O fenômeno da briga de galos: uma análise linguístico-comunicativa da Bnet vs. Replik
HTML Full Text (Espanhol)
PDF (Espanhol)
XML (Espanhol)

Palavras-chave

freestyle rap
briga de galos
redes sociais
expressão oral
ambiente sociocultural

Como Citar

Molinero Rivero, M., & Menéndez Menéndez, M. I. (2025). O fenômeno da briga de galos: uma análise linguístico-comunicativa da Bnet vs. Replik. Sinal E Pensamento, 44. https://doi.org/10.11144/Javeriana.syp44.fbga
Almetrics
 
Dimensions
 

Google Scholar
 
Search GoogleScholar

Resumo

Este estudo se concentra na análise linguístico-comunicativa e pragmático-discursiva de uma batalha de Freestyle Rap (briga de galos, na gíria do hiphop) em língua espanhola, na qual podemos ver como, atualmente, esse tipo de confronto dialético se apresenta como um produto linguístico, estético e social, usado como veículo de ideias, ferramenta para criar beleza e mecanismo de discussão. Consequentemente, o Freestyle Rap se configura como uma janela didática para o desenvolvimento de competências linguísticas e comunicativas.

HTML Full Text (Espanhol)
PDF (Espanhol)
XML (Espanhol)

Albadalejo, T. y García, A. (1983). La lingüística del texto. En: Abad, F. y García, A. (Coords.). Introducción a la lingüística. Madrid: Alhambra.

Amigos Freestyle (2019/10/12). Bnet vs. Replik Ghetto Dreams League (GDL) CDMX (Mejor calidad HD) 2019. [Archivo de vídeo].

Bernárdez, E. (ed.) (1987). Lingüística del texto. Madrid, Arco/Libros.

Bobes, M. C. (1989). La semiología. Madrid, Síntesis.

Bousoño, C. (1976). Teoría de la expresión poética. Madrid, Gredos.

Bülher, K. (1950). Teoría del lenguaje. Madrid, Revista de Occidente.

Corbalán, A. y González, J. (2021). Barras y métricas. La historia de las batallas de rap en Chile. Santiago: Ediciones 517.

Chang, J. (2015). Generación Hip-Hop. De la guerra de pandillas y el grafiti al gangsta rap. Buenos Aires: Caja Negra.

Decker, D. (2023). The History of Hip-Hop. Londres: Autor.

Diaz, M. y Seminara, M. (2023). Freestyle en batallas de rap como herramienta de libre expresión. Revista nuestrAmérica, 22, 1-18.

Ducrot, O. (1986). El decir y lo dicho. Polifonía de la enunciación. Barcelona, Paidós.

Eco, U. (1988). Tratado de semiótica general. Barcelona, Lumen.

Escandell, M. V. (2013). Introducción a la pragmática. Barcelona, Ariel.

García, J. L. (2000). Las figuras retóricas. El lenguaje literario 2. Madrid, Arco/Libros.

Jinkis, L. (Director) (2022). La revolución del freestyle. [Película]. Zeppelin Studio.

Katz, M. (2012). Groove Music: The art and culture of the hip-hop DJ. Nueva York: Oxford University Press.

Lapesa, R. (1981). Introducción a los estudios literarios. Madrid, Cátedra.

Lavado, R. (2021). Historia del rap: cultura hip hop y música de combate. Barcelona, Redbook ediciones.

López, F. (2014). Semiosfera: pliegue entre mundo y lenguaje. Thémata, Revista de Filosofía, 49, págs. 185-202.

Lotman, I. M. (1998). La semiosfera I. Semiótica de la cultura, del texto de la conducta y del espacio. D. Navarro (Ed), Frónesis Cátedra.

Mundo Freestyle (2019). Force revela el dinero que tiene ahorrado tras triunfar en el freestyle y YouTube. Mundo Freestyle. Recuperado de https://mundofreestyle.com/force-revela-el-dinero-que-tiene-ahorrado-tras-triunfar-en-el-freestyle-y-youtube/

Ortega, V. M. (2021). Freestyle: Batallas y juventud en León, Guanajuato. En VV.AA. Juventudes con Perspectiva ¿Qué están investigando las y los jóvenes? (pp. 83-102). León: Instituto Municipal de la Juventud.

Peirce, CH. S. (1987). Obra lógico-semiótica. Madrid, Taurus.

Perelman, Ch. y Olbrechts-Tyteca, L. (1968). Tratado de la argumentación: la Nueva Retórica. Madrid, Editorial Verbum.

Pierce, J. R. (1962). Símbolos, señales y ruidos. La ciencia de la comunicación. Madrid, Revista de Occidente.

Pihel, E. (1996). A Furified Freestyle: Homer and Hip Hop. Oral Tradition, 11, 249-269.

Poyatos, F. (1994). La comunicación no verbal: cultura, lenguaje y conversación. Vol. I, Madrid, Editorial Istmo.

Recopilaciones De Batallas (2017/06/14). Bnet vs. Klan (Con letra). [Archivo de vídeo].

Reese, E. (2017). The History of Hip Hop. Volume 1. Filadelfia: Autor.

Reese, E. (2019). The History of Hip Hop. Volume 2. Filadelfia: Autor.

Reese, E. (2019). The History of Hip Hop. Volume 3. Filadelfia: Autor.

Reese, E. (2020). The History of Hip Hop Collection. Filadelfia: Autor.

Reese, E. (2022). The History of Hip Hop. Volume 4. Filadelfia: Autor.

Reese, E. (2022). The History of Hip Hop. Volume 5. Filadelfia: Autor.

Reese, E. (2025). The History of Hip Hop: Worldwide. Filadelfia: Autor.

Rivera, J., Henao, A. F. y Sánchez, N. (2024). Una mirada a la escena del freestyle rap en Manizales. Escribanía, 22(2), s.p.

Rodríguez, N. (2020). El ascenso del freestyle de competencia en Chile: la batalla de gallos como forma renovada de hacer y consumir hip hop. Contrapulso. Revista latinoamericana de estudios en música popular, 2(2), 65-79.

Rollefson, J. G. (2018). Hip hop as martial art: a political economy of violence in rap music. En Burton, J. D. y Oakes, J. L. (eds.). The Oxford Handbook of Hip Hop Music. Oxford: Oxford University Press.

Roosters, U. (2021). Freestyle Revolution. Madrid, Temas de hoy.

Salcedo, J. M. (2021): Las batallas de freestyle como ejercicio de creatividad lingüística: Análisis lingüístico del uso de las figuras retóricas. Lengua y Sociedad, 20(1), 49-69.

Saussure, F. (1983). Curso de lingüística general. Madrid, Alianza.

Searle, J. (1986). Actos de habla. Madrid, Cátedra.

Siemens, G. (2004). Connectivism: a Learning Theory for the digital age. International Journal of Instructional Technology and Distance Learning, 2, s.p.

Thompson (Questlove), A. (2024). Hip Hop Is History. AUWA.

Ullmann, S. (1987). Semántica. Introducción a la ciencia del significado. Madrid, Aguilar.

Urban Roosters (2019/04/16). Replik vs. Cacha - FMS Argentina Jornada 1 OFICIAL - Temporada 2019. [Archivo de vídeo].

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2025 Manuel Molinero Rivero, Dra. María Isabel Menéndez-Menéndez

Downloads

Download data is not yet available.