Publicado Mar 1, 2023



PLUMX
Almetrics
 
Dimensions
 

Google Scholar
 
Search GoogleScholar


Elias Wolff

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Resumo

A teologia caracteriza-se como saber da fé contextualizada nos espaços e tempos em que vivem as comunidades de fé, com a finalidade de justificar a fé das comunidades e orientar a sua vivência na interação com as características socioculturais de cada época. Desse modo, a episteme teológica acompanha as mudanças que ocorrem nos tempos e nos contextos da comunidade de fé, que sempre implicam nas hermenêuticas e nas vivências da fé.
O objetivo deste artigo é analisar o tempo atual que se caracteriza como fim de uma época, a modernidade, e configuração de uma nova, por muitos designada como pós-modernidade, cujas características incidem diretamente na estrutura epistêmica da fé cristã. O método é a análise qualitativa da bibliografia que mostra como em contexto de pós-modernidade, não apenas afirma-se a verdade, mas também emerge o questionamento se é possível alguma verdade, e há, inclusive, quem conclui um vínculo intrínseco entre “pós-modernidade” e “pós-verdade”, o que estaria indicando também o hoje como tempo de “pós-religião”. A conclusão é que a teologia, como o dizer da verdade de fé precisa confrontar-se com essas tendências, buscando colher a sua contribuição para o saber da fé cristã. Daí emergem exigências de mudanças na estrutura epistêmica da fé; a recolocação do objeto da teologia; a sensibilidade às novas expressões de abertura para o Transcendente; e novas pautas que ressignificam temas permanentes da fé cristã. Dessa forma, a pós-modernidade oferece novas possibilidades para a teologia hoje.

Keywords

posmodernidad, fe cristiana, posverdad, cultura, sociedad, TeologíaTeologia, pós-modernidade, fé cristã, pós-verdade, cultura, sociedade

References
Alvesson, Mats e Stanley Deetz. “Teoria crítica e abordagens pós-modernas para estudos organizacionais”. In Handbook de estudos organizacionais, organizado por Stewart R.Glegg; Cynthia Hardy; e Walter R. Nord, 226-264. São Paulo: Atlas, 1998.
Baleeiro, Cleber Araújo Souto. “Verwindung: A idéia de ‘superação’ no pensamento de Vattimo”. Revista Eletrônica Correlatio 18 (2010): 39-49. Disponível em Universidade Metodista de São Paulo, https://www.metodista.br/revistas/revistasmetodista/index.php/COR/article/view/2400/2382 (acesso em 5 agosto 2021).
Barbour, Ian G. Religion and Science: Historical and Contemporary Issues. New York (NY): Harper & Collins, 1997.
Barth, Karl. Introdução à teologia evangélica. São Leopoldo: EST/Sinodal, 2007.
Bauman, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vechi. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
_____. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
Boff, Clodovis. Teoria do método teológico. Petrópolis: Vozes, 2010.
Certeau, Michael. A invenção do cotidiano. Vols. 1 e 2. Petrópolis: Vozes, 1974.
Concílio Vaticano II. “Constituição pastoral Gaudium et spes”. In Documentos do Concílio Ecumênico Vaticano II, 539-661. São Paulo: Paulus, 2007.
Da Silva, Manoel Moreira. “Forma de pensar e emancipação pós-modernas do humano”. Revista da Abordagem Gestáltica 25/3 (2019): 264-273. Disponível em: Periodicos electronicos em psicologia, http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-68672019000300005 (acesso em 15 agosto 2021).
De Aquino, Marcelo Fernandes. “A pós-metafísica e a narrativa de Deus”. IHU-Online 308 (2009): 7-9. Disponível em IHU-Online, http://www.ihuonline.unisinos.br/artigo/2810-marcelo-fernandes-de-aquino-3 (acesso em 20 agosto 2021).
De Lima Vaz, Henrique C. “Humanismo hoje. Tradição e missão”. Síntese. Revista de Filosofía 28/92 (2001): 157-168.
De Oliveira, Manfredo Araújo. “Pós-Modernidade: abordagem filosófica”. In Teologia na pós-modernidade. Abordagens epistemológica, sistemática e teórico-prática, organizado por Paulo Sergio Lopes Gonçalves e José Trasferetti, 21-52. São Paulo: Paulinas, 2003.
De Souza, Eloisio Moulin. “Pós-modernidade nos estudos organizacionais: equívocos, antagonismos e dilemas”. In Cadernos Ebape.br 10/2 (2012): 272-283. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&p id=S1679-39512012000200003 (acesso em 10 julho 2021).
Feyerabend, Paul. Against Method. Londres: Verso, 1975.
Foucault, Michael. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 1996.
_____. L´archéologie du savoir. Paris: Gallimard, 1969.
Gadamer, Hans-Georg. Verdade e método. Traços fundamentais para uma hermenêutica filosófica. Petrópolis: Vozes, 1997.
Geertz, Clifford. The Iinterpretation of Cultures. New York (NY): Basic Books, 1973.
Geffré, Claude. Como fazer teologia hoje. Hermenêutica teológica. São Paulo: Paulinas, 1989.
_____. Le christianisme au risque de l’interprétation. Paris: Du Cerf, 1983.
_____. “Pour um christianisme mondial”. Recherches de Science Religieuse 86/1 (1998): 53-75.
Guarino, Thomas. “Vattimo e a necessidade de nos libertarmos da verdade como “última idolatria”. Instituto Humanitas Unisinos, 29 setembro 2013, http://www.ihu.unisinos.br/entrevistas/524166-vattimo-e-a-necessidade-de-noslibertamos-da-verdade-como-ultima-idolatria (acesso em 26 julho 2021).
Harvey, David. A condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Loyola, 1992.
Hick, John. O futuro da cristologia. São Paulo: Paulus, 2008.
João Paulo II. Carta encíclica Fides et Ratio – A relação entre fé e razão. Casale Monferrato: Piemme, 1998.
Knitter, Paul Francis. Jesus e os outros nomes. São Bernardo do Campo: Nhanduti Editora, 2010.
Kuhn, Thomas Samuel. “Objectivity, Value Judgment, and Theory Choice”. In: The Essential tension: Selected Studies in Scientific Tradition and Change, por T. S. Kuhn, 320-339. Chicago (IL): University of Chicago Press, 1977.
_____. The Structure of Scientific Revolutions. Chicago (IL): University of Chicago Press 1962.
Libânio, João Batista. “Desafios da pós-modernidade à teologia fundamental”. In Teologia na pós-modernidade. Abordagens epistemológica, sistemática e teóricoprática, organizado por Paulo Sergio Lopes Gonçalves e José Trasferetti, 143-172. São Paulo: Paulinas. 2003.
Lonergan, Bernard. Method in Theology. New York (NY): Herder and Herder, 1972.
Lyotard, Jean-François. La condition post-moderne.Rapport sur le savoir. Paris: Les Éditions de Minuit, 1979.
Marcum, James A. “Explorando as fronteiras racionais entre as ciências naturais e a teologia cristã”. Revista de estudos da Religião (2007): 34-58.
Mondin, Battista. Introduzione alla teologia. Milão: Massimo, 1983.
Mueller, John J. What Are They Saying about Theological Method? New York: Paulist Press, 1984.
Murad, Afonso; Paulo Roberto Gomes; e Susie Ribeiro. A casa da teologia. Introdução ecumênica à ciência da fé. São Leopoldo-São Paulo: : Sinodal-Paulinas, 2010.
Nietzsche, Friedrich. Da retórica. Lisboa: Ed. Veja, 1995.
_____. “La gaia scienza”. In Opere 1882/1895, por F. Nietzsche, 51-216. Roma: Newton Compton Editori, 1993.
Ricoeur, Paul. Teoria da interpretação. São Paulo: Almedina/Edições 70, 1996.
Sarup, Madan. Identity, Culture and the Postmodern World. Athens (GA): The University of Georgia Press, 1996.
Schlegel, Jean-Louis. “Todos os discursos sobre Deus são possíveis e imagináveis em nossa sociedade”. IHU-Online 308 (2009): 14-18. Disponível em IHUOnline, http://www.ihuonline.unisinos.br/media/pdf/IHUOnlineEdicao308.pdf (acesso em 10 agosto 2021).
Segundo, Juan Luis. O dogma que liberta. São Paulo: Paulinas, 1991.
Sobrino, Jon. Onde está Deus? Terremoto, terrorismo, barbárie e utopia. São Leopoldo: Sinodal, 2007.
Stein, Ernildo. “Narrativas de Deus são fragmentárias como era pós-metafísica”. IHUOnline 308 (2009): 14-18. Disponível em IHU-Online, http://www.ihuonline.unisinos.br/media/pdf/IHUOnlineEdicao308.pdf (acesso em 28 julho 2021).
Tillich, Paul. Theology of Culture. London: Oxford University Press, 1964.
Tracy, David. Plurality and Ambiguity: Hermeneutics, Religion, Hope. Chicago (IL): The University of Chicago Press, 1994.
Vattimo, Gianni. A sociedade transparente. Trad. Hossein Shooja e Isabel Santos. Lisboa: Relógio D’Água, 1992.
_____. Depois da cristandade. Por um cristianismo não religioso. Rio de Janeiro-São Paulo: Record, 2004.
_____. O fim da modernidade. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
_____. The Adventure of the Difference. Baltimore (MD): The John Hopkins University Press, 1993.
Wilfred, Félix. “O Deus desconhecido”: religiões e narrativa de Deus na pós-modernidade”. In Revista IHU Online, 11 julho 2016. Disponível em IHU Online, http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/557521-o-deus-desconhecidoreligioes-e-narrativa-crista-de-deus-na-pos-modernidade (acesso em 30 julho 2021).
Wolff, Elias; e Rudolf Von Sinner. “Onde está Deus na pandemia?”. In O ser humano em tempos de Covid-19, organizado por Maria Cecília B. Amorin Pilla e Rudolf Von Sinner, Vol. 1, 79-90. Curitiba: PucPress, 2020.
Como Citar
Wolff, E. (2023). A fé cristã em tempos de pós-modernidade: desafios para o constructo epistêmico do saber teológico. Theologica Xaveriana, 73. https://doi.org/10.11144/javeriana.tx73.fctpdce
Seção
Artículos