Publicado May 4, 2022



PLUMX
Almetrics
 
Dimensions
 

Google Scholar
 
Search GoogleScholar


Eduardo Rencurrell Díaz

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Resumo

Os anos sessenta foram palco do cinema documental mais transcendente que se produziu em Cuba. Numa cinematografia dirigida por homens, destaca-se o nome de uma única realizadora, Sara Gómez, cuja sensibilidade lhe permitiu representar a alteridade social do seu tempo através de um uso singular da linguagem cinematográfica. A intenção deste texto é compreender as estratégias dramatúrgicas utilizadas por esta autora para abordar o sujeito subalterno em Cuba após o triunfo de 1959. Focado no estudo dos documentários Guanabacoa, Crônica da minha família (1966) e Na outra ilha ( 1968), a análise se vale da revisão de propostas teóricas sobre alteridade e dramaturgia do documentário.

Keywords

Sara Gómez, cine cubano, alteridad, documental, dramaturgiaSara Gomez, Cuban cinema, otherness, documentary film, dramaturgySara Gómez, cinema cubano, alteridade, documentário, dramaturgia

References
Berger, P., & Luckman, T. (1983). La construcción social de la realidad. Amorrortu.

Castro, F. (2007). Palabras a los intelectuales. Ediciones Abril.

Colmenares, Y. (2004). La otredad clausurada: prácticas escolares para la mismidad. Heterotopía, 9(27), 45-59. https://biblat.unam.mx/es/revista/heterotopia/4

Curran, S. (2007). Documentary storytelling. Making stronger and more dramatic non-fiction films. Focal Press.

Das, T. (2007). How to write a documentary script? Public service Broadcasting Trust.

Fernández, G. (2007). Dramaturgia. Método para escribir o analizar un guion dramatizado. Editorial Pablo de la Torriente Brau.

González Silva, F. (2009). Alteridad y su itinerario desde las perspectivas multidisciplinares. Reflexiones, 88(1), 119-135. https://www.redalyc.org/comocitar.oa?id=72912559009

Guevara, E. (2011). El socialismo y el hombre en Cuba. Ocean Sur.

Hall, S. (2003). ¿Quién necesita “identidad”? En S. Hall, & P. Du Gay (Comps.), Cuestiones de identidad cultural (pp. 13-39). Amorrortu.

Krotz, E. (1994). Alteridad y pregunta antropológica. Revista Alteridades, 4(8), 5-11. https://www.redalyc.org/pdf/747/74711353001.pdf

Luchetti, M. F. (2009). La alteridad como configuradora de la identidad. Facultad de Ciencias Sociales, Universidad de Buenos Aires.

Mamblona, R. (2012). Las nuevas subjetividades en el cine documental contemporáneo. Análisis de los factores influyentes en la expansión del cine de lo real en la era digital. Universidad Internacional de Cataluña.

Nichols, B. (1991). La representación de la realidad. Cuestiones y conceptos sobre documental. Indiana University Press.

Plantinga, C. (1997). Rhetoric and representation in nonfiction film. Cambridge University Press.

Stein, E. (2004). Sobre el problema de la empatía. Trotta.

Yero, O. (2017). Sara Gómez un cine diferente. Ediciones ICAIC.
Como Citar
Rencurrell Díaz, E. (2022). Sara Gómez: dramaturgia de la alteridad en el cine documental cubano de 1960. Signo Y Pensamiento, 40(79). https://doi.org/10.11144/Javeriana.syp40-79.sgda
Seção
New Section Title Here