Publicado Apr 10, 2018



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Manuel Sevilla

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Resumo

O artigo se questiona pelos processos de transmissão de conhecimento sobre patrimônio cultural dados em dois festivais de música nos Estados Unidos e na Colômbia (Jazz Fest e Petronio Álvarez). Com baseamento teórico na antropologia do conhecimento, sugere-se que ambos os festivais geram instancias para a transmissão do conhecimento através da mistura de dois processos cognitivos: aqueles centrados nas disposições corporais e a presencia física (com o corpo como o eixo), e aqueles centrados no ensino direito e proposicional (com a palavra falada como o eixo). Conclui-se que, dadas as particularidades do patrimônio cultural exaltado nestes festivais, as instancias de transmissão de conhecimento que privilegiam a experiência corporal são tanto ou mais importantes do que as logocéntricas, e que existem dimensões deste tipo de patrimônio que apenas podem ser apreendidas em toda sua complexidade desde a corporeidade. O texto convida para pesquisar os micromecanismos do processo de conhecimento que se dão em torno do patrimônio cultural intangível e tangível, e a explorar as contribuições da antropologia para as discussões sobre patrimônio. O artigo resulta de uma pesquisa qualitativa realizada entre 2015 e 2016 em ambos os festivais.

Keywords

cultural heritage, cultural knowledge, music festivals, poster, jazz, folk musicpatrimonio cultural, conocimiento cultural, festivales musicales, jazz, música tradicionalpatrimônio cultural, conhecimento cultural, festivais de música, jazz, música tradicional

References
Como Citar
Sevilla, M. (2018). Transmissão de conhecimento sobre patrimônio cultural em dois festivais de música. Apuntes: Revista De Estudios Sobre Patrimonio Cultural, 30(1). https://doi.org/10.11144/Javeriana.apc30-1.tcpc
Seção
Artículos