O papel da mídia atual na sociedade contemporânea espanhola
PDF (Espanhol)

Palavras-chave

Alfabetização audiovisual
Sociedade do informação
Direitos humanos.

Como Citar

Gutiérrez San Miguel, B., Rodríguez Fidalgo, M. I., & Del Camino Gallego, M. (2010). O papel da mídia atual na sociedade contemporânea espanhola. Sinal E Pensamento, 29(57), 268-285. https://doi.org/10.11144/Javeriana.syp29-57.pcas
Almetrics
 
Dimensions
 

Google Scholar
 
Search GoogleScholar

Resumo

Atualmente, a TV oferece aos espectadores o que eles querem ver ou oferecem produtos que são considerados mais lucrativos? Temos que apelar para a ética para oferecer produtos de qualidade? A mídia está nas mãos de grandes grupos de comunicação que têm conexões políticas e ideológicas, e a luta pelo público é o motor da televisão. Atualmente, mais do que falar de 'sociedade da informação', é preciso falar em 'sociedade do espetáculo'. O poder não é tanto o poder de fazer, o poder político, quanto o poder de dizer, o poder da mídia.

PDF (Espanhol)

Aparici, R. (1987), Imagen, vídeo y educación, Madrid, Fondo de Cultura Económica.


Aparici, R. (coord). (1996), La revolución de los medios audiovisuales: educación y nuevas tecnologías, Madrid, Ediciones de La Torre.


Aparici, R. y Marí Sáez, V. M. (2003), Cultura popular, industrias culturales y ciberespacio, Madrid, UNED.


Área Moreira, M. (2004), Los medios y las tecnologías de la Educación, Madrid, Psicología Pirámide.


— (2005), La educación en el laberinto tecnológico. De la escritura a las máquinas digitales, Barcelona, Octaedro-EUB.


Beltrán de Mena, R. (1988), Información y comunicación. Los medios y su aplicación didáctica, Barcelona, Gustavo Gili.


Berger, J. (1973), Modos de ver, Barcelona, Gustavo Gili.


Bourdieu, P. (1996), “Sobre la televisión” [en línea], disponible en http://www.paralibros.com/ libros/basicos/l08bourd.htm, recuperado: 27 de agosto de 2010.


Campuzano Ruiz, A. (1992), Etnologías audiovisuales y educación. Una visión desde la práctica, Madrid, Akal.


Castells, M. (ed.) (2006), La sociedad red: una visión global, Madrid, Alianza Editorial.


Cebrián Herreros, M. (2005), Información multimedia. Soportes, lenguaje y aplicaciones empresariales, Madrid, Prentice Hall.


Sader, E. (2008, 10 de julio), “Apartes de la presentación de la revista Crítica y Emancipación (clacso)”, En: La Jornada, México d.f. Disponible en: http://www.jornada.unam.mx/2008/07/10/index.php ?section=politica&article=014n1pol, recuperado: 25 de agosto de 2010.


Company, J. M. (1987), El trazo de la letra en la imagen: texto literario y texto fílmico, Madrid, Cátedra.


Dick, E. (1987), Sings of Success: Report of the Media Education Development Program, Glasgow, Scotthish Film Council.


Eco, U. (1968), Apocalípticos e integrados ante la cultura de masas, Barcelona, Lumen. Ferrés, J. (1994), Televisión y educación, Barcelona, Paidós.


Giacomoantonio, A. (1979), La enseñanza audiovisual. Metodología didáctica, Barcelona, Gustavo Gili.


Goodwin, A. (1978), Manual de medios audiovisuales para la educación, Madrid, Paraninfo.


Greenaway, P. (1991), Taeching Visual Media, Jacaranda, Brisbane. Gubern, R. (2004), Máscaras de la ficción, Barcelona, Anagrama.


Gutiérrez, F. (1976), El lenguaje total. Pedagogía de los medios de comunicación, Buenos Aires, Humanitas.


Infoamérica (2010), “Pierre Bourdieu (1930-2002) Perfil biográfico y académico”, [en línea], disponible en http://www.infoamerica.org/teoria/bourdieu1. htm, recuperado: 27 de agosto de 2010.


León, B. (coord.), (2009), Telerrealidad: el mundo tras el cristal. Madrid, Comunicación Social.


Masterman, L. (1985), Teaching the Media, Londres, Comedia.


Martín, M. (1987), Semiología de la imagen y pedagogía, Madrid, Narcea.


Martín-Barbero, J. y Rey, G. (1999), Los ejercicios del ver. La hegemonía audiovisual y la ficción televisiva, Madrid, Gedisa.


Morin, E. (diciembre, 2002), “Diálogos sobre ética y desarrollo” [En línea], entrevista realizada por: Carrizo, L. Disponible en: http://www. scribd.com/doc/25265811/ETICA-ConEdgar-Morin-Dioalogos-sobre-Etica-y-Desrrollo, recuperado: 27 de agosto de 2010.


Platón (2010), Carta vii [En línea], disponible en: http://www.scribd.com/doc/22246802/ Platon-Carta-vii, recuperado: 27 de agosto de 2010.


Rodríguez Diéguez, J. L. (1978), Las funciones de la imagen en la enseñanza, Barcelona, Gustavo Gili.


Romano, V. (2002), La formación de la mentalidad sumisa, Madrid, Endymion.


Salinas, J.; Aguaded, J. I., y Cabero, J. (2004), Tecnologías para la educación. Diseño, producción y evaluación de medios para la formación docente, Madrid, Psicología y Educación, Alianza Editorial.


Tecglen, H. (2000, 17 de mayo), “El Defensor del lector” en: El País (Madríd, España), pág. 16.


Traffel, J. (1986), Presente y futuro del audiovisual, Buenos Aires, Kapeluszz.


Universidad de Buenos Aires (2010), “Pierre Bourdieu. Cátedra Rubinich”, [en línea], http:// www.catedras.fsoc.uba.ar/rubinich/biblioteca/biografias/bio_bourd.htm, recuperado: 27 de agosto de 2010.


Vallet, A. (1980) El lenguaje total. Barcelona, Edelvives.


Verdú, V. (2003), El estilo del mundo, Barcelona, Anagrama.

Esta revista científica está registrada sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International. Portanto, este trabalho pode ser reproduzido, distribuído e comunicado publicamente em formato digital, desde que os nomes dos autores e da Pontificia Universidad Javeriana sejam mencionados. Você pode citar, adaptar, transformar, auto-arquivar, republicar e desenvolver o material, para qualquer finalidade (inclusive comercial), desde que reconheça adequadamente a autoria, forneça um link para o trabalho original e indique se foram feitas alterações. A Pontificia Universidad Javeriana não retém os direitos sobre os trabalhos publicados e o conteúdo é de responsabilidade exclusiva dos autores, que mantêm seus direitos morais, intelectuais, de privacidade e publicidade.

##plugins.themes.healthSciences.displayStats.downloads##

##plugins.themes.healthSciences.displayStats.noStats##