Uma interpretação do tato ativo a partir do estudo morfológico do teste de Rorschach e sua adaptação desde a perspectiva do ensino inclusivo
HTML Full Text (Espanhol)
PDF (Espanhol)
XML (Espanhol)

Palavras-chave

teste de Rorschach
educação inclusiva
percepção tátil
cegueira
sinal plástico

Como Citar

Correa Silva, M. del P. (2019). Uma interpretação do tato ativo a partir do estudo morfológico do teste de Rorschach e sua adaptação desde a perspectiva do ensino inclusivo. Sinal E Pensamento, 38(75). https://doi.org/10.11144/Javeriana.syp38-75.itae
Almetrics
 
Dimensions
 

Google Scholar
 
Search GoogleScholar

Resumo

O presente artigo expõe o processo de adaptação do teste de Rorschach a uma modalidade tátil. Visa precisar e confirmar si uma pessoa com cegueira tem a possibilidade de reconhecer e localizar as apercepções descritas por terceiros, a partir de padrões visotáteis, mediante a corporização das caraterísticas morfológicas encontradas nas manchas de tinta do teste. Esta pesquisa aplicada utilizou uma matriz de análise baseada na semiótica peirciana para identificar e confirmar a possibilidade de substituir os diferentes elementos morfológicos constituintes do sinal plástico: textura, cor e contorno, e os levar para uma versão tátil. Os resultados demonstraram a possibilidade de alterar o formato representacional para o reconhecimento dos atratores e atrapalhar, desde outra modalidade sensorial, os qualia como representações mentais das qualidades perceptuais e interpretativas das manchas do teste e constituir-se como proposta de material para um ensino inclusivo.

HTML Full Text (Espanhol)
PDF (Espanhol)
XML (Espanhol)

Ballesteros, S., Bardisa, D., y Reales, J. (2005). The haptic test battery: A new instrument to test tactual abilities in blind and visually impaired and sighted children. The British Journal of Visual Impairment, 23(1). https://doi.org/10.1177/0264619605051717

Bense, M., y Walther, E. (1975). La semiótica. Guía alfabética. Barcelona: Anagrama.

Chiny, J., Salas, K., y Vargas, M. (2008). Accesibilidad para ingresar a la educación superior: desafíos y logros desde el enfoque de la diversidad. Revista Electrónica Educare, 12(1), 71-82. Recuperado de http://www.redalyc.org/pdf/1941/194114582011.pdf

Claudet, P., Theurel, A., Wit, A., Hatwell, Y., Gentaz, E. (2013). Tactile picture recognition by early blind children: The effect of illustration technique. Journal of Experimental Psychology: Applied, 19(3), 233-240. https://doi.org/10.1037/a0034255

Correa Silva, M. P. (2011). Imágenes que podemos tocar. Santiago de Chile: Editorial Universidad Tecnológica Metropolitana.

Edman, P. (1992). Tactile graphics. Nueva York: American Foundation for the Blind.

Eriksson, Y. (1999, agosto). How to make tactile pictures understandable to the blind reader. Trabajo presentado en el 65th IFLA Council y la General Conference, Bangkok, Thailand.

Focillon, H. (2010). La vida de las formas y Elogio de la mano (trad. F. Zamora). México: Editorial Universidad Nacional Autónoma de México.

Gibson, J. (1974). La percepción del mundo visual. Buenos Aires: Ediciones Infinito.

Grupo μ. (1993). Tratado del signo visual. Para una retórica de la imagen. Madrid: Cátedra.

Heller, A. (ed.). (2000). Touch, representation, and blindness. Nueva York: Oxford University Press.

Jay, M. (2007). Ojos abatidos. La denigración de la visión en el pensamiento francés del siglo XX (trad. F. López). Madrid: Akal Ediciones S. A.

Katz, D. (1930). El mundo de las sensaciones táctiles. Madrid: Revista de Occidente.

Kennedy, J. M. (2005). Lo tangible y lo visible en los dibujos que realizan las personas ciegas. Integración: Revista sobre Ceguera y Deficiencia Visual, 44, 7-12. Recuperado de https://www.once.es/dejanos-ayudarte/la-discapacidad-visual/revista-integracion/2005-integracion-44-46/sumario-del-numero-44-de-la-revista-integracion

Lindsay, P., y Norman, D. (1976). Procesamiento de información humana. Una introducción a la psicología. Percepción y reconocimiento de formas (trads. J. Seoane y C. García Trevijano). Madrid: Editorial Tecnos.

