Publicado Mar 11, 2021



PLUMX
Google Scholar
 
Search GoogleScholar


Omar Rincón

Carolina Forero

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Resumo

O som é uma marca narrativa e estética que intervém em todas as histórias midiáticas, incluindo audiovisuais e digitais. Este ensaio argumenta que os sons da mídia são compostos de tradições orais, subjetividades narrativas, culturas de rádio, expressividade musical e experimentação artística. Assim, as visualidades midiáticas tornam-se sonoras ao compor suas imagens em termos de tons, acordes, notas, ritmos, silêncios, dissonâncias e sopros. Os sons da mídia são a forma das visualidades digitais contemporâneas.

Keywords

narratives, audiovisual media, aesthetics sound, musics, digital media, art.Narrativas, mídia audiovisual, estética sonora, música, mídia digital, arteNarrativas, medios audiovisuales, estéticas sonoras, músicas, medios digitales, arte.

References
Cassetti, F. (1994), Teoría del cine, Madrid, Cátedra. Chilun, A. (2000), “La urdimbre mitopoética de la cultura mediática”, en Analisi [en línea], núm. 24, pp. 121-159.

Machado, A. (2004), El ensayo audiovisual. Pensar en Imágenes, Bogotá, VI Encuentro del Documental.

Martín-Barbero, J. y Muñoz, S. (coords.), (1992), Televisión y melodrama, Bogotá, Tercer Mundo.

Monsiváis, C. (1997), “Del rancho a Internet”, en Revista Número, núm. 13, pp. 33-47.

Muñoz, G. y Marín, M. (2002), Secretos de mutantes.

Música y creación en las culturas juveniles, Bogotá, Universidad Central-DIUC-Siglo del Hombre.

Ochoa, A. M. y Cracnolini, A. (2001), Músicas en transición, Bogotá, Ministerio de Cultura. Ong, W. J. (1987), Oralidad y escritura. Tecnologías de la palabra, México, Fondo de Cultura Económica.

Ricoeur, P. (2000), “Narratividad, fenomenología y hermenéutica”, en Análisi, núm. 25, pp. 189-207.

Rincón, Ó. (2003), “De lo garloviruña a lo technocarrilera, pasando con otras laightsuras”, en Comunicación para construir lo público, Bogotá, Universidad Javeriana, Facultad de Comunicación y Lenguaje.

— (2005), “Comunicar entre lo techno y lo retro, activismo y estéticas en experimento”, en Signo
y Pensamiento, núm. 47, pp. 41-53.

Rincón, Ó. (2006), Narrativas mediáticas o cómo cuenta la sociedad del entretenimiento, Barcelona, Gedisa.

Rodríguez, C. (2003), “Ciudadanos mediáticos y la voz del ángel-poeta”, Signo y Pensamiento,
núm. 42, pp. 124-134.

— y El’Gazi, J. (2007), “La poética de la radio indígena en Colombia”, en Ya no es posible el
silencio, Bogotá, C3-FES, pp. 239-262.

Saramago, J. (1999), “El despertar de la palabra. Entrevista, Horacio Costa”, en El Malpensante,
núm 15, pp. 12-20.

Vattimo, G. (1990), La sociedad transparente, Barcelona, Paidós.

Vilches, L. (2001), La migración digital, Barcelona, Gedisa.

Villoro, J. (1999), “Iguanas y dinosaurios. América latina como utopía del atraso”, en El Malpensante, núm. 15, p. 19-26.

Virilio, P. (1997), Un paisaje de acontecimientos, Buenos Aires, Paidós.
Como Citar
Rincón, O., & Forero, C. (2021). De visualidades sonoras mediáticas: ¡Nunca habíamos sido tan sonoros como cuando somos digitales!. Signo Y Pensamiento, 27(52), 206–216. Recuperado de https://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/6887 (Original work published 15º de abril de 2008)
Seção
Agendas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>