Resumo
Este artigo analisa a prática da narrativa transmídia no contexto da ficção feminina, através dos casos de duas séries de televisão: Infidels (TV3, Televisió de Catalunya) e Mistresses (BBC). Para a pesquisa, adotou-se uma base metodológica que mistura semiótica e narratologia, úteis para detectar e descrever estratégias narrativas e interpretativas aplicáveis às características da ficção feminina e obras que mostram uma grande variedade de personagens e arcos argumentais. Além disso, estas estratégias servem para oferecer algumas reflexões sobre as produções feitas por fãs, parte cada vez mais ativa no ecossistema transmídia.
Ardévol, E., Roig A., Gómez-Cruz, E. & San Cornelio, G. (2010). Prácticas creativas y participación en los nuevos media. Quaderns del CAC, 13(1), 27-28. Recuperado de http:// bit.ly/KbGVCP
Askwith, I. (2007). Television 2.0: Reconceptualizing TV as an engagement medium. Tesis de Máster en Comparative Media Studies, MIT. Recuperado de http://cms.mit.edu/research/ theses/IvanAskwith2007.pdf
Bacon-Smith, C. (1992). Enterprising women: Television fandom and the creation of popular myth. Philadelphia, PA: University of Pennsylvania Press.
Bal, M. (1987). Teoría de la narrativa (Una Introducción a la Narratología). Madrid: Cátedra.
Baym, N. K. (2000). Tune in, log on: soaps, fandom and online community. Thousand Oaks, CA: Sage Publications.
Bechmann Petersen, A. (2006). Internet and cross media productions: case studies in two major danish media organizations. Australian Journal of Emerging Technologies and Society, 4(2), 94-107. Recuperado de http:// www.swinburne.edu.au /hosting/ijets / journal/V4N2 /pdf/V4N2-3-BechmannPetersen.pdf
Belsunces Gonçalves, A. (2011). Producción, consumo y prácticas culturales en torno a los nuevos media en la cultura de la convergencia: el caso de Fringe como narración transmedia y lúdica. Trabajo Final del Máster en Sociedad de la Información y el Conocimiento, Universitat Oberta de Catalunya (UOC).
Booth, P. (2010). Digital fandom. New York, NY: Peter Lang Publishing.
Caldevilla Domínguez, D. (2010). Mujeres 2.0. Una visión sobre el consumo de Internet de la mujer de hoy. Icono 14, 8(1), 326-336.
Cascajosa Virino, C. (2006). El espejo deformado: Una propuesta de análisis del reciclaje en la ficción audiovisual norteamericana. Revista Latina de la Comunicación Social, 61. Recuperado de http://www.ull.es/publicaciones/ latina/200605cascajosa.pdf
Chatman, S. (1990). Historia y discurso. La estructura narrativa en la novela y el cine. Madrid: Taurus.
Dena, C. (2009).Transmedia practice: theorising the practice of expressing a fictional world across distinct media and environments. Tesis doctoral, University of Sydney. Recuperado de http:// dl.dropbox.com/u/30158/DENA_TransmediaPractice.pdf
Dolezel, L. (1999). Heterocósmica: ficción y mundos posibles. Madrid: Arco Libros.
Eco, U. (1981). Lector in fabula. La cooperación interpretativa en el texto narrativo. Barcelona: Editorial Lumen.
Fiske, J. (1991). The cultural economy of fandom. En L. Lewis (Ed.), The adoring audience (pp. 30-49). New York, NY: Routledge.
Genette, G. (1989). Palimpsestos. La literatura en segundo grado. Madrid: Taurus.
Grandío, M. & Hernández Pérez, M. (2011). Narrativa crossmedia en el discurso de Ciencia Ficción. Estudio de Battlestar Galactica (2003-2010). Área Abierta, 28, 1-20.
Greimas, A. y Courtés J. (1982). Semiótica. Diccionario razonado de la teoría del lenguaje. Vol. 1. Madrid: Gredos.
Guerrero, M. (en prensa). Webs televisivas y sus usuarios: un lugar para la narrativa transmedia. Comunicación y Sociedad.
Gwenllian Jones, S. (2002). Phantom Menace: killer fans, consumer activisim and digital filmmakers. En X. Menkik y S.J. Schneider (Eds.), Underground USA. Filmmaking beyong the Hollywood canon (pp. 169-179). London: Wallflower Press.
Hellekson, K. & Busse, K. (Ed.). (2006). Fan fiction and fan communities in the age of the internet. Jefferson, NC: McFarland.
Hills, M. (2002). Fan cultures. Londres: Routledge.
Jenkins, H. (1992). Textual poachers: television fans and participatory culture. London: Routledge.
Jenkins, H. (2008). Convergence culture. La cultura de la convergencia de los medios de comunicación. Barcelona: Paidós.
Jenkins, H. (enero, 2003). Transmedia storytelling. Moving characters from books to films to video games can make them stronger and more compelling. Technology Review. Recuperado de http:// www.technologyreview.com/biomedicine/13052/
McCombs, M. E., & Shaw, D. L. (1972). The agenda-setting function of mass media. Public Opinion Quarterly, 36(2), 176-187.
Penley, C. (1992). Feminism, psychoanalisis, and the study of popular culture. En L. Grossberg, C. Nelson & P.A. Treichler (Eds.), Cultural studies (pp. 479-500). New York, NY: Routledge.
Perryman, N. (2008). Doctor Who and the convergence of media. A case study in transmedia storytelling. Convergence: The International Journal of Research into New Media Technologies, 14(1), 21-39.
Ryan, M. L. (2004). Narrative across media. Lincoln, NE: University of Nebraska Press. Scolari, C. A. (2009). Transmedia storytelling: implicit consumers, narrative worlds, and branding in contemporary media production. International Journal of Communication, 3, 586-606.
Scolari, C. A. (en prensa). Lostology: Transmedia storytelling, cross-media strategies and narrative around the island. Semiótica.
Scolari, C. A., Jiménez, M. & Guerrero, M. (2012). Narrativas transmediáticas en España: cuatro ficciones en busca de un destino cross-media. Comunicación y Sociedad, 25 (1), 137-164.
The Cocktail Analysis. (2011). Informe ‘Televidente 2.0’. Quinta edición, septiembre de 2011. Recuperado de http://www. slideshare.net/TCAnalysis/televidente2011-pblico-9345446
Valencise Gregolin, M. (2010). Viver a vida no limiar da tela: a narrativa transmídia chega à novela. Revista Geminis, 1(1), 53-67.
Esta revista científica está registrada sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International. Portanto, este trabalho pode ser reproduzido, distribuído e comunicado publicamente em formato digital, desde que os nomes dos autores e da Pontificia Universidad Javeriana sejam mencionados. Você pode citar, adaptar, transformar, auto-arquivar, republicar e desenvolver o material, para qualquer finalidade (inclusive comercial), desde que reconheça adequadamente a autoria, forneça um link para o trabalho original e indique se foram feitas alterações. A Pontificia Universidad Javeriana não retém os direitos sobre os trabalhos publicados e o conteúdo é de responsabilidade exclusiva dos autores, que mantêm seus direitos morais, intelectuais, de privacidade e publicidade.