A cláusula de consciência no códigos de ética jornalística: Análise comparativa
PDF (Espanhol)

Palavras-chave

Cláusula de consciência
Ética jornalística
Códigos Deontológicos

Como Citar

A cláusula de consciência no códigos de ética jornalística: Análise comparativa. (2009). Sinal E Pensamento, 28(55), 124-135. https://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/4507
Almetrics
 
Dimensions
 

Google Scholar
 
Search GoogleScholar

Resumo

A cláusula de consciência é reconhecida internacionalmente como um princípio ético e fundamental na prática jornalística. O principal objetivo deste documento é garantir que a cláusula de consciência constitua uma importante exceção aos poderes do empregador, pois permite ao jornalista salvar seu conflito de consciência de maneira menos traumática, aproveitando o que em outras profissões liberais é chamado. Objeção de consciência Para fazer isso, uma análise comparativa da validade, significado e novas tendências no conteúdo e exercício desta prerrogativa é realizada nos códigos atuais de ética jornalística, tanto a nível supranacional, europeu e latino-americano.

PDF (Espanhol)

Agejas J. A., Serrano Oceja F. J. (coords.) (2002), Ética de la comunicación y de la información, Barcelona, Ariel.


Barroso Asenjo, P. (1991), “Códigos deontológicos de la comunicación”, en Diccionario de ciencias y técnicas de la comunicación, Madrid, Paulinas.


Blázquez, N. (2000), La nueva ética en los medios de comunicación, Madrid, bac. Díaz Arias, R. (2003), “La cláusula de conciencia”, en Bel Mallén I. y Corredoira y Alfonso, L. (coords). Derecho de la información, Barcelona, Ariel.


Galán Gamero, J. (2002), “El ejercicio de la ética profesional respecto a la empresa”, en Agejas J. A., Serrano Oceja F. J. (coords.), Ética de la comunicación y de la información, Barcelona, Ariel.


Laitila, T. (1995, diciembre). “Journalist Codes of Ethics in Europe”, en European Journal of Communication, vol. 10, núm. 4.


López Talavera, M. M. (2003), Fundamentos éticos de la prensa en América Latina [tesis doctoral], [cd-rom], Universidad Complutense, Doctorado en Ciencias de la Información.


Navarro Marchante V. J. y Rodríguez Borges, R. F. (2002, abril), “La cláusula de conciencia de los profesionales de la información. La Ley Orgánica 2/1997” en Revista Latina de Comunicación Social, núm. 49.


Ramos, F. (2000), Manual de derecho de la información y la publicidad, Santiago de Compostela, La Verde.


Segalés, J. (2000). La cláusula de conciencia del profesional de la información como sujeto a una relación laboral, Valencia, Tirant lo Blanch.


Zambrano Ortiz, L. F. (2009, 23 de marzo), “La conciencia del periodista” en Diario Hoy [en línea], disponible en: http://www.hoy.com. pe/columnistas/modNoticias, consultado: mayo de 2009.


Zeta de Pozo, R. (2002), Hacia la cláusula de conciencia en el Perú, Piura, Universidad de Piura.


— (2005, febrero), “Hacia un defensor de la audiencia en los medios peruanos”, en Sala de Prensa [en línea], vol. 3, núm. 76, disponible en http://www.saladeprensa.org/art592.htm, consultado, mayo de 2009.

Esta revista científica está registrada sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International. Portanto, este trabalho pode ser reproduzido, distribuído e comunicado publicamente em formato digital, desde que os nomes dos autores e da Pontificia Universidad Javeriana sejam mencionados. Você pode citar, adaptar, transformar, auto-arquivar, republicar e desenvolver o material, para qualquer finalidade (inclusive comercial), desde que reconheça adequadamente a autoria, forneça um link para o trabalho original e indique se foram feitas alterações. A Pontificia Universidad Javeriana não retém os direitos sobre os trabalhos publicados e o conteúdo é de responsabilidade exclusiva dos autores, que mantêm seus direitos morais, intelectuais, de privacidade e publicidade.