Lissi, M., Zuzulich, S., Hojas, A., Achiardi, C., Salinas, M., y Vásquez, A. (2013). En el camino hacia la educación superior inclusiva en Chile: fundamentos y adecuaciones curriculares para estudiantes con discapacidad sensorial o motora. Santiago: Pontificia Universidad Católica de Chile, Dirección de Asuntos Estudiantiles, Salud Estudiantil, Programa para la Inclusión de Alumnos con Necesidades Especiales, PIANE-UC. Recuperado de http://piane.uc.cl/images/educacion_superior_inclusiva_en_chile.pdf

Magariños de Morentin, J. (2008). La semiótica de los bordes. Córdoba: Comunicarte.

Marr, D. (1985). Vision: A computational investigation into the human representation and processing of visual information (trad. M. del Amo). Madrid: Alianza.

Maturana, H., y Varela, F. (1984). El árbol del conocimiento: las bases biológicas del entendimiento humano. Santiago de Chile: Lumen Universitaria.

Moriña Díez, A., y Cotán, A. (2011). La perspectiva del alumnado con discapacidad sobre la universidad. Quaderns Digitals. Revista de Nuevas Tecnologías y Sociedad, 69. Recuperado de http://www.quadernsdigitals.net/datos/hemeroteca/r_75/nr_817/a_11037/11037.html

Moriña Díez, A., y Perera Rodríguez, V. H. (2016). ¿Educación inclusiva en la enseñanza superior?: el caso del alumnado con discapacidad. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 10, 599-614. https://doi.org/10.21723

Moswela, E., y Mukhopadhyay, S. (2011). Asking for too much? The voices of student with disabilities in Botswana. Disability & Society, 26(3), 307-319. https://doi.org/10.1080/09687599.2011.560414

Nielsen, J., y Loranger, H. (2006). Usabilidad. Prioridad en el diseño web. Madrid: Anaya.

Pei, Y. C., y Bensmaia, S. J. (2014). The neural basis of tactile motion perception. Journal of Neurophysiology, 112(12), 3023-3032. https://doi.org/10.1152/jn.00391.2014

Peirce, C. S. (1974). La ciencia de la semiótica. Buenos Aires: Ediciones Nueva Visión.

Revèsz, G. (1950). Psychologie and art of the blind. Nueva York: Logmans, Grennan Co.

Rosa, A. (1980). Mental images and cognitive development in people totally blind from birth. Estudios de Psicología, 1(4), 24-66. https://doi.org/10.1080/02109395.1980.10821241

Salinas Alarcón, M., Lissi, M. -R., Medrano Polizzi, D., Zuzulich Pavez, M. -S., y Hojas Loret, A. -M. (2013). La inclusión en la educación superior: desde la voz de estudiantes chilenos con discapacidad. Revista Iberoamericana de Educación, 63, 77-98. https://doi.org/10.35362/rie630502

Skulmowski, A., y Rey, G. D. (2018). Embodied learning: Introducing a taxonomy based on bodily engagement and task integration. Cognitive Research: Principles and Implications, 3(6). https://doi.org/10.1186/s41235-018-0092-9

Vanoni, E. (2006). Cartografía de la discapacidad. Cordova: Brujas.

Vygotski, L. S. (2000). El desarrollo de los procesos psicológicos superiores (trad. S. Furió). Barcelona: Crítica.

Esta revista científica está registrada sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International. Portanto, este trabalho pode ser reproduzido, distribuído e comunicado publicamente em formato digital, desde que os nomes dos autores e da Pontificia Universidad Javeriana sejam mencionados. Você pode citar, adaptar, transformar, auto-arquivar, republicar e desenvolver o material, para qualquer finalidade (inclusive comercial), desde que reconheça adequadamente a autoria, forneça um link para o trabalho original e indique se foram feitas alterações. A Pontificia Universidad Javeriana não retém os direitos sobre os trabalhos publicados e o conteúdo é de responsabilidade exclusiva dos autores, que mantêm seus direitos morais, intelectuais, de privacidade e publicidade.