PLUMX
Google Scholar
 
Search GoogleScholar


Mario Alberto Melara Martínez

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Resumo
Este artigo é um reflexo do ponto de vista do património imaterial, uma expressão de arte popular que há muito tempo reivindicadavalidade e reconhecimento entre a comunidade de El Salvador, mas cujo acadêmica é fora dos parâmetros oficiais. A partir dapergunta: Quer ou não o palhaço Chirajito patrimônio imaterial salvadorenho? aborda o desenvolvimento histórico da figura dopalhaço, as lacunas na legislação cultura de El Salvador, os conceitos genéricos de convenções internacionais, o sofrimento dehibridização tempo na expressão artística, tais como produtos globalizados, mas também de bairro, local e urbanas. Discute-se afigura do palhaço e Aristides autor Chirajito Alfaro Samper de um dos momentos mais representativos histórico de sua carreira. Adécada de 1980. A guerra civil certamente deixou uma marca na memória colectiva da comunidade salvadorenha. Chirajito suaaparição em “Kindergarten” fez também. O que resta para o futuro? O que é esquecido? Isto é discutido neste artigo. Assumindoque os salvadorenhos pretende activar e preservar a memória deste personagem, o autor propõe conclusões e as formas como.
Keywords

Cultural diversity, civil war, living human treasures, legal gap, generic concept, memory´s activation, hybrid culture, artistic expression, Keywords plus, Art and popular culture, Collective memory, Cultural heritage, Multiculturalism - El Salvador.Diversidade cultural, conflito, vivendo tesouros humanos, brecha, conceito genérico, a ativaçãoda memória, cultura híbrida, expressão artística, Palavras-chave descritores, Arte e Cultura Popular, Memória coletiva, Patrimônio cultural, MulticulturalismoDiversidad cultural, conflicto armado, tesoros humanos vivos, vacío legal, concepto genérico, activación de memoria, cultura híbrida, expresión artística. - Descriptores, Arte y cultura popular, Memoria Colectiva, Patrimonio cultural, Multiculturalismo –

References
Como Citar
Melara Martínez, M. A. (2011). Arte popular, culturas híbridas e do património em El Salvador. O caso particular da Chirajito palhaço. Apuntes: Revista De Estudios Sobre Patrimonio Cultural, 24(2). Recuperado de https://revistas.javeriana.edu.co/index.php/revApuntesArq/article/view/8874
Seção
Artículos