Comunicação e cultura mundial: Nova dinâmica global da cultura
PDF (Espanhol)

Palavras-chave

Globalização
Sistema-mundo
Cultura.

Como Citar

Comunicação e cultura mundial: Nova dinâmica global da cultura. (2010). Sinal E Pensamento, 29(57), 20-34. https://doi.org/10.11144/Javeriana.syp29-57.ccmu
Almetrics
 
Dimensions
 

Google Scholar
 
Search GoogleScholar

Resumo

Assim como a moderna sociedade Estado-nação implicou uma profunda ruptura com as formas prévias de organização política, econômica e cultural da comunidade tradicional e nas quais as culturas locais se basearam, a sociedade global também introduz agora fortes rupturas com a sociedade. nacional, porque "o mundo deixou de ser uma figura astronômica para adquirir significado histórico pleno" (Ianni, 1996).

PDF (Espanhol)

Alfaro, R. M. (ed.) (2005), Comunicación y política en una democracia ética, Lima, Veeduría Ciudadana.


Appadurai, A. (2000), “Grassroots Globalization and the Research Imagination”, Public Culture, núm. 30, Duke University Press, p. 7.


— (2001), La modernidad desbordada. Dimensiones culturales de la globalización, Buenos Aires, Trilce/f.c.e.


Barganza, J. A. y Cruz, M. T. (2001), Critica das logacoes na Era da Técnica, Porto, Tropismos.


Beck, U. (2005), La mirada cosmopolita, Barcelona, Paidós.


Chartron, G. (1994), Pour Une nouvelle economie du savoir, París, Presses Universitaires de Rennes.


Dede, C. (comp.) (2000), Aprendiendo con tecnología, Barcelona, Paidós.


Echeverría, J. (1999), Los señores del aire, telépolis y el tercer entorno, Barcelona, Destino.


Finquelevich, S. (coord.) (2000), ¡Ciudadanos a la red! Los vínculos sociales en el ciberespacio, Buenos Aires, Ciccus/La Crujía.


Fischer, H. (2001), Le Chock numerique. A l’aube de une nouvelle civilisatuon, Montreal, BLV.


Habermas, J. (1989), Teoría de la acción comunicativa, Madrid, Tauros.


Harvey, D. (1989), “The experience of space and time”, The Condition of Postmodernity, Cambridge, Basil Blackwell.


Heidegger, M. (1997), Filosofía, ciencia y técnica, traducción de Soler, F. y Acevedo, J., Santiago de Chile, Editorial Universitaria.


Ianni, O. (1996), Teorías de la globalización, México, Siglo xxi. Laclau, E. (1996), Emancipación y diferencia, Buenos Aires, Ariel.


Lahire, B. (2004), La Culture des individus. Dissonances culturelles et distinction de soi, París.


Lévi, P. (1996), “Essai Sur la cyberculture: l’universel sans totalité”, Rapport au Conseil de L’Europe, París, p. 4.


— (1998). A inteligência coletiva. Sao Paulo, Loyola.


Maigret, E. y Macé, E. (2005), Pensar les mediacultures. Nouvelles practique et nouvelles appriches de la representation du monde, París, Armand Collin.


Manzini, E. (1991), Artefacts. Vers une nouvelle écologie de l'environement artificiel, París, cgp.


Meyrowitz, J. (1985), No Sense of Place. The Impact of Electronic Media on Social Behavior, Nueva York, Oxford University Press.


Mignolo, W. (comp.) (2001), Capitalismo y geopolítica del conocimiento, Buenos Aires, Signo.


Molina, J. L. (2001), El análisis de redes sociales: una introducción, Barcelona, Bellaterra.


Ortiz, R. (1994), Mundializaçao e cultura, Sao Paulo, Brasiliense.


Santos, M. (1993), “Espaço, mundo globalizado, post-modernidade”, en Margen, núm. 1, p. 11.


— (1996), A natureza do espaço, Sao Paulo, Hucitec.


— (2000), Por uma outra globalizacao, Río de Janeiro, Record.


Scolari, C. (2004), Hacer clic. Hacia una sociosemiótica de las interacciones digitales, Barcelona, Gedisa.


Serres, M. (1995), Atlas, Madrid, Cátedra. — (2001), Hominescence, París, Le Pommier.


Tirado Serrano, F. y Domenech, M. (ed.) (2006), Lo social y lo virtual: nuevas formas de control y transformación social, Barcelona, uoc.


Varios autores (2002), Redes, gestión y ciudadanía, Quito, oclac-abyayala.


Wiewiorka, M. (1997), Une Societé fragmentée? Le multiculturalisme en débat, París, La Decouverte.


Winocourt, R. (2002), Ciudadanos mediáticos, Barcelona, Gedisa.

Esta revista científica está registrada sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International. Portanto, este trabalho pode ser reproduzido, distribuído e comunicado publicamente em formato digital, desde que os nomes dos autores e da Pontificia Universidad Javeriana sejam mencionados. Você pode citar, adaptar, transformar, auto-arquivar, republicar e desenvolver o material, para qualquer finalidade (inclusive comercial), desde que reconheça adequadamente a autoria, forneça um link para o trabalho original e indique se foram feitas alterações. A Pontificia Universidad Javeriana não retém os direitos sobre os trabalhos publicados e o conteúdo é de responsabilidade exclusiva dos autores, que mantêm seus direitos morais, intelectuais, de privacidade e publicidade.