Resumo
A pesquisa enquadra-se nos estudos relacionados com alfabetização académica e processos de escrita dentro das disciplinas. O objetivo principal foi identificar a partir de quais concepções de escrita a LLM fornece aos alunos estratégias para a escritura através do currículo. Para o fundamento teórico, uma varredura histórica dos estudos sobre escrita na linguística foi feito e revisaram-se contribuições no que diz respeito ao concepto escrita académica.
Os resultados estabelecem que há polissemia do término escrita académica, o que sugere uma diversidade grande de aproximações metodológicas nas classes. Durante o processo de pesquisa surgiu também uma discussão sobre as diferenças entre escrita em L1 e L2 bem como a pertinência de criar diálogos entre áreas do programa para estabelecer critérios claros de avaliação e retroalimentação de textos.
Finalmente, conclui-se que é preciso discutir sobre o disciplinar nos estudos de línguas porque sem um campo de estudo delimitado e compartilhado, os processos de escrita académica vão estar prejudicados.
Carlino, P. (marzo de 2006). La escritura en la investigación (Documento de trabajo No. 19). Buenos Aires: Universidad de San Andrés.
Carlino, P . (2007). Escribir, leer y aprender en la universidad. Una introducción a la alfabetización académica. México: Fondo de Cultura Económica.
Cassany, D. (1999). Construir la escritura. Barcelona: Paidós.
Hernández, G. (2012). Teorías implícitas de escritura en estudiantes pertenecientes a dos comunidades académicas distintas. Perfiles educativos, 34(136), 42-62. Recuperado de: http://www. redalyc.org/articulo.oa?id=13223068004
Hyland, K. (2007). Genre and second language writing. Míchigan: University of Michigan Press.
Hyland, K. (2009). Teaching and researching writing. Londres: Pearson Longman.
International Network of WAC Programs (2014). Statement of WAC Principles and Practices. Recuperado de http://wac.colostate.edu/ principles/statement.pdf
Ministerio de Educación Nacional (2014). Lineamientos de calidad para las licenciaturas en educación (Programas de formación inicial de maestros). Recuperado de http://www. mineducacion.gov.co/1621/articles-344483_ archivo_pdf.pdf
Muñoz, I. y Musci, M. (Junio de 2015). Escritura de géneros profesionales en la carrera de Ingeniería en Recursos Naturales Renovables de la UNPA: el Plan de Manejo de Fauna. Trabajo presentado en el Congreso Nacional “La lectura y la escritura en las sociedades del siglo XXI” de la Cátedra UNESCO, Rosario, Argentina.
McLeod, S. (2012). The Pedagogy of Writing Across the Curriculum. En T. Myers y P. Rogers (Eds.), Writing across curriculum: A critical sourcebook (pp. 54-67). New York: Bedford.
Russell, D. (2002). Writing in the academic disciplines: a curricular history. Southern Illinois University Press.
Silva, T. y Kei Matsuda, P. (2002). Writing. En N. Schmitt, An Introduction to Applied Linguistics (pp. 251-266). Londres: Routledge.
Tapia, M., Bustos, C., Salazar, T., Muñoz, C., Varela, M., y Sáez, C. (2014). Reacciones de los estudiantes a los comentarios escritos que proveen docentes de lenguaje en enseñanza secundaria chilena. Revista Enunciación, 19 (1), 39-52. Recuperado de http://revistas. udistrital.edu.co/ojs/index.php/enunc/article/ view/5685
Tolchinsky, L. (1993). Aprendizaje del lenguaje escrito: procesos evolutivos e implicaciones didácticas. Barcelona: Anthropos.
Vergara, O. (2015). Représentations de l’écriture académique dans une licence en langues étrangères. Revista Lenguaje, 43(2), 359-386. Recuperado de http://www.scielo.org.co/pdf/ leng/v43n2/v43n2a07.pdf

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2018 Stephania Ballén Vargas, Andrés Felipe Herrera Gonzáñez