Publicado Sep 15, 2021



PLUMX
Google Scholar
 
Search GoogleScholar


Camilo Andrés Tamayo Gómez

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Resumo

O cinema como objeto cultural e estético consegue estabelecer, como nenhuma outra manifestação, conexões profundas com os contextos e as dinâmicas sociais em que se insere. O objetivo deste artigo é fazer uma breve exploração da maneira como o cinema em nosso país tem ajudado a desvelar e construir o processo de modernidade, e também nos aproximar das possíveis relações que podem ser estabelecidas entre cultura comunitária e identidade. imaginário. Para isso, na primeira parte propõe-se especificar de forma sucinta o que pode ser entendido por modernidade e como foi seu desenvolvimento na Colômbia, para posteriormente descrever como o cinema foi incorporado ao processo de modernização em um determinado momento: de 1900 a 1960.

Keywords

historia del cine, cine colombiano, imaginarios sociales, identidad cultural, modernidadhistória do cinema, Cinema colombiano, imaginários sociais, identidade cultural, modernidadehistory of the cinema, Colombian cinema, social imaginary, cultural identity, modernity

References
Álvarez, L. A. (1989), "Historia del cine colombiano", en Nueva historia de Colombia, vol. VI, Bogotá, Planeta Colombia Editorial.

Álvarez Munich, C. (1976), El tercer cine en Colombia. Bogotá, Editorial sNM.

Arrazola, L. (1991), Memorias de los pioneros del cine mudo colombiano, Editorial El sapo y la rana. Bogotá.

Credencial Historia (1999), "Las diez películas del siglo xx en Colombia", núm. 112.

Duperly Angueyra, O. (1978), Lo que se hereda no se hurta, Bogotá, Ediciones Tercer Mundo.

Giraldo Isaza, F. y López H. F. (1994), "La metamorfosis de la modernidad", en Viviescas, F. y Giraldo Isaza F. (comp.), Colombia: el despertar de la modernidad, 2Ža ed., Bogotá, Ediciones Foro Nacional por Colombia.

Gubern, R. (1977), Historia del cine, Madrid. Siruela.

Guzmán, G.; Borda Fals, O. y Umaña Luna, E. (1962), La violencia en Colombia, Bogotá, Tercer Mundo.

Habermas, J. (1989), "Teoría de la acción comunicativa , en La teoría de la raczonahzación de Max Weber, vol. 1, Barcelona, Taurus.

Hobsbawn, E. J., et al. (1985), Once ensayos sobre la violencia, Bogotá, Cerec-Centro Gaitán.

Leal Buitrago, F. (1991), "El Estado colombiano: ¿crisis de modernización o modernización incompleta? ", en Melo, J. O. (coord.), Colombia hoy. Perspectivas para el siglo XXI, Ï4.a ed., Bogotá, Siglo Veintiuno Editores.

Martínez Pardo, H. (1978), Historia del cine colombiano, Bogotá.

Mousnier, R. (1964), Historia general de las civilizaciones, vol. IV, Barcelona, Destino.

Salcedo Silva, H. (1981), "Crónicas del cine colombiano 1897-1950", en Nuestros palacios, Bogotá, Carlos Valencia Editores.

Schuman B., P. (1985), Historia del cine latinoamericano, Buenos Aires, Legasa.

Uribe Celis, C. (1992), "La mentalidad del colombiano, cultura y sociedad en el siglo xx", Bogotá, Ediciones Alborada.
Como Citar
Tamayo Gómez, C. A. (2021). Hacia una arqueología de nuestra imagen: cine y modernidad en Colombia (1900-1960). Signo Y Pensamiento, 25(48), 38–53. Recuperado de https://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/3682 (Original work published 15º de abril de 2006)
Seção
Agendas