Metáfora da guerra na construção sociocultural do aglomerado têxtil / vestuário, design e moda de Antioquia
PDF (Espanhol)

Palavras-chave

Clusters Industriais
Indústria do vestido - Antioquia (Colômbia)
Análise metafórica
Cluster
Guerra como metáfora
Construção sociocultural.

Como Citar

Valle Flórez, M. M. (2011). Metáfora da guerra na construção sociocultural do aglomerado têxtil / vestuário, design e moda de Antioquia. Sinal E Pensamento, 30(58), 252-268. https://doi.org/10.11144/Javeriana.syp30-58.mgcs
Almetrics
 
Dimensions
 

Google Scholar
 
Search GoogleScholar

Resumo

O artigo refere-se à construção sociocultural do cluster têxtil / vestuário, design e moda em Antioquia, a partir da metáfora "o cluster é guerra". O cluster é apresentado como uma forma emergente de organização da produção, bem como a metodologia realizada no processo de interpretação de expressões metafóricas. As metáforas a partir das quais o cluster é desenhado são interpretadas: "o mercado é guerra", "a luta pelo mercado é o medo", "o combate é aqui e ali", "a competição é grande, aliada e importante", e das estratégias e táticas utilizadas pelos construtores de clusters, tanto para a luta quanto para a defesa do mercado. O texto é um aparte dos resultados da pesquisa de doutorado realizada pelo autor no referido cluster.

PDF (Espanhol)

Arbib, M. y Hesse, M. (1986), The Construction of reality, Cambridge, Cambridge U. Press.

Bauman, Z. (2006), Miedo líquido: la sociedad contemporánea y sus temores, Buenos Aires, Paidós Ibérica.

Benavides C., J. (1997), “Comunicación, cultura y política. Desarrollo y globalización ¿un horizonte sin ilusiones?”, en ix Encuentro Latinoamericano de Facultades de Comunicación Social (Felafacs), Lima, Universidad de Lima.

Black, M. (1954), Metáfora, procedimientos de la sociedad aristotélica. La filosofía del retórico, Oxford, Prensa de la Universidad de Oxford.

Bustos, E. (2000), La metáfora, ensayos transdisciplinares, Madrid, Universidad Nacional de Educación a Distancia, Fondo de Cultura Económica.

Cámara de Comercio (2005), Balance tecnológico, cadena productiva, Bogotá, Cámara de Comercio de Bogotá.

Castells, M. (2004), The Power of Identity, Malden, MA, Blackwell.

— (2004), “La era de la información”, La sociedad red, vol. 1, Madrid, Alianza Editorial.

Fuentes, N. R. (2010), Doctorado en Estudios Científicos Sociales, Guadalajara, iteso, Universidad Jesuita de Guadalajara.

Hesse, M. (1966), Models and Analogies in Science, Notre Dame, University of Notre Dame Press.

Isus, S.; Cela, J., y Farrús, N. (2002), “Desarrollo de competencias de acción profesional a través de las tecnologías de la información y la comunicación: una visión crítica”, en Actas del ii Congreso Europeo en Tecnologías de la Información y la Comunicación y la Ciudadanía, Barcelona, Universidad de Barcelona.

Lakoff, G. y Johnson, M. (1998), Metáforas de la vida cotidiana, Madrid, Cátedra.

Lizcano, E. (1998), “La metáfora como analizador social”, Revista Empiria, núm. 2, pp. 29-60.

Martín-Barbero, J. (1995), “Pretextos”, Conversaciones sobre la comunicación y sus contextos, Cali, Colección Ensayo Iberoamericano, Universidad del Valle.

Porter, M. (1998, noviembre-diciembre), “Clusters and the new economics of competition”, Harvard Business Review, vol. 6, núm. 76, pp. 77-90.

Real Academia Española (rae) (2007), Diccionario, Real Academia Española (rae) [en línea], disponible en http://buscon.rae.es/diccionario/ drae.htm, recuperado: 10 de julio de 2007.

Reguillo, R. (2006), “Los miedos: sus laberintos, sus monstruos, sus conjuros. Una lectura antropológica”, Etnografías contemporáneas, vol. 2, núm. 2, pp. 45-74.

Rivano, E. (1997), Metáfora y lingüística cognitiva, Santiago de Chile, Bravo y Allende Editores.

Valle Flórez, M. (2009, julio-diciembre), “Categorías de análisis de los estudios sobre cluster en las corrientes de la economía industrial y de la aglomeración”, Revista Politécnica, núm. 9, pp. 72-86.

Witker, I. (2006), China/América Latina: la relación con una potencia anti status quo. Academia Nacional de Estudios Políticos y Estratégicos de Chile [en línea], disponible en http://www. anepe.cl3 oro/Articulos/columna Witker04. htm, recuperado: 4 de julio de 2007.

Esta revista científica está registrada sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International. Portanto, este trabalho pode ser reproduzido, distribuído e comunicado publicamente em formato digital, desde que os nomes dos autores e da Pontificia Universidad Javeriana sejam mencionados. Você pode citar, adaptar, transformar, auto-arquivar, republicar e desenvolver o material, para qualquer finalidade (inclusive comercial), desde que reconheça adequadamente a autoria, forneça um link para o trabalho original e indique se foram feitas alterações. A Pontificia Universidad Javeriana não retém os direitos sobre os trabalhos publicados e o conteúdo é de responsabilidade exclusiva dos autores, que mantêm seus direitos morais, intelectuais, de privacidade e publicidade.

##plugins.themes.healthSciences.displayStats.downloads##

##plugins.themes.healthSciences.displayStats.noStats##