Publicado May 27, 2019



PLUMX
Almetrics
 
Dimensions
 

Google Scholar
 
Search GoogleScholar


Néstor Julián Restrepo Echavarría https://orcid.org/0000-0002-2881-1249

Ángela María Gómez Restrepo https://orcid.org/0000-0002-2592-8097

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar uma crescente modernização e adaptação do modelo norte-americano nas campanhas presidenciais na Colômbia desde 1994 até a campanha presidencial de 2014.


Todo processo eleitoral tem características particulares em que evidencia-se o impacto que tem o sistema político de cada país sobre a organização interna e externa das campanhas eleitorais, as quais estruturam-se a partir do aproveitamento de fatores ou técnicas de profissionalização, com o objetivo de alcançar o maior número de votantes.


Para entender esse fenómeno se mede o nível de profissionalização das campanhas presidenciais na Colômbia a partir de estabelecer categorias de análise que permitam descrever e comparar o desenvolvimento e evolução das técnicas incorporadas por cada campanha, o que possibilita estabelecer comparações do nível de profissionalização.

Keywords

Colombia, Electoral campaigns, Professionalization, Professionalization level, Candidates, Professionalization indexColombia, Campañas electorales, Profesionalización, Nivel de profesionalización, Candidatos, Índice de profesionalización.Colômbia, Campanhas eleitorais, Profissionalização, Nível de profissionalização, Candidatos, Índice de profissionalização

References
Farrel, D. (1996). Campaign strategies and tactics. Comparing Democracies: Elections and Voting in Global Perspective, pp. 160 - 183.

Freidenberg, F. (2010). Campañas Electorales y Democracia, Salamanca: Documento en elaboración. Universidad de Salamanca.

Freidenberg, F. & Levitsky, S. (2007). Organización Informal de los Partidos en América Latina. Desarrollo Económico, 46(184), 539 - 546.

Gibson, R. & Römmele, A. (2001). Changing Campaing Communication. A party-centered theory of professionalized campaigning. The Harvard International Journal of Press/Politics, 6(4), 31 - 43.

Gibson, R. & Römmele, A. (2009). Measuring the professionalization of political campaigning. Party Politics, 15(3), 265-293.

Holtz-Bacha, C. (2002). Campañas electorales en Alemania. En F. Priess (Ed.), Relación entre política y medios. Propuestas alemanas en una perspectiva comparada (pp. 207–229). Buenos Aires, Argentina: Temas Grupo Editorial.

Holtz-Bacha, C. (2003). Comunicación Política: Entre la privatización y la espectacularización. Diálogo Político, 1, 137-154.

Kavanagh, D. (2004). Democracia partidaria y marketing político: ¿Sin lugar para aficionados? Diálogo político, 21(1), 33-45.

Maarek, P. (2009). Marketing Político y Comunicación. Claves para una buena información política (2 ed.). Barcelona: Paidós Ibérica.

Mancini, P. (1995). Americanización y modernización. Breve historia de la campaña electoral. En A. Muñoz-Alonso & J. I. Rospir (Eds.), Comunicación política (pp. 141 - 168). Madrid, España: Editorial Universitas.

Mancini, P. (1999). New frontiers in political professionalism. Political communication, 16(3), 231 - 245.

Múnera, P. A. & Sánchez, U. H. (2003). Comunicación Empresarial. Una mirada corporativa. Medellín: Colección Hermes 5.

Norris, P. (2001). ¿Un círculo virtuoso? El impacto de las comunicaciones políticas en las democracias post-industriales. Revista Española de Ciencia Política, 4, 7 - 33.

Norris, P. (2004). The evolution of election campaigns: Eroding political engagement? Recuperado de https://pdfs.semanticscholar.org/6cef/9051c8815bfe29c590df15b4d6469d0ce11b.pdf

Orejuela, S. (2006). Proceso de Globalización a la profesionalización. Revista de Comunicación, 5, 55 - 87.

Plasser, F. & Plasser, G. (2002). La Campaña Global: Los nuevos gurúes del Marketing Político en acción. Buenos Aires: Temas.

Ramírez, A. (2007). La Americanización de las campañas locales en Colombia: El caso del Departamento del Tolima. San José de Costa Rica.

Restrepo-Echavarría, N. J. (2015). La profesionalización de las campañas electorales: las elecciones presidenciales de Colombia 2010. Revista Española de Ciencia Política, 38, 85 - 114.

Restrepo-Echavarría, N. J., Rodríguez-Díaz, R., & Castromil, A. R. (2018). Proposal of an indicator to measure the professionalization of election campaigns: The case of Colombia. El profesional de la información, 27(2), 289-299.

Rocha, F. (2007). La profesionalización de las campañas electorales en Brasil (1989 - 2006). Salamanca: Universidad de Salamanca.

Rospir, J. (1999). La globalización de las campañas electorales. En A. Muñoz-Alonso & J. Rospir (Eds.), Democracia mediática y campañas electorales (pp. 55–88). Madrid, España: Ariel.

Swanson, D. & Mancini, P. (1996). Politics, Media and Modern Democracy: An International Study of Innovations in Electoral Campaigning and their Consequences. United States: Praeger.
Como Citar
Restrepo Echavarría, N. J., & Gómez Restrepo, Ángela M. (2019). Estratégias de profissionalização das campanhas presidenciais na Colômbia desde 1994-2014. Signo Y Pensamiento, 38(74). https://doi.org/10.11144/Javeriana.syp38-74.epcp
Seção
Agendas