Educar pelo rádio

Versões

PDF (Espanhol)

Palavras-chave

Educação
Rádio
cultura de escuta
cultura audiovisual

Como Citar

Rodero, E. (2021). Educar pelo rádio. Sinal E Pensamento, 27(52), 97-109. https://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/4581 (Original work published 2008)
Almetrics
 
Dimensions
 

Google Scholar
 
Search GoogleScholar

Resumo

Numa sociedade influenciada pelos meios audiovisuais e sustentada pela educação formal através do ensino da linguagem escrita e audiovisual, é imprescindível o resgate da formação pedagógica nas estruturas orais. A cultura auditiva tem sido a grande esquecida mesmo quando essencial no desenvolvimento da linguagem, como principal instrumento de acesso ao conhecimento e relacionamento com o exterior. Nesse sentido, o rádio, como meio estritamente sonoro e fonte de estimulação da imaginação, que possibilita o treino da escuta e da aprendizagem da linguagem oral, apresenta-se como a fonte adequada para atender a esses objetivos educacionais.

PDF (Espanhol)

Aguaded Gómez, J. I. (1993), Comunicación audiovisual en una enseñanza renovada. Propuestas

desde los medios, Huelva, Grupo Pedagógico Andaluz Prensa y Educación.

Aller García, C. (2004), “Los textos orales al alcance de los niños en educación infantil”, en Revista Electrónica Internacional Glosas Didácticas, núm. 12, p. 142-151.

Berenguer, M. (1995), “Literatura para imaginar”, en Actas del 24º Congreso del IBBY, Sevilla, España.

Berruecos, P. (1999, abril), “La importancia de la audición en el desarrollo escolar normal”,

Correo del Maestro [en línea] , núm. 35, disponible en: http://www.correodelmaestro.com/anteriores/1999/abril/1anteaula35.htm, recuperado: 20 de enero de 2008.

Castro, D. (1997, abril), “Radio y transformación”, en Memorias del I Congreso Internacional de la

Lengua Española, Zacatecas, México.

Delgado Cruz J. y Rioboo, J. (1995), “Libros en onda”, en Actas del 24º Congreso del IBBY, Sevilla.

Ferrés, J. (1999), Televisión y educación, Barcelona, Paidós.

García-Valcárcel, A. (1996), El lenguaje icónico [en línea], disponible en: http://web.usal.

es/~anagv/arti2.htm, recuperado: 20 de enero de 2008.

Gascón Baquero, M. C. (1991), La radio en la educación no formal, Barcelona, Ceac. Gil Olivo, R. (2004), “Educación y televisión. Una contradicción”, en La Tarea, Revista de Educación y Cultura [en línea], disponible en: http://www.latarea.com.mx/articu/articu12/rgilo12.htm, recuperado: 20 de enero de 2008.

Lafarga Marqués, M. (2000), “Curso de formación vocal y auditiva” [en línea], disponible en: http://usuarios.iponet.es/mlafarga/vocal.htm, recuperado: 20 de enero de 2008.

Langer, S. K. (1957), Philosophy in a New Key. A Study in the Symbolism of Reason, Rite, and Art,

Cambridge, Harvard University Press.

Masterman, L. (1993), La enseñanza de los medios de comunicación, Madrid, Ediciones de La Torre.

Mayer, R. E. (2001), Multimedia Learning, New York, Cambridge University Press.

Merayo, A. (2000), “Identidad, sentido y uso de la radio educativa”, en Actas del III Congreso

Internacional Cultura y Medios de Comunicación, Salamanca, Ediciones Universidad Pontificia de Salamanca, pp. 387-404.

Piaget, J. (1961), La formación del símbolo en el niño. Imitación, juego y sueño, México, Fondo

de Cultura Económica.

Pineda de Sansone, B. (2007), La importancia de contar cuentos [en línea], disponible en: http://www.textosentido.org/textosentido/resenas/pineda.html, recuperado: 20 de enero

de 2008.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Emma Rodero