Publicado Sep 15, 2010



PLUMX
Almetrics
 
Dimensions
 

Google Scholar
 
Search GoogleScholar


Óscar Julián Cuesta Moreno

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma investigação que teve como objetivo testar um conjunto de regras iconograficamente representadas em signos educacionais, com o objetivo de motivar os cidadãos a praticar a convivência no espaço público de Chapinero, em Bogotá. A pesquisa, originada no âmbito da pedagogia urbana, visa contribuir para a discussão sobre a possibilidade de utilizar estratégias de comunicação na educação para a cidadania, especialmente a partir do uso criativo da dinâmica da linguagem.

Keywords

Educational signs, Meta-contingencies, Coexistence practices, Public space, Rule based learning.Sinais educacionais, Metacontingências, Práticas de coexistência, Espaço publico, Aprendendo por regras.Señales educativas, Metacontingencias, Prácticas de convivencia, Espacio público, Aprendizaje por reglas.

References
Aicher, O. y Krampen, M. (1979), Sistemas de signos en la comunicación visual, Barcelona, Gustavo Gili.

Burbano, A. y Páramo, P. (2008, julio-octubre), “El aprendizaje por reglas y la convivencia ciudadana en el espacio público”, Pretil, año 6, núm. 18, Universidad Piloto de Colombia, pp. 62-72.

Colom, A. (1990), “La pedagogía urbana, marco conceptual de la ciudad educadora”, en La ciudad educadora. I Congreso Internacional de Ciudades Educadoras, Barcelona, Ajuntament de Barcelona, pp. 115-128.

Costa, J. (1987), Señalética, Barcelona, Enciclopedia del Diseño. Centro Internacional de Inves- tigación y Aplicaciones de la Comunicación.

Eco, U. (2000), Tratado de semiótica original, Barcelona, Lumen.

Glenn, S. S. (1988), “Contingencies and Metacon- tingencies: Toward a Synthesis of Behavior Analysis and Cultural Materialism”, The Beahavior Analysis, núm. 11, pp. 161-179.

Klinkenberg, J.-M. (2006), Manual de semiótica general, Bogotá, Fundación Universitaria Jorge Tadeo Lozano.

Mockus, A. (2003), “Cultura ciudadana y comunicación”, en Revista La Tadeo, Fundación Universitaria Jorge Tadeo Lozano, núm. 68, pp. 106-111.

Páramo, P. (2009, marzo-junio), “Meta-contingencias y cambio de prácticas culturales en el espacio público urbano”, en Pre-Til, Año 7, núm. 20, Instituto de Investigación y Proyectos Especiales, Universidad Piloto de Colombia.

— (2010), “Pedagogía urbana: elementos para su delimitación como campo de conocimiento”, en Revista Colombiana de Educación, núm. 57, Universidad Pedagógica Nacional, pp. 14-27.

Páramo, P. y Cuervo, M. (2006), Historia social situada en el espacio público de Bogotá desde su fundación hasta el siglo xix, Bogotá, Ediciones Universidad Pedagógica Nacional.

Rodríguez Diéguez, J. L. (1977), Las funciones de la imagen en la enseñanza: semántica y didáctica, Barcelona, G. Gili, Colección de Comunicación Visual.

Salcedo, M. A. y Caicedo, S. (2007, julio- diciembre), “Señales visuales urbanas en algunos cruces viales de Cali, Colombia”, en Revista Científica Guillermo de Ockhan, vol. 5, núm. 2, pp. 11-133.

Santos, C. y Lobo, N. (2003), Psicología del aprendizaje, Bogotá, Universidad Santo Tomás.

Trilla, J. (1993, mayo), “La educación y la ciudad”, en Educación y ciudad, núm. 2, Bogotá, Instituto para la Investigación Educativa y el Desarrollo Pedagógico (IDEP), pp. 6-19.

Urrego, Y. (2008), “Observación conductual”, en Páramo, P., Técnicas de recolección de información, Bogotá, Universidad Piloto de Colombia.
Como Citar
Cuesta Moreno, Óscar J. (2010). Sinalização educacional para convivência no espaço público. Signo Y Pensamiento, 29(57), 458–470. https://doi.org/10.11144/Javeriana.syp29-57.sepc
Seção
Avances