Publicado Mar 2, 2021



PLUMX
Google Scholar
 
Search GoogleScholar


Carolina Santamaría Delgado

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Resumo
Neste artigo, que pretende afastar-
se do discurso sentimental que
tem caracterizado a reflexão sobre
o bolero na Colômbia, este gênero
musical é estudado como um produto
cultural associado à indústria
fonográfica, ao rádio e ao cinema.
Combinando a pesquisa arquivística
com os dados coletados em algumas
entrevistas, o autor explora a
recepção e o consumo do bolero
em Medellín entre 1930 e 1950
para analisar as práticas de
escuta através das quais o gênero
se enraizou no gosto popular.
O argumento central do texto é que
o consumo do bolero serviu a
princípio para articular os
valores e preconceitos da sociedade
local, já que para as
classes médias - público que
queria seduzir a indústria do
rádio - o bolero
representava um modelo. do
cosmopolitismo latino-americano.
Keywords
References
Franco Vélez, J. (1984), Hildebrando, Medellín, Editorial Universidad de Antioquia.

La Defensa (1940, 12 de abril), “El debut de dosgrandes artistas”, p. 2.

Londoño, M. E. y Tobón, A. (2002, 31 de agosto), “Entrevista con Ligia Mayo”, Grupo de
Investigación Valores Musicales Regionales, Medellín, Universidad de Antioquia.

Martín-Barbero, J. (1993), Comunication, Culture and Hegemony: From Media to Mediations,
London, Sage.

Micro (1940a, 13 de abril), núm. 8, p. 12. — (1940b, 27 de abril), “Outra cadena nacional”,
núm. 10, p. 3.

Monsiváis, C. (1988), Escenas de pudor y liviandad, México, Grijalbo.

Mora, O. (1986), Que nunca llegue la hora del olvido, Medellín, Universidad de Antioquia.

Orovio, H. (1995), El bolero latino, La Habana, Letras Cubanas.

Pagano, C. (2000), “El bolero en Colombia. Un viejo amor”, en Valdés Cantero, A. (edit.),
Nosotros y el bolero, La Habana, Letras Cubanas, pp. 67-86.

Ramírez, H. (2004, 9 de junio), Entrevista personal con, Medellín.

Rico Salazar, J. (2000), Cien años de boleros, Bogotá, Panamericana.

Santamaría, C. (2006), Bambuco, Tango, and Bolero. Music, Identity, and Class Struggles in
Medellin, Colombia, 1930-1953, Ph. D. Dissertation, Pittsburgh, University of Pittsburgh.

Téllez Blanco, H. (1974), Cincuenta años de radiodifusión colombiana, Medellín, Bedout.

Torres, G. (2002), “The Bolero Romantico. From Cuban Dance to International Popular Song”,
en Clark, W. A. (edit.), From Tejano to Tango.

Latin American Popular Music, New York, Routledge, pp. 151-171.
Como Citar
Santamaría Delgado, C. (2021). Bolero y Radiodifusión: cosmopolitanismo y diferenciación social en Medellín, 1930 - 1950. Signo Y Pensamiento, 27(52), 16–30. Recuperado de https://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/4576 (Original work published 15º de abril de 2008)
Seção
Agendas