Resumo
Neste artigo, com base em exercícios cartográficos, além de uma análise comparada e de conteúdo, estabelecemos um cânone do faroeste cinematográfico que confrontamos com produções próprias do gênero em América do Sul. Constatamos que os realizadores da região fizeram traduções estilísticas e narrativas adaptadas às configurações geográficas e os processos sociopolíticos dos seus países, acrescentando camadas de sentido à noção do género. A visualização de 108 faroestes sul-americanos possibilitou construir um acervo para medir as discrepâncias com o cânone. O camponês é a personagem seminal do western sul-americano, a forte presença dos seus contextos históricos e sociopolíticos evidencia que na América do Sul não se tentou copiar o referente norte-americano, daí a representação do seu patriotismo ser considerada divergente. Os resultados que apresentamos correspondem aos dois países com maior número de filmes pertencentes ao género em questão: Brasil e Argentina.
Amieva, M., Arreseygor, G., Finkel, R., y Salvatori, S. (s. f.). Cine y memoria, 1.. parte. Dossier. Educación y memoria. https://www.comisionporlamemoria.org/archivos/educacion/educacion-y-memoria/10.pdf
Barreiro, P. (2019, octubre). Del cowboy al campesino: apropiación cultural sudamericana de un género cinematográfico patriótico. Trabajo presentado en el Congreso Internacional de Teoría y Análisis Cinematográfico, Querétaro, México.
Bazin, A. (1958). ¿Qué es el cine? Rialp.
Bazin, A. (1976). El western o el cine americano por excelencia. RIALP.
Bondebjerg, I. (2015). Film: genres and genre theory. En International Encyclopedia of the Social y Behavioral Sciences (2.. ed., Vol. 9, pp. 160–164). Elsevier.
Carrera, J. (2010). Pulperos y pulperías rurales bonaerenses: su influencia en la campaña y los pueblos 1780-1820 (Tesis doctoral). Memoria Académica. https://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar
De Andrade, O. (1981). Manifiesto antropófago. Biblioteca Ayacucho.
Dirlik, A. (1994). The postcolonial Aura: Third world criticism in the age of global. En A. McClintock, A. Mufti y E. Shohat (Eds.), Dangerous liaisons: Gender, nation, and postcolonial perspectives (pp. 328-356). University of Minnesota Press.
Escobar, A. (2012). Más allá del tercer mundo: globalización y diferencia. Instituto Colombiano de Antropología.
Escobar, A. (2014). Sentipensar con la tierra: nuevas lecturas sobre desarrollo, territorio y diferencia. Ediciones UNAULA.
Getino, O. (1998). Cine argentino: entre lo posible y lo deseable. Ediciones CICCUS.
Grant, B. (2007). Film genre: From iconography to ideology. Wallflower Press.
Guha, R. (1982). Subaltern studies: Writings on South Asian history and society. Oxford UP.
Hayward, S. (2006). Cinema studies: The key concepts. Routledge.
Isolabella, M. (2012). Estructuras de improvisación en la payada rioplatense: definición y análisis. Revista Argentina de Musicología, 12-13, 151-182. https://docplayer.es/17288792-Estructuras-de-improvisacion-en-la-payada-rioplatense-definicion-y-analisis-matias-n-isolabella.html
Kabbani, R. (1994). Imperial fictions: Europe’s myths of Orient. Pandora.
Kitses, J. (2004). Horizons west: Directing the western from John Ford to Clint Eastwood. British Film Institute.
Latour, B. (2008). Reensamblar lo social: una introducción a la teoría del actor-red. Ediciones Manantial.
Latour, B., Jensen, P., Venturini, T., Grawing, S., y Boullier, D. (2012). The whole is always smaller than its parts. A digital test of Gabriel Tarde’s Monads. British Journal of Sociology, 63(4), 590-615. http://www.bruno-latour.fr/sites/default/files/123-MONADS-BJSpdf.pdf
López, M. (2009). Esgrima criolla. Hemisferio Sur Editorial.
Lugones, L. (2010). El payador. Biblioteca Nacional.
Modonessi, M. (2010). Subalternalidad, antagonismo, autonomía: Marxismo y subjetivación política. Buenos Aires. CLACSO.
Osorio, O. (2019, octubre). El wéstern en Argentina: un artefacto ideológico. Trabajo presentado en el Congreso Internacional de Teoría y Análisis Cinematográfico, Querétaro, México.
Palhano Amâncio, G. (2016). A Pornochanchada e a boca do lixo. Uma breve contextualização da produção cinematográfica brasileira (1968 -1985) (Tesis no publicada). Universidade Estadual da Paraíba.
Sarmiento, D. (1845). Facundo: civilización y barbarie. Alianza.
Serna, L. (2019, octubre). La cartografía de controversias como estrategia investigativa para la construcción de una teoría y análisis cinematográfico: el caso del wéstern en Sudamérica. Trabajo presentado en el Congreso Internacional de Teoría y Análisis Cinematográfico, Querétaro, México.
Shohat, E., y Stam, R. (2002). Multiculturalism, postcoloniality and transnational media. Rutgers Depth of Field Series.
Venturini, T. (2009). Diving in magma: How to explore controversies with actor-network theory. Public Understanding of Science, 19(3), 258-273. https://doi.org/10.1177/0963662509102694
Venturini, T., Ricci, D., Mauri, M., Kimbell, L., y Meuner, A. (2015). Designing controversies and their publics. Designing Issues, 31(3), 74-87. https://hal-sciencespo.archives-ouvertes.fr/hal-01835263/file/venturini-et-al.-2015-designing-controversies-and-their-publics.pdf
Wright, W. (1975). Six guns and society: A social study of the Western. University of California Press.
Zapata, B. (2019, octubre). Entre el Cangaço y la evasión: las derivas del wéstern en Brasil. Trabajo presentado en el Congreso Internacional de Teoría y Análisis Cinematográfico, Querétaro, México.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2022 Paula Andrea Barreiro Posada