Bolero y Radiodifusión: cosmopolitanismo y diferenciación social en Medellín, 1930 - 1950

Versões

PDF (Espanhol)

Palavras-chave

Bolero - Colombia
Consumo cultural - Colombia
Radiodifusión - Colombia

Como Citar

Santamaría Delgado, C. (2021). Bolero y Radiodifusión: cosmopolitanismo y diferenciación social en Medellín, 1930 - 1950. Sinal E Pensamento, 27(52), 16-30. https://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/4576 (Original work published 2008)
Almetrics
 
Dimensions
 

Google Scholar
 
Search GoogleScholar

Resumo

Neste artigo, que pretende afastar-
se do discurso sentimental que
tem caracterizado a reflexão sobre
o bolero na Colômbia, este gênero
musical é estudado como um produto
cultural associado à indústria
fonográfica, ao rádio e ao cinema.
Combinando a pesquisa arquivística
com os dados coletados em algumas
entrevistas, o autor explora a
recepção e o consumo do bolero
em Medellín entre 1930 e 1950
para analisar as práticas de
escuta através das quais o gênero
se enraizou no gosto popular.
O argumento central do texto é que
o consumo do bolero serviu a
princípio para articular os
valores e preconceitos da sociedade
local, já que para as
classes médias - público que
queria seduzir a indústria do
rádio - o bolero
representava um modelo. do
cosmopolitismo latino-americano.
PDF (Espanhol)

Franco Vélez, J. (1984), Hildebrando, Medellín, Editorial Universidad de Antioquia.

La Defensa (1940, 12 de abril), “El debut de dosgrandes artistas”, p. 2.

Londoño, M. E. y Tobón, A. (2002, 31 de agosto), “Entrevista con Ligia Mayo”, Grupo de

Investigación Valores Musicales Regionales, Medellín, Universidad de Antioquia.

Martín-Barbero, J. (1993), Comunication, Culture and Hegemony: From Media to Mediations,

London, Sage.

Micro (1940a, 13 de abril), núm. 8, p. 12. — (1940b, 27 de abril), “Outra cadena nacional”,

núm. 10, p. 3.

Monsiváis, C. (1988), Escenas de pudor y liviandad, México, Grijalbo.

Mora, O. (1986), Que nunca llegue la hora del olvido, Medellín, Universidad de Antioquia.

Orovio, H. (1995), El bolero latino, La Habana, Letras Cubanas.

Pagano, C. (2000), “El bolero en Colombia. Un viejo amor”, en Valdés Cantero, A. (edit.),

Nosotros y el bolero, La Habana, Letras Cubanas, pp. 67-86.

Ramírez, H. (2004, 9 de junio), Entrevista personal con, Medellín.

Rico Salazar, J. (2000), Cien años de boleros, Bogotá, Panamericana.

Santamaría, C. (2006), Bambuco, Tango, and Bolero. Music, Identity, and Class Struggles in

Medellin, Colombia, 1930-1953, Ph. D. Dissertation, Pittsburgh, University of Pittsburgh.

Téllez Blanco, H. (1974), Cincuenta años de radiodifusión colombiana, Medellín, Bedout.

Torres, G. (2002), “The Bolero Romantico. From Cuban Dance to International Popular Song”,

en Clark, W. A. (edit.), From Tejano to Tango.

Latin American Popular Music, New York, Routledge, pp. 151-171.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Carolina Santamaría Delgado