Ensinar enquanto informar: proposta de resignificação da imprensa tradicional.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este artigo amostra os resultados do estudo de caso qualitativo sobre a estratégia Ensinar enquanto informar, proposta alternativa através da qual um periódico pode se comprometer com a função social de ensinar no reestruturar a maneira de abordar o ato de informar, distrair e interagir com o leitor. Esta estratégia apresenta-se como possibilidade de resignificar o lugar da imprensa atual em um contexto digital e audiovisual que interroga sobre o desaparecimento deste tipo de meio desde seus usos tradicionais. Ensinar enquanto informar assume este dilema desde um desafio comunicativo-educativo em coerência com uma visão da imprensa como um texto social na que interessa ir mais para além do informativo e robustecer os processos formativos possíveis com este tipo de recursos.
Educational journalism, journalism and education, mass media and education.Prensa educativa, periodismo educativo, periodismo pedagógico, educomunicación, medios masivos y educación.Educação e jornalismo, jornalismo e educação, educação na comunicação de massa.
Aguaded Gómez, J.I. (2012, julio). La educomunicación: una apuesta de mañana, necesaria para hoy. Aularia, 1(2), 259-261. Recuperado de http://www.aularia.org/Articulo. php?idart=70&idsec=1
Campos Freire, F. (2010). Los nuevos modelos de gestión de las empresas mediáticas. Revista Estudios sobre el Mensaje Periodístico, 16, 13-30. Recuperado de http://revistas.ucm.es/index. php/ESMP/article/view/ESMP1010110013A
Espinel de Segura, B.I. (2010). Implicaciones pedagógicas del programa Prensa Escuela en Cartagena de Indias (Colombia). Educatio Siglo XXI, 28 (1), 249-270. Recuperado de http:// revistas.um.es/educatio/article/view/109811
Fundación FundaMundo (2011, noviembre). Documento privado de constitución (Acta No. 3). Medellín, Colombia.
Galeano Marín, E. (2004). Estrategias de investigación social cualitativa. Medellín: La Carreta Editores. Huergo, J., Poliszuk, S., Minzi, V., Bergomás, G., Cruder, G. et al. (2011). Comunicación y educación: debates actuales desde un campo estratégico. Córdoba-Argentina: Gráfica del Sur.
García-Leguizamón, F. (2010). Educación en medios ayer y hoy: tópicos, enfoques y horizontes. Magis, Revista Internacional de Investigación en Educación, 2 (4), 279-298. Recuperado de http://revistas.javeriana.edu. co/index.php/MAGIS/article/view/3513
Kaplún, M.(1998). Una pedagogía de la comunicación. [Versión digital]. Madrid: Ediciones de la Torre. Recuperado de http://ebookbrowsee. net/una-pedagogia-de-la-comunicacion-pormario-kaplun-pdf-d277467717
Martín-Barbero, J. (2003). La educación desde la comunicación. Bogotá: Grupo Editorial Norma.
Martínez, H. y Osorio, F. (2008). El diseño periodístico, clave en la lectura crítica de la prensa. Comunicar, Revista Científica de Comunicación y Educación, XV(30), 179-184. Recuperado de http://www.revistacomunicar.com/index. php?contenido=detalles&numero=30&artic ulo=30-2008-27
Ricoy, M.C. (2006). La prensa como recurso en el currículum de adultos. Comunicar, Revista Científica de Comunicación y Educación, 26, 199-206. Recuperado de http://www.revistacomunicar.com/index.php?contenido=detall es&numero=26&articulo=26-2006-31
Raigón Pérez de la Concha, G. (1998). El periodismo educativo: objetivos. Sevilla: Universidad de Sevilla, España. Recuperado de http:// grupo.us.es/grehcco/ambitos01/01raigon.pdf
Sánchez, U. (2006) Modelos y esquemas de comunicación. Algunos acercamientos. Medellín: Universidad de Medellín.
Toro, A. B. y Rodríguez, G M.C. (2001). La comunicación y la movilización social en la construcción de bienes públicos. Bogotá: Departamento de Integración y Programas Regionales.
Instituto Interamericano para el Desarrollo Social, Banco Interamericano de Desarrollo (BID). Valderrama H., C.E.(Comp.) (2000). Comunicación – educación. Coordenadas, abordajes y travesías. Santafé de Bogotá: Fundación Universidad Central. Departamento de Investigaciones. Siglo del Hombre Editores.