Sinalização educacional para convivência no espaço público
PDF (Espanhol)

Palavras-chave

Sinais educacionais
Metacontingências
Práticas de coexistência
Espaço publico
Aprendendo por regras.

Como Citar

Sinalização educacional para convivência no espaço público. (2010). Sinal E Pensamento, 29(57), 458-470. https://doi.org/10.11144/Javeriana.syp29-57.sepc
Almetrics
 
Dimensions
 

Google Scholar
 
Search GoogleScholar

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma investigação que teve como objetivo testar um conjunto de regras iconograficamente representadas em signos educacionais, com o objetivo de motivar os cidadãos a praticar a convivência no espaço público de Chapinero, em Bogotá. A pesquisa, originada no âmbito da pedagogia urbana, visa contribuir para a discussão sobre a possibilidade de utilizar estratégias de comunicação na educação para a cidadania, especialmente a partir do uso criativo da dinâmica da linguagem.

PDF (Espanhol)

Aicher, O. y Krampen, M. (1979), Sistemas de signos en la comunicación visual, Barcelona, Gustavo Gili.

Burbano, A. y Páramo, P. (2008, julio-octubre), “El aprendizaje por reglas y la convivencia ciudadana en el espacio público”, Pretil, año 6, núm. 18, Universidad Piloto de Colombia, pp. 62-72.

Colom, A. (1990), “La pedagogía urbana, marco conceptual de la ciudad educadora”, en La ciudad educadora. I Congreso Internacional de Ciudades Educadoras, Barcelona, Ajuntament de Barcelona, pp. 115-128.

Costa, J. (1987), Señalética, Barcelona, Enciclopedia del Diseño. Centro Internacional de Inves- tigación y Aplicaciones de la Comunicación.

Eco, U. (2000), Tratado de semiótica original, Barcelona, Lumen.

Glenn, S. S. (1988), “Contingencies and Metacon- tingencies: Toward a Synthesis of Behavior Analysis and Cultural Materialism”, The Beahavior Analysis, núm. 11, pp. 161-179.

Klinkenberg, J.-M. (2006), Manual de semiótica general, Bogotá, Fundación Universitaria Jorge Tadeo Lozano.

Mockus, A. (2003), “Cultura ciudadana y comunicación”, en Revista La Tadeo, Fundación Universitaria Jorge Tadeo Lozano, núm. 68, pp. 106-111.

Páramo, P. (2009, marzo-junio), “Meta-contingencias y cambio de prácticas culturales en el espacio público urbano”, en Pre-Til, Año 7, núm. 20, Instituto de Investigación y Proyectos Especiales, Universidad Piloto de Colombia.

— (2010), “Pedagogía urbana: elementos para su delimitación como campo de conocimiento”, en Revista Colombiana de Educación, núm. 57, Universidad Pedagógica Nacional, pp. 14-27.

Páramo, P. y Cuervo, M. (2006), Historia social situada en el espacio público de Bogotá desde su fundación hasta el siglo xix, Bogotá, Ediciones Universidad Pedagógica Nacional.

Rodríguez Diéguez, J. L. (1977), Las funciones de la imagen en la enseñanza: semántica y didáctica, Barcelona, G. Gili, Colección de Comunicación Visual.

Salcedo, M. A. y Caicedo, S. (2007, julio- diciembre), “Señales visuales urbanas en algunos cruces viales de Cali, Colombia”, en Revista Científica Guillermo de Ockhan, vol. 5, núm. 2, pp. 11-133.

Santos, C. y Lobo, N. (2003), Psicología del aprendizaje, Bogotá, Universidad Santo Tomás.

Trilla, J. (1993, mayo), “La educación y la ciudad”, en Educación y ciudad, núm. 2, Bogotá, Instituto para la Investigación Educativa y el Desarrollo Pedagógico (IDEP), pp. 6-19.

Urrego, Y. (2008), “Observación conductual”, en Páramo, P., Técnicas de recolección de información, Bogotá, Universidad Piloto de Colombia.

Esta revista científica está registrada sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International. Portanto, este trabalho pode ser reproduzido, distribuído e comunicado publicamente em formato digital, desde que os nomes dos autores e da Pontificia Universidad Javeriana sejam mencionados. Você pode citar, adaptar, transformar, auto-arquivar, republicar e desenvolver o material, para qualquer finalidade (inclusive comercial), desde que reconheça adequadamente a autoria, forneça um link para o trabalho original e indique se foram feitas alterações. A Pontificia Universidad Javeriana não retém os direitos sobre os trabalhos publicados e o conteúdo é de responsabilidade exclusiva dos autores, que mantêm seus direitos morais, intelectuais, de privacidade e publicidade.