Publicado Apr 17, 2018



PLUMX
Almetrics
 
Dimensions
 

Google Scholar
 
Search GoogleScholar


Rodrigo Fidel Rodríguez Borges https://orcid.org/0000-0002-5787-4812

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Resumo

Pesquisas variadas (Casero-Ripollés, 2014; Eberwein e Porlezza, 2014; Fengler. et al., 2015; Gómez-Mompard, Gutiérrez-Lozano e Palau-Sampio, 2015a e 2015b; Mauri-Ríos e Ramón-Vega, 2015 e Maciá-Barber, 2014, dentre outras) já apontaram para a baixa credibilidade pública dos jornalistas e a progressiva perda de qualidade do produto informativo. E tudo isso, apesar do fato de vozes autorizadas, como Habermas, considerar que a imprensa constitui a espinha dorsal da democracia.


Este texto analisa as evidencias empíricas disponíveis sobre tais questões, ao mesmo tempo em que coloca aplicar o influente aparato analítico desenvolvido por MacIntyre em Trás a virtude para iluminar o conflito entre os valores de exemplaridade, rendição de contas e qualidade -que deveriam caracterizar o jornalismo- e as coerções do mercado, que constrangem o comportamento das mídia.


Por fim, propõem-se elementos de uma mínima moralia que podem contribuir para melhorar o crédito social dos jornalistas.

Keywords

journalism ethics, moral goods, journalism, MacIntyre, marketética periodística, bienes morales, periodismo, MacIntyre, mercadoética jornalística, bens morais, jornalismo, MacIntyre, mercado

References
Aristóteles (2009). Ética a Nicómaco. Madrid: Cen- tro de Estudios Políticos y Constitucionales.

Asociación de la Prensa de Madrid (2016). Informe Anual de la Profesión Periodística. Recuperado de http://www.apmadrid.es/publicaciones/ informe-anual-de-la-profesion/

Asociación de la Prensa de Madrid (2015). Informe Anual de la Profesión Periodística. Recuperado de http://www.apmadrid.es/publicaciones/ informe-anual-de-la-profesion/.

Aznar, H. (1999). Comunicación responsable. La autorregulación de los medios. Barcelona: Ariel.

Ballesteros, C., Ayestaran, M., Bassets. M, Carrasco, M., Espinosa, J., González, E..., Villapa- dierna, R. (2012). Queremos saber. Cómo y por qué la crisis del periodismo nos afecta a todos. Barcelona: Random House.

Bassets, L. (2013). El último que apague la luz. Sobre la extinción del periodismo. Madrid: Taurus.

Berganza, R., Lavín, E. y Piñeiro-Naval, V. (2017). La percepción de los periodistas españoles acerca de sus roles profesionales. Revista Comunicar, 25(51), 83-92.


Balzac, H. (2009). Monografía de la prensa parisina [Los periodistas]. Sevilla: Comunicación Social.

Cagé, J. (2016). Salvar los medios de comunicación. Barcelona: Anagrama.

Camps, V. (1997). La política como moral. Isegoría, 15, 181-189.

Casero-Ripollés, A. (2014). La pérdida de valor de la información periodística: causas y consecuencias. Anuario ThinkEPI, 8 , 256-259.

Cebrián, J. L. (2003). Los valores de la empresa informativa. En A. Cortina (Ed.), Construir confianza. Ética de la empresa en la sociedad de la información y de las comunicaciones (pp. 157-168). Madrid: Trotta.

Centre for Media Pluralism and Media Free- dom (2015). Media Pluralism Monitor 2015 (España). Recuperado de http://monitor.cmpf. eui.eu/mpm2015/results/spain/

Centro de Investigaciones Sociológicas (2013). Barómetro de marzo (Estudio no 2981). Recupe- rado de http://www.cis.es/cis/opencm/ES/1_ encuestas/estudios/ver.jsp?estudio=13704.

Comisión Europea (2013). A free and pluralistic media to sustain european democracy. Recu- perado de https://ec.europa.eu/digital-single- market/sites/digital-agenda/files/HLG%20 Final%20Report.pdf.

Cortina, A. (2004). Ciudadanía activa en una sociedad mediática. En J. Conill y V. Gozál- vez (Coords.), Ética de los medios. Una apuesta por la ciudadanía audiovisual (pp. 11-31). Barcelona: Gedisa.

Cortina, A. (2000). El sentido de las profesiones. En A. Cortina y J. Conill (Eds.), Diez palabras clave en ética de las profesiones (pp. 13-28). Estella: Verbo Divino.

Eberwein, T. y Porlezza, C. (2014). The missing link: Online media accountability practices and their implications for european media policy. Journal of Information Policy, 4, 421-443.

Eco, U. (2015). Número cero. Barcelona: Lumen. Fengler, S., Eberwein, T., Alsius, S., Baisnée, O., Bichler, K., Dobek-Ostrowska, B., ... Vera Zambrano, S. (2015). How effective is media self-regulation? Results from a comparative survey of European journalists. European Journal of Communication, 30(3), 249-266.

Gomá, J. (2009). Ejemplaridad pública. Madrid: Taurus.

Gómez-Mompard, J., Gutiérrez-Lozano, J. y Palau-Sampio, D. (2015). Los periodistas españoles y la pérdida de la calidad de la información: el juicio profesional. Revista Comunicar, 23(45), 143-150. doi: http://dx.doi. org/10.3916/C45-2015-15.

Gómez-Mompard, J., Gutiérrez-Lozano, J., y Palau-Sampio, D. (2015b). La calidad periodística en España según la percepción de los periodistas. Estudios sobre el Mensaje Periodístico, 21, 13-30.

Habermas, J. (2009). ¡Ay, Europa! Pequeños escritos políticos XI. Madrid: Trotta.

Habermas, J. (2003). Teoría de la acción comuni- cativa (vol. II). Madrid: Taurus.

Jarvis, J. (2015): El fin de los medios de comunicación de masas. Barcelona: Gestión 2000.

Izquierdo, J. M. (2013). ¿Para qué servimos los periodistas? (Hoy). Madrid: La Catarata. Maciá-Barber, C. (2014). La sostenibilidad ética de la empresa periodística: la percepción y el discurso de los directivos de los medios. Dilemata, 14, 19-35.

MacIntyre, A. (1987): Tras la virtud. Barcelona: Crítica

Mauri-Ríos, M. y Ramón-Vega, X. (2015). Nue- vos sistemas de rendición de cuentas de la información periodística. Exploración del escenario online español. El profesional de la información, 24 (4), 380-389.

Nussbaum, M. (1995). La fragilidad del bien. Fortuna y ética en la tragedia y la filosofía griega. Madrid: La Balsa de la Medusa.


Peterson, T. (1971). The social responsibility theory of the press. En F. Siebert, T. Peterson y W. Schramm (Eds.), Four Theories of the Press (pp. 73-103). Illinois: University of Illinois Press.


Pew Research Center (2016). News use across social media platforms. Recuperado de http://www.journalism.org/2016/05/26/news-use-across-social-media-platforms-2016/

Reuters Institute (2017). Digital News Report 2017. Recuperado de https://reutersinstitute.poli- tics.ox.ac.uk/sites/default/files/Digital%20 News%20Report%202017%20web_0.pdf.

Reuters Institute (2016). Digital News Report 2016. Recuperado de http://www.digitalnewsre- port.org/.

Rodríguez Borges, R. F. (2011). Esfera pública y medios de comunicación. La contribución de los media a la construcción de la ciudadanía democrática. Daimon, Suplemento 4, 79-93.

Rodríguez Borges, R. F. (1998). La objetividad periodística, un mito persistente. Revista Latina de Comunicación Social, 2. Recuperado de http://www.ull.es/publicaciones/latina/z8/ febrero.98.rodrigo.htm.

Rodríguez Borges, R. F. y Aznar, H. (2014). La ética de la comunicación en la balanza. Dile- mata, 15, 171-179.

Rusiñol, P. (16 de mayo de 2013). Papel mojado. La crisis de la prensa y el fracaso de los periódicos en España. Eldiario.es. Recuperado de http:// www.eldiario.es/zonacritica/Papel-prensa- fracaso-periodicos-Espana_6_130946927.html

Vargas Llosa, M. (3 de junio de 2007). La civili- zación del espectáculo. El País. Recuperado de http://elpais.com/diario/2007/06/03/ opinion/1180821605_850215.html.

WAN-INFRA (2017). VAT rates applied to news media in EU Member States. Recu- perado de https://www.wan-ifra.org/ reports/2017/04/23/vat-rates-applied-to-news- media-in-eu-member-states.

Weber, M. (1969). La ética protestante y el espíritu del capitalismo. Barcelona: Península.

Weber, M. (1992). Para una sociología de la prensa. Revista Española de Investigaciones Sociológi- cas, 57, 251-259.Weber, M. (2012). El político y el científico. Madrid: Alianza.

White, A. (2015). The trust factor. An EJN review of journalism and self-regulation. Recuperado de http://ethicaljournalismnetwork.org/ resources/publications/trust-factor
Como Citar
Rodríguez Borges, R. F. (2018). Jornalistas no labirinto: Entre a exemplaridade pública e as coerções dos mercados. Sinal E Pensamento, 36(71), 154–168. https://doi.org/10.11144/Javeriana.syp36-71.plep
Seção
Avances