O modelo de televisão regional na Colômbia: canais públicos sob os parâmetros do mercado
PDF (Espanhol)

Palavras-chave

televisão pública
Colômbia
economia
política da comunicação
audiências
televisão regional

Como Citar

Garcia Ramirez, D. (2015). O modelo de televisão regional na Colômbia: canais públicos sob os parâmetros do mercado. Sinal E Pensamento, 34(66), 28-42. https://doi.org/10.11144/Javeriana.syp34-66.mtrc
Almetrics
 
Dimensions
 

Google Scholar
 
Search GoogleScholar

Resumo

A televisão pública regional herdou da televisão pública nacional os principais defeitos: a politização e sua orientação comercial. Argumenta-se aqui que tal situação é associada ao modelo sob que esses canais são concebidos, no que os conteúdos são pensados é para a rentabilidade que garante a sustentabilidade económica mais do que para serviço público.

A partir do conceito audiência-mercadoria proposto desde a economia política da comunicação reflete sobre a forma em que deveria se pensar a televisão pública regional para se afastar das lógicas impostas pela TV comercial e assim, gerar una oferta independente, plural e diversa que não seja medida nem avaliada sob parâmetros de mercado, mesmo que não caia no desamparo e inércia dos canais públicos nacionais.

PDF (Espanhol)

Anzola, P. (1988). Politics of regional television in Colombia. En E. Fox, Media and politics in Latin America (pp. 82-92). London: SAGE.


Arroyo, L.; Becerra, M.; García, Á. y Santamaría, O. (2012). Cajas mágicas. El renacimiento de la televisión pública en América Latina. Madrid: Editorial Tecnos.


Artz, L. (2008). Media relations and media product: Audience commodity. Democratic Communiqué, 22(1), 60-74. Disponible en: http://journals.fcla.edu/demcom/article/view/76591


ASOMEDIOS, Asociación Nacional de Medios de Comunicación (2014). Estudio de inversión publicitaria neta: revistas-radio-televisión. 4° trimestre 2013. Bogotá: ASOMEDIOS.


Atkinson, D. y Raboy M. (Comps.). (1998). La radio y la televisión de servicio público: el desafío del siglo XXI. Francia: Ediciones Unesco.


ANTV, Autoridad Nacional de Televisión (2013). Respuesta observaciones al proyecto de Reglamentación del FONTV. Bogotá: ANTV. Disponible en: http://www.antv.gov.co/sites/default/files/130131_respuesta_observaciones_reglamentacion_ fontv_0.pdf


Bolaño, C. (2006). Tapando el agujero negro. Para una crítica de la economía política de la comunicación. Cuadernos de Información y Comunicación, 11, 47-53.


Fuchs, C. (2012). Dallas Smythe Today - The Audience Commodity, the Digital Labour Debate, Marxist Political Economy and Critical Theory. TripleC, 10(2), 692-740.


García-Canclini, N. (1995). Consumidores y ciudadanos. Conflictos multiculturales de la globalización. México: Editorial Grijalbo.


García, D. y Herrera, L. (2011). El Caribe colombiano a través de su televisión: Agenda informativa y realidad regional en Telecaribe. Bogotá: Fondo de Publicaciones Universidad Sergio Arboleda.


García, D. (2012). Breve historia de la televisión regional en Colombia. Revista Latinoamericana de Ciencia de la Comunicación, IX(16), enero-junio, 64-72. Disponibe en: http://www.alaic.net/revistaalaic/index.php/alaic/article/view/373/206


Igarzábal, B. (2013). Por una televisión pública con audiencia. En O. Rincón, Zapping TV: el paisaje de la tele latina (pp. 51-70). Bogotá: FES.


Intervozes. Coletivo Brasil de comunicação social. (2009). Sistemas públicos de comunicação no mundo. Experiências de doze países e o caso brasileiro. São Pablo: Paulus.


Jakubowicz, K. (2010). El futuro de los medios públicos. Infoamérica, (3-4), 221-238.


Jhally, S. (1982). Probing the blindspot: the audiende commodity. Canadian Journal of political and social theory, 6(1-2), 204-210.


Livant, B. (1979). The audience comodity: on the “blindspot” debate. Canadian Journal of political and social theory, 3(1), 91-106.


Marín, A. M. (2006). Televisión pública en Colombia: del monopolio estatal a la descentralización. En Radiotelevisión de Servicio Público: Un Manual de Mejores Prácticas (pp. 95-118). Costa Rica: UNESCO.


Martín-Barbero, J.; Rey, G. y Rincón, O. (2000). Televisión pública, cultural, de calidad. Revista Gaceta, (47), 50-61.


Murdock, G. (1978/2006). Los agujeros negros del marxismo occidental: Respuesta a Dallas Smythe. Cuadernos de Información y Comunicación, 11, 11-22.


Narváez, A. (2013). Mercado de medios y esfera pública en Colombia. Revista Eptic Online, 15(1), 49-66. Disponible en: http://www.seer.ufs.br/index.php/eptic/article/view/704


Ortega. P. (2010). Televisión pública en América Latina: los valores del mercado y las políticas del Estado. Infoamérica, (3-4), 205-213.


Rey, G. (2002). La televisión en Colombia. En G. Orozco (coord.). Historias de la televisión en América Latina. Barcelona: Gedisa.


Sánchez, F. (2013). Retos de la televisión pública en Colombia: la implementación de la TDT en los canales regionales. V Congreso Internacional Latina de Comunicación, Universidad de La Laguna. Disponile en: http://www.revistalatinacs.org/13SLCS/2013_actas/117_Sanchez.pdf


Scolari, C. (2008). This is the end. Las interminables discusiones sobre el fin de la televisión. Trama de la comunicación, 13, 13-25.


Scholz, T. (Ed.). (2013). Digital Labor. The internet as playground and factory. New York: Routledge.


Smythe, D. (1977). Communications: Blindspot of western Marxism. Canadian Journal of political and social theory, 1(3), 1-27.


Smythe, D. (2006). Réplica a Graham Murdock. Cuadernos de información y Comunicación, 11, 23-30.


UNESCO. (2001). La Radio y Televisión Pública. ¿Por qué? ¿Cómo? Paris-Canadá: UNESCO.


Vizcaíno, M. (1992). Los falsos dilemas de nuestra televisión. CEREC: Bogotá.


Vizcaíno, M. (2005). La legislación de televisión en Colombia: entre el Estado y el mercado. Historia Crítica, 28, 127-144.


Wolton, D. (1990). Elogio del gran público. Una teoría crítica de la televisión. Barcelona: Gedisa.

Esta revista científica está registrada sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International. Portanto, este trabalho pode ser reproduzido, distribuído e comunicado publicamente em formato digital, desde que os nomes dos autores e da Pontificia Universidad Javeriana sejam mencionados. Você pode citar, adaptar, transformar, auto-arquivar, republicar e desenvolver o material, para qualquer finalidade (inclusive comercial), desde que reconheça adequadamente a autoria, forneça um link para o trabalho original e indique se foram feitas alterações. A Pontificia Universidad Javeriana não retém os direitos sobre os trabalhos publicados e o conteúdo é de responsabilidade exclusiva dos autores, que mantêm seus direitos morais, intelectuais, de privacidade e publicidade.