Representações da escrita acadêmica em contextos de bilinguismo e interculturalidade.
Vol. 32 No. 62 (enero - junio 2013)
PDF (Espanhol)

Palavras-chave

Escrita acadêmica
Poder
Bilinguismo
Interculturalidade.

Como Citar

Soler Castillo, S. (2013). Representações da escrita acadêmica em contextos de bilinguismo e interculturalidade. Sinal E Pensamento, 32(62), 64-80. https://doi.org/10.11144/Javeriana.syp32-62.reac
Almetrics
 
Dimensions
 

Google Scholar
 
Search GoogleScholar

Resumo

Este artigo apresenta resultados de pesquisa do macroprojeto A escrita acadêmica em contextos de bilinguismo e interculturalidade. Analisa-se ali o caso da Universidade Distrital, no qual descrevem e interpretam as representações sociais de estudantes indígenas e afrodescendentes sobre a escrita acadêmica. Apresenta-se, desde a análise crítica do discurso, uma discussão em torno à escrita como forma de exclusão no âmbito acadêmico universitário, em que tais estudantes encontram-se em desvantagem, bem por problemas de adaptação à cidade, pelo apego às tradições culturais nas que a oralidade desenvolve papel fundamental, bem por causa das práticas acadêmicas da universidade, concretamente a elaboração de textos escritos. Expõe-se a necessidade de uma mudança no ensino para práticas nas que sejam reconhecidas diversas formar de ser,

PDF (Espanhol)

Ames, P. (2002). Para ser iguales, para ser distintos. Educación escritura y poder en el Perú. Lima: Instituto de Estudios Peruanos.


Arévalo, I., Pardo, K. & Vigil, N. (2004). Enseñanza de castellano como segunda lengua en las escuelas EBI del Perú. Lima: Dirección Nacional de educación bilingüe intercultural.


Ballesteros, A. L. (2008). La lectura y la escritura en la universidad. Facultad de Lenguas. Universidad Nacional de Córdoba. Recuperado de http://www.congreso.bmayor.unc.edu.ar/ ponencias/66ponencia.pdf


Biondi, J. (2003). La lucha contra la corrupción de las palabras. Lenguaje, política y ética. En Vigil, Nila y Roberto Zariquiey (eds.) Ciudadanías Inconclusas. El ejercicio de los derechos en sociedades asimétricas. Lima: Pontificia Universidad Católica del Perú y Cooperación Alemana al Desarrollo.


Biondi, J. & E. Zapata (1994). Representación oral en las calles de Lima. Lima: Universidad de Lima.


Biondi, J. & E. Zapata (2006). La palabra permanente. Lima: Fondo editorial del congreso del Perú.


Carlino, P. (2005). Escribir, leer y aprender en la universidad. Una introducción a la alfabetización académica. Buenos Aires: FCE.


De la Fuente, J. (1997). El lenguaje desde la biología del amor. Recuperado de http:// www.scielo.cl/scielo.php?pid=S07165811- 1997001000009&script=sci_arttext&tlng=es.


Echeverría, R. (1996). Ontología del lenguaje. Santiago: Lom ediciones.


Escudero, J. M., González, M.T. & Martínez, B. (2009). El fracaso escolar como exclusión educativa: comprensión, políticas y prácticas. Revista iberoamericana de educación, 50, 41-64.


González P. (2006). Experiencia de alfabetización académica en la Universidad Sergio Arboleda De Colombia. Recuperado de http://www.ascun.org.co/eventos/lectoescritura/blancagonzalez.pdf


Hargreaves, A. (2003). La distinción y el asco: las políticas emocionales del fracaso escolar. Recuperado de http://www.barbecho.uma.es/ documentospdf/barbecho3/a3b3.pdf.


Havelock, E. (1996). La musa aprende a escribir. Barcelona: Paidós.


IESALC (2004). Diagnóstico sobre educación superior indígena en Colombia. Bogotá: Unesco.


Kalman, J. (enero-abril 2003). El acceso a la cultura escrita: la participación social y la apropiación de conocimientos en eventos cotidianos de lectura y escritura. Revista mexicana de investigación educativa 8 (17), 39.


López, M. (2002). Diversidad sociocultural y formación de profesores. Bilbao: Ediciones Mensajero.


Marí, I. (2005). Leer entre dos mundos: barreras y puentes tecnológicos. En Matute, E. (ed.) Aprender a leer y a escribir en diferentes lenguas y realidades (pp. 135-148). Guadalajara: Universidad de Guadalajara.


Mignolo, W. (2003). Historias locales/diseños globales. Madrid: Ediciones Akal.


Ong, W. (1987). Oralidad y escritura. Tecnologías de la palabra. México: FCE.


Perassi, Z. (2009). ¿Es la evaluación causa del fracaso escolar? Revista iberoamericana de educación 50, 65-80.


Rodríguez, C., Alfonso, T. & Cavelier, I. (2008). Primer informe sobre la discriminación racial y derechos de las comunidades afrocolombianas. Bogotá: Universidad de los Andes.


Scribner, S. & Cole, M. (1981). The Psychology of Literacy. Cambridge: HUP.


Segovia, J. F., Fernández, M. & Bolívar, A. (2001). La investigación biográfico-narrativa en educación. Enfoque y metodología. Madrid: La Muralla.


Street, B. (1984). Literacy in theory and practice. Cambridge: CUP.


Street, B. (1995). Social Literacies: Critical approaches to literacy in Ethnography and Development. Nueva York: Longman.


Van Dijk, T. (2004). Discurso y dominación. Grandes conferencias en la facultad de ciencias humanas. Bogotá: UN.


Vasilachis, I. (1998). La construcción de representaciones sociales. Barcelona: Gedisa.


Vigil, N. (2006). Pueblos Indígenas y escritura. Recuperado de http://interculturalidad.org/numero03/2_07.htm


Zavala, V. (2001) Vamos a letrar nuestra comunidad: Reflexiones sobre el discurso letrado en los Andes Peruanos. En López, S., Portocarrero, G., Silva, R. & Vich, V. (Eds.) Estudios culturales: Discursos, poderes, pulsiones (pp. 233-252). Lima: Red para el desarrollo de las ciencia sociales.


Zavala, V. (2002). (Des)encuentros con la escritura: Escuela y comunidad en los Andes peruanos. Lima: Red para el desarrollo de las ciencias Sociales en el Perú.


Zavala, V., Niño, M. & Ames, P. (Ed.) (2004). Escritura y sociedad. Nuevas perspectivas teóricas y etnográficas. Lima: Red para el desarrollo de las ciencias sociales en el Perú.

Esta revista científica está registrada sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International. Portanto, este trabalho pode ser reproduzido, distribuído e comunicado publicamente em formato digital, desde que os nomes dos autores e da Pontificia Universidad Javeriana sejam mencionados. Você pode citar, adaptar, transformar, auto-arquivar, republicar e desenvolver o material, para qualquer finalidade (inclusive comercial), desde que reconheça adequadamente a autoria, forneça um link para o trabalho original e indique se foram feitas alterações. A Pontificia Universidad Javeriana não retém os direitos sobre os trabalhos publicados e o conteúdo é de responsabilidade exclusiva dos autores, que mantêm seus direitos morais, intelectuais, de privacidade e publicidade.