26)”. Revista de cultura teológica 86 (2015): 59-84.
Fischer, Georg. “Das Mosebild der Hebräischen Bibel”. Em Mose. Ägypten und das Alte Testament, organizado por E. Otto, 84-120. Stuttgart: Katholisches Bibelwerk, 2000.
_____ e Dominik Markl. Das Buch Exodus. Stuttgart: Katholisches Bibelwerk, 2009.
Fischer, Irmtraud. Gottesstreiterinnen. Biblische Erzählungen über die Anfänge Israels. Stuttgart: Kohlhammer, 2006.
Francisco, Edson de Faria. Manual da Bíblia hebraica. Introdução ao Texto Massorético. Guia introdutório para a Bíblia Hebraica Stuttgartensia. São Paulo: Vida Nova, 2008.
Gillmayr-Bucher, Susanne. “Die literarische Konzeption der Figur Gott im Buch Exodus”. Em Gott als Figur. Narratologische Analysen biblischer Texte und ihrer Adaptationen, organizado por U. E. Eisen e I. Müllner, 57-87. Freiburg: Herder, 2016.
Grenzer, Matthias. “A proposta ímpar do amor ao imigrante (Lv 19,33-34).” Em Religião, migração e mobilidade humana, organizado por A. da Silva Moreira, 13-30. Goiânia: Editora da PUC-Goiás, 2017.
_____. “As dimensões temporais do verbo hebraico: desafio ao traduzir o Antigo Testamento”. Pistis & praxis 8 (2016): 15-32.
_____. “Briga entre profetas (Nm 12)”. Revista de cultura teológica 38 (2002): 77-94.
_____. “Imigrante em Madiã (Ex 2,15c-22). Traços característicos do personagem Moisés”. Atualidade teológica 49 (2015): 75-89.
_____ e Francisca C. C. Suzuki. “Voltar, com a família, à sociedade em conflito (Ex 4,18-20)”. Didaskalia 46 (2016): 159-178.
Hieke, Thomas. Levitikus 1–15. Freiburg: Herder, 2014.
Kessler, Rainer. “Psychoanalytische Lektüre biblischer Texte – das Beispiel von Ex 4, 24-26”. Em Gotteserdung. Beiträge zur Hermeneutik und Exegese der Hebräischen Bibel, por R. Kessler, 63-80. Stuttgart: Kohlhammer, 2006.
Marguerat, Daniel, e Yvan Bourquin. Para ler as narrativas bíblicas. Iniciação à análise narrativa. São Paulo: Loyola, 2009.
Mendonça, José Tolentino. A leitura infinita. A Bíblia e sua interpretação. Prior Velho: Paulinas, 2015.
Propp, William H. “That Bloody Bridegroom (Exodus IV 24-6)”. Vetus Testamentum 43 (1993): 495-518.
Römer, Thomas. “Os papéis de Moisés no Pentateuco”. Em Pentateuco. Da formação à recepção, organizado por M. da Silva Carneiro; M. Ottermann; e T. J. Amaral de Figueiredo, 89-107. São Paulo: Paulinas, 2016.
Schmitt, Rüdiger. “Apotropäische Riten”. Em Das Wissenschaftliche Bibellexikon im Internet (2008), www.wibilex.de (ccessado em 4 de dezembro de 2017).
Ska, Jean Louis. “Our Fathers Have Told Us”. Introduction to the Analysis of Hebrew Narratives. Roma: Pontificio Istituto Biblico, 2000.
Utzschneider, Helmut, e Wolfgang Oswald. Exodus 1–15. Stuttgart: Kohlhammer, 2013.
Vogels, Walter. Moisés e suas múltiplas facetas. Do Êxodo ao Deuteronômio. São Paulo: Paulinas, 2003.
Zimmermann, Ulrich. “Beschneidung (AT)”. Em Das Wissenschaftliche Bibellexikon im Internet (2012), https://www.bibelwissenschaft.de/wibilex/das-bibellexikon/lexikon/sachwort/anzeigen/details/beschneidung-at/ch/0794737961e5f28949
7629d532f210bd (acessado em 4 de dezembro de 2017).
Zwickel, Wolfgang. Leben und Arbeit in biblischer Zeit. Eine Kulturgeschichte. Stuttgart: Calwer, Deutsche Bibelgesellschaft, 2013.
Cómo citar
Grenzer, M., & C. C. Suzuki, F. (2019). Em defesa de seu esposo: o protagonismo de Séfora em Ex 4,24-26. Theologica Xaveriana, 69(187). https://doi.org/10.11144/javeriana.tx69-187.dsepse
Sección
Artículos