Resumo
Este artigo expõe resultados de pesquisa sociosemiótica realizada em Córdoba, Argentina, em torno das interpretações feitas pelos consumidores de hoje de tango argentino para se apropriar de uma poesia popular, edificada sobre uma moral que tem fortes pontos de contraste com a da classe média. Para isso, foram adiantadas duas rodadas de entrevistas a uma amostra teórica composta por 26 pessoas, a fim de investigar sobre suas preferencias e crenças nas que sustemtam as suas seleções. Oferece, por fim, hipótese que da para explicar por que a poesia romântica do tango é a seleção preferencial: o protótipo de amor que incorporaram, em parte, é coerente com esses poemas e, quando não, é suficiente com julgar tal caso particular como menos adequado ao tópico —em vez de rever o protótipo interpretativo—.
Archetti, E. (2003). Masculinidades. Fútbol, tango y polo en Argentina. Buenos Aires: Antropofagia.
Costa, R. y Mozejko, T. (2002). Producción discursiva: diversidad de sujetos. En T. Mozejko y R. Costa (Comps.), Lugares del decir (pp. 13-22). Rosario: Homo Sapiens.
Dalbosco, D. (2010). La construcción simbólica del arquetipo de la milonguera en las letras del tango. Amaltea, 2, 29-45.
De Rugemont, D. (1959). El amor y occidente. Buenos Aires: Editorial Sur. Díaz, C. (2013). Recepción y apropiación de músicas populares: dispositivos de enunciación, lugares sociales e identidades. El oído pensante, 1(2). Recuperado de http://ppct.caicyt.gov.ar/ index.php/oidopensante
Eco, U. (1999). Kant y el ornitorrinco. Barcelona: Lumen. Fabbri, P. (1995). Tácticas de los signos. Barcelona: Gedisa
Flick, U. (2007). Introducción a la investigación cualitativa. Madrid: Ediciones Morata.
Galeano, M. E. (2004): Estrategias de investigación social cualitativa. Medellín: La Carreta Editores E.U.
Glasser, B. y Strauss, A. (1967). The discovery of Grounded Theory: Strategies for qualitative research. Nueva York: Aldine.
Le Bretón, D. (2009). Las pasiones ordinarias. Antropología de las emociones. Buenos Aires: Nueva Visión.
Lotman, I. (1996). La semiosfera I. Semiótica de la cultura y del texto. Madrid: Frónesis.
Merton, R., Fiske, M. y Kendall, P. (1998). Propósitos y criterios de la entrevista focalizada. Empiria, 1, 215-230.
Montes, M. (2015). Entrevista productiva. Una adaptación de entrevista focalizada orientada a abordar los procesos interpretativos. Revista Latinoamericana de Metodología de la Investigación Social, 5(9),35-49. Recuperado de http://relmis.com.ar/ojs/index.php/relmis/ article/view/138/115
Montes, M. (2014). Operaciones interpretativas y prácticas de apropiación de signos con materialidad múltiple en la recepción del tango, AdVersuS, 11(27), 32-57. Recuperado de http://www.adversus.org/indice/nro-27/articulos/XI2703.pdf
Moreau, P. (2000). La poesía del tango. Fueron años de cercos y glicinas. Córdoba: Comunicarte Editorial.
Peirce, C. S. (1931/1958). Collected Papers of Charles Sanders Pierce. Cambridge: Harvard University Press.
Rosch, E. (1978). Principles of categorization. En E. Roach y B. Lloyd (Eds.), Cognition and categorization (pp. 27-48). New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates Publishers. Saikin, M. (2004). Tango y género. Stuttgart: Abrazos Book.
Savan, D. (1991). La teoria semiotica dell’emozione secondo Peirce. En I. Pezzini (Ed.), Semiótica delle passioni. Saggi di analisi semántica e testuale (pp. 139-157). Bologna: Esculapio.
Ulla, N. (1982). Tango, rebelión y nostalgia. Buenos Aires: Centro Editor de América Latina.
Verón, E. (1993). La semiosis social. Barcelona: Gedisa.
Verón, E. (2013). La semiosis social 2. Ideas, momentos, interpretantes. Buenos Aires: Paidós.
Violi, P. (2001). Significato ed esperienza. Milano: Bompiani.
REFERENCIAS A POEMAS CITADOS
Anónimo (1924). En un feca [Grabada por Edmundo Rivero]. En En un feca [LP]. Buenos Aires: Odeón. (1975).
Cadícamo, E. (1936). Nostalgias [Grabada por Hugo del Carril]. En Nostalgias [LP]. Buenos Aires: RCA.
Contursi, J. (1942). Junto a tu corazón (Hoy como ayer).
Contursi, J. (1943). Verdemar [Grabada por Mercedes Simone]. En Verdemar [LP]. Buenos Aires: H & R.
Contursi, P. (1916). Mi noche triste (Lita) [Grabada por Carlos Gardel]. En Mi noche triste [LP]. Buenos Aires: Odeón. (1930).
Curi, J. (1926). Te aconsejo que me olvides [Grabada por Carlos Gardel]. En Te aconsejo que me olvides [LP]. Buenos Aires: Odeón. (1928).
Discépolo, E. (1943). Uno [Grabada por Libertad Lamarque]. En Uno [LP]. Buenos Aires: RCA. Ferrada Campos, M. (1942). Embrujamiento [Grabada por Orlando Medina]. En Embrujamiento [LP]. Buenos Aires: Odeón. (1943).
Manzi, H. (1947). Romance de barrio [Grabada por Patricia Barone]. En Romance de barrio [LP]. Buenos Aires: El arca de Noé.
Marcó, H. (1944). Tú, el cielo y tú [Grabada por Alberto Podestá]. En Tú, el cielo y tú [LP]. Buenos Aires: RCA.
Medina, R. (1953). Pucherito de gallina [Grabada por Edmundo Rivero]. En Pucherito de gallina [LP]. Buenos Aires. (1958).
Miró, R. (1945). Me quedé mirándola [Grabada por Luis Cardei]. En Me quedé mirándola [LP]. Buenos Aires: DBN.
Romero, M. (1929). Aquel tapado de armiño [Grabada por Floreal Ruiz]. En Aquel tapado de armiño [LP]. Buenos Aires: Odeón. (1950).
Sanguinetti, H. (1944). Nada [Grabada por Carolina Rodríguez Laraia]. Buenos Aires: Unión de músicos.
Soto, M. (1951). Pasional [Grabada por Rubén Juárez]. En Pasional [LP]. Buenos Aires. (1973). Tagini, A. (1927). La gayola [Grabada por Carlos Gardel]. En La gayola [LP]. Buenos Aires: Odeón.
Esta revista científica está registrada sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International. Portanto, este trabalho pode ser reproduzido, distribuído e comunicado publicamente em formato digital, desde que os nomes dos autores e da Pontificia Universidad Javeriana sejam mencionados. Você pode citar, adaptar, transformar, auto-arquivar, republicar e desenvolver o material, para qualquer finalidade (inclusive comercial), desde que reconheça adequadamente a autoria, forneça um link para o trabalho original e indique se foram feitas alterações. A Pontificia Universidad Javeriana não retém os direitos sobre os trabalhos publicados e o conteúdo é de responsabilidade exclusiva dos autores, que mantêm seus direitos morais, intelectuais, de privacidade e publicidade